Com a possibilidade do surgimento de novos casos suspeitos na cidade, a Prefeitura de Divinópolis, cidade da região Centro-Oeste do Estado, alertou à população para que a qualquer suspeita de sintomas de gripe - mesmos do coronavírus -, as unidades de saúde da cidade sejam procuradas ou acionadas para atendimento a domicílio. 

“Aparecendo os sintomas ou a pessoa tendo estado no país ou em contato com alguém que foi em um país que está com surto, a pessoa deve procurar imediatamente os nossos serviços de saúde. As portas de entrada vão ser mesmo as unidades de saúde. A partir desta manifestação nós iremos avaliar e fazer todos os exames, a coleta do material, as orientações. É assim que nós vamos proceder até que venha uma outra normativa de nível federal, estadual ou municipal. Mas a recomendação agora é cumprir o protocolo”, afirmou o secretário de saúde de Divinópolis, Amarildo Souza.

Ainda segundo o secretário, a recomendação é somente para quem apresentar sintomas, independente de ter estado em outro país. “Estamos neste momento recebendo ligações de pessoas de Divinópolis que estavam no voo. Vamos fazer as coletas do material e estamos pedindo que os sintomáticos - porque não há recomendação de que se faça isso em todas as pessoas, são as que apresentaram os sintomas e tiveram contato com pessoas acometidas. Já pedimos que essa paciente sintomática que estava no voo ficasse também em observação e isolamento domiciliar”, disse.

O morador que desejar acionar a unidade de saúde mais próxima de casa para o recolhimento das amostras de sangue deve ligar para o telefone (37) 3229-6800. 

“A gente já tinha preparado plano de contingência em janeiro. Então nós efetuamos compras de equipamentos de uso individual e fizemos orientações para os profissionais das redes estarem preparados para reconhecer e encaminhar, dentro desse protocolo, os pacientes que forem suspeitos”, finalizou o secretário. 

Casos suspeitos 

Os cinco pacientes com suspeita de coronavírus em Divinópolis estão em suas casas, alguns em isolamento residencial, assim como a paciente que teve o diagnóstico confirmado. A Prefeitura da cidade informou que ninguém precisou ficar internado ou em quarentena dentro de hospitais e unidades de saúde e Divinópolis.