Atenção

Saiba como conseguir o primeiro emprego

As oportunidades não aparecem “do nada, elas são criadas

Por ALINE DINIZ
Publicado em 14 de outubro de 2019 | 20:06
 
 
Governo publica procedimentos para saques de PIS-Pasep Foto: JOÃO GODINHO

Quando o jovem começa a busca pelo primeiro emprego, todas as portas parecem estar fechadas. E, na verdade, elas estão. As oportunidades não aparecem “do nada”, elas são criadas. 
 
Para a especialista em carreira Fernanda Schröder, a proatividade e um currículo que traduza as qualidades do jovem são pontapés iniciais no mercado de trabalho. “Ele precisa ter uma qualificação e competências comportamentais”, considera Fernanda. Outro aspecto importante é decidir qual tipo de vaga, cargo e empresa são os “alvos” do jovem. Isso porque, quando se determina exatamente o que buscar, a pessoa consegue ser mais específica ao escrever o currículo e se inscrever em vaga.
 
“A pessoa pode se inscrever em sites de emprego, de empresas e fazer um perfil no LinkedIn. O que não dá é pra ficar parado”, alerta Fernanda. 
 
Então, se você está em busca do primeiro salário, comente com os amigos e a família e procure na internet empresas que têm a ver com suas qualidades. Sites como: empregos.com.br, catho.com.br, vagas.com.br podem ajudar
 
Há oportunidades também no Sine. E o melhor conselho: não desista!
 
Como voltar para o mercado?
 
Há aquelas pessoas com mais de 50 anos que, por algum motivo, se distanciaram das oportunidades de trabalho. Esses trabalhadores também precisam definir seus objetivos e não “atirar para todo lado”. É preciso pesquisar empresas relacionadas com o tipo de experiência que se acumulou ao longo da vida no mercado. 
 
 
Para mais vagas, clique aqui.