Mar de Lama

Samarco quer voltar a operar em Mariana a partir de outubro de 2016

De acordo com o diretor presidente da mineradora, para a retomada da operação, serão utilizadas as cavas de mineração já desativadas que estão em Germano

Ter, 05/04/16 - 16h32

A Samarco pretende retomar a operação da Mina de Germano, em Mariana, já no fim deste ano. A previsão é do diretor presidente da mineradora, Roberto Carvalho, que recebeu a imprensa nesta terça-feira (5) para fazer um balanço das ações já realizadas pela empresas para recuperação dos estragos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado.

De acordo com Roberto Carvalho, para a retomada da operação serão utilizadas as cavas de mineração já desativadas que estão em Germano. Dessa forma seria possível operar com dois terços da capacidade de antes do acidente. Porém, essa operação ainda demanda de licenciamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad). A ideia é retomar as atividades no quatro trimestre, ou seja, entre outubro e dezembro. 

"Nós conseguimos operar com essas cavas por pelo menos dois anos. Nesse tempo poderemos pensar em como vamos fazer para realizar a operação em forma definitiva, em outras formas de disposição de rejeitos. É muito importante a retomada de operação", afirmou Roberto Carvalho. Ele destacou que se retomar a operação no fim do ano, não haverá necessidade de aportes das acionistas da empresa, Vale e BHP Billiton.

Roberto Carvalho ainda destacou que até o fim do mês será decidido onde será reconstruída a comunidade de Bento Rodrigues. A previsão é que o distrito seja reconstruído em 3 anos. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.