Seis integrantes da Máfia Azul foram denunciados pelo homicídio de um torcedor do Atlético, segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O grupo foi denunciado ainda por homicídio tentado contra outras nove pessoas.

+ Oito atleticanos são feridos em ataque de cruzeirenses no Barreiro

Os homens atacaram um ônibus, no dia 28 de novembro do ano passado, após uma partida entre o time alvinegro e o Fluminense. O ataque ao coletivo ocorreu na rua dos Industriários, no bairro das Indústrias, na região do Barreiro. No dia da ocorrência, seis pessoas foram presas pela Polícia Militar (PM).

Os denunciados eram integrantes da torcida organizada Máfia Azul e um deles era presidente da regional da torcida no Barreiro. Segundo as investigações, revoltados com a vitória do Atlético, eles armaram uma emboscada para um ônibus do Move que levava torcedores da Galoucura e outros passageiros de volta ao bairro, de forma a encontrá-los desprevenidos e em inferioridade numérica.

Relembre o ataque

Os denunciados, em companhia de outras pessoas não identificadas, interceptaram e atacaram o ônibus na alça de acesso do Anel Rodoviário à Via do Minério, no bairro Novo das Indústrias, em Belo Horizonte.

Os autores quebraram janelas, arremessaram pedras e artefatos explosivos contra os passageiros. Os que tentavam fugir eram atacados com golpes de instrumentos contundentes, como aconteceu com o jovem de 20 anos. Ele chegou a ser internado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 1º de dezembro.

Os homens cometeram o homicídio por motivo torpe definido como crime de ódio, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e com uso de meio cruel. Em relação aos crimes de homicídio na forma tentada, também ocorreram por motivo de ódio, e com ausência de chance para defesa. Contra uma das vítimas, foi usado meio cruel.

O MPMG pediu que as nove vítimas, oito testemunhas e os seis denunciados fossem ouvidos. O órgão prepara as alegações finais para que o juiz decida se pronunciará os réus.

Com Ministério Público de Minas Gerais