As boates e casas noturnas receberam autorização para voltar a funcionar em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Um decreto publicado nesta sexta-feira (22) liberou o funcionamento desses estabelecimentos, mas com restrições para número de participantes. As novas regras são válidas a partir deste sábado (23).
O texto indica shows, boates, festas com venda de ingresso, casas noturnas, eventos corporativos, festivos, sociais, familiares e formaturas estão liberados, mas com limite máximo de mil pessoas. Para ambientes fechados, a capacidade deve ser de 50% e para espaços abertos a taxa é de 70%. Mas a máscara continua sendo obrigatória e só pode ser retirada pelos presentes no momento de comer e beber.
O decreto recomenda, mas não obriga, o pedido pelo comprovante de vacina ou por resultados negativos via testagem. “Para os eventos corporativos, festivos, sociais, leilões, formaturas, shows e festas com venda de ingresso, recomenda-se o teste de PCR ou antígeno limite de 72 horas ou imunização do participante (duas doses ou dose única, a depender do imunizante, respeitando a janela imunológica após 15 (quinze) dias de segunda dose ou de dose única)”.
Para boates, casas noturnas e shows, recomenda-se a não utilização da pista de dança de uso comum. A prefeitura sugere a criação de “lounges”, espaços separados por 1,5 metro que permitem a convivência em pequenas bolhas. Nos bares, a ocupação máxima das mesas cresceu de oito para 12 clientes.
Outra novidade é que a prefeitura deixa de impor restrição aos horários de funcionamento a estabelecimentos e eventos.