Ao falar sobre a chance de se decretar lockdown em Minas Gerais devido ao avanço do coronavírus, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que provavelmente isso não vá acontecer em âmbito estadual, pois deverá ser uma decisão municipal. No entanto, para citar exemplos, ele disse que cidades como Uberlândia, Patos de Minas e Araxá já tomaram tal medida, o que ainda não ocorreu.

"Hoje, no Estado de Minas, diversas cidades, eu posso citar aqui Uberlândia, Patos de Minas, Araxá e outras mais já estão em lockdown. A situação é vista regionalmente, por cidade, e depende muito da situação daquela região. O Estado, como um todo, ainda tem uma margem de segurança, mas em algumas regiões essa margem é menor ou maior que a média estadual", explicou.

Situação atual

Na última sexta-feira (19), a prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, decidiu fechar todo o comércio essencial da cidade devido à explosão no número de casos de coronavírus, mas não decretou lockdown.

Segundo o próprio prefeito, Odelmo Leão (PP), o objetivo desse retrocesso é evitar um possível fechamento total da cidade. “Essa é mais uma tentativa de evitarmos entrar em ‘lockdown’. Estivemos em reunião com o comitê e decidimos voltar a adotar medidas próximas às do decreto do dia 20 de março. Observamos que, com a reabertura gradual do comércio, os casos cresceram e precisamos com urgência que a população entenda a gravidade da situação e nos ajude a conter a disseminação do vírus", disse.

Já Patos de Minas, no Alto Paranaíba, adota o programa do governo estadual Minas Consciente, que classifica os municípios em "ondas", determinando o que pode funcionar e o que deve permanecer fechado. Atualmente, a cidade está na onda verde, desse modo, serviços como farmácias, produção nas lavouras, horticultura, comércio varejista, restaurantes, comércio atacadista e fábricas podem abrir.

Em Araxá, na mesma região, a situação é semelhante. De acordo com o Poder Executivo municipal, podem funcionar, sem restrição de horário, supermercados, padarias, farmácias, oficinas mecânicas, lojas de material de construção, serviços de pilates e fisioterapia, postos de combustíveis, entre outros.

O que é lockdown?

Nesse sistema, as atividades essenciais continuam a funcionar, porém, com um controle mais rígido do governo. É permitido sair para comprar alimentos, fazer o transporte de doentes ou realização de serviços de segurança, mas, no mais, a circulação fica proibida. Saiba mais AQUI.