Três pessoas foram conduzidas durante uma operação contra o tráfico de drogas na UFMG, na tarde desta quarta-feira (22). A ação aconteceu nos centros acadêmicos dos cursos de filosofia (Cafca) e psicologia (Capsi) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, mais conhecida como Fafich. Além dos detidos, alunos contam que papéis e objetos que ali estavam também foram levados. 

A Polícia Civil comunicou que duas equipes estão nas ruas investigando o tráfico no campus Pampulha da UFMG. As pessoas conduzidas, ainda não identificadas, estão sendo ouvidas no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc). O trabalho ainda está em andamento. 

Segundo a corporação, todas as informações serão passadas em uma coletiva, prevista para acontecer na manhã da quinta-feira (23). 

A assessoria da Universidade Federal de Minas Gerais confirmou que a operação da Polícia Civil foi realizada na sala F3035 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). Ressaltou também que, aparentemente, as pessoas conduzidas não pertencem à comunidade da faculdade.

Destacou ainda que "está trabalhando na obtenção de mais informações sobre o ocorrido" junto à reitoria e que está colaborando com as apurações das autoridades.

Coordenador geral do DCE, Lopo Guará afirma que a Polícia Civil entrou em dois centros acadêmicos para busca e apreensão sem mandato. "Entrou no Centro Acadêmico de Psicologia e no Centro Acadêmico de História sem mandato, e a gente acha isso ruim", diz ao finalizar que vai esperar nota da reitoria para se posicionar. 

Nas redes sociais, alunos questionaram a ação dos agentes e afirmaram, inclusive, que não houve necessidade de conduzir as três pessoas algemadas. 

Atualizada às 21h10