Clima quente

Umidade relativa do ar volta a ficar abaixo do ideal em Belo Horizonte

De acordo com a Defesa Civil da capital, a mínima deve ficar na casa dos 35%

Sáb, 19/10/19 - 08h15
Dia em BH promete ser quente | Foto: Divulgação / Defesa Civil

A expectativa sobre a possibilidade de chuvas em Belo Horizonte para este sábado (19) devem ser frustradas, pelo menos com relação ao que era esperado. De acordo com a Defesa Civil, podem ocorrer apenas pancadas de chuva isoladas, o que faz com que a umidade relativa do ar continue abaixo do nível considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A mínima na capital deve ficar nos 35%, índice próximo ao nível de alerta, que é abaixo dos 30%. O ideal, segundo a OMS, gira em torno de 50% a 80%.

Com relação à temperatura, o dia promete ser quente, com mínima de 18° C e máxima de 33°C. A sensação de calor promete ser acentuada pela névoa que encobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pelo quarto dia seguido.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, o fenômeno é causado pelo número de queimadas ao redor da capital. "Há vários focos de incêndio na cidade e no seu entorno, e a circulação dos ventos está levando a fumaça para dentro da cidade", disse.

A especialista acredita que a situação deve melhorar nos próximos dias, caso a frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo se confirme. Ela deve trazer nuvens carregadas para o Estado, incluindo BH.

Com relação à baixa umidade, a Defesa Civil divulgou as seguintes alerta recomendações:

- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou PM (190).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.