Um córrego transbordou na Vila Biquinhas, área de risco na região Norte de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (18 de abril). Um vídeo registrado no local mostra o curso da água agitado pelo acréscimo do volume da chuva. A água já cobre áreas de passagem de pedestres no entorno do córrego. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil municipal, a região Norte registra chuva forte.

Um córrego transbordou na Vila Biquinhas, área de risco na região Norte de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (18 de abril). Um vídeo registrado no local mostra o curso da água agitado pelo acréscimo do volume da chuva. A água já cobre áreas de passagem de pedestres no… pic.twitter.com/L7gTJaJTsd

— O Tempo (@otempo) April 18, 2024

A Vila Biquinhas é uma das áreas monitoradas por risco de alagamentos e deslizamentos em Belo Horizonte. Em um dos temporais deste ano, em fevereiro, a chuva invadiu diversas casas e assustou moradores do local. Em caso de risco, alagamento ou enchentes o morador pode acionar o órgão pelo telefone 199.

Defesa Civil dobra previsão de intensidade da chuva 

A Defesa Civil Municipal dobrou a expectativa de chuva para as próximas horas em Belo Horizonte. De acordo com o órgão, devido aos últimos registros de chuva forte na capital, a previsão foi atualizada para pancadas de até 40 a 60 mm de água até às 8h desta sexta-feira (19 de abril). No início da tarde desta quinta, o alerta indicava até 30 mm de água. 

Confira as recomendações da Defesa Civil de BH:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.