O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano, anuncia neste domingo (22) medidas contra os efeitos da pandemia de coronavírus na atividade econômica.

Banco do Brasil e Caixa, as outras duas grandes instituições financeiras do governo, já haviam adotado ações para mitigar os reflexos do vírus na economia, como reforço no crédito e corte em juros.

Na semana passada, a AFBNDES (Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) questionou o que chamou de "paralisia" da instituição em meio aos esforços para o combate da pandemia de coronavírus.

Para a entidade, o banco deveria incentivar a produção de testes e para detectar a Covid-19 e de equipamentos para atender os pacientes.

Em vídeo divulgado ao público interno, ao qual a Folha teve acesso, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, diz que a primeira semana foi de preparação da estrutura para enfrentar a crise e que, a partir desta semana, daria início à "missão anticíclica".