Foi inaugurada nessa quinta-feira (14) em Janaúba, na região Norte do Estado, a primeira usina fotovoltaica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O empreendimento, feito em parceria com o Grupo Mori Energia Solar, vai atender os comerciantes do Mercado Central de Belo Horizonte e aos empreendimentos associados à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A nova usina tem capacidade para produzir cinco megawatts (MW), o que equivale ao abastecimento de cerca de 2.000 residências.

Para gerar energia a partir das 16 mil placas fotovoltaicas que foram dispostas em uma área de 230 mil m² (equivalente a 27 campos de futebol), a usina de minigeração de energia recebeu investimento de R$ 18,5 milhões.

A partir da resolução 482, de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), qualquer pessoa pode produzir sua própria energia. Segundo o diretor de Gestão de Participação da Cemig, Daniel Faria Costa, “toda empresa ou pessoa física pode compensar seu próprio consumo e, eventualmente, constituir créditos para consumos futuros”, avalia. Conforme a resolução, com a captação da própria energia solar, é possível reduzir em até 95% do valor pago à companhia energética.

Várzea da Palma, no Norte do Estado, lidera o ranking de geração de distribuição de energia fotovoltaica no país.