"Eu estava na rodovia Fernão Dias quando meu carro falhou durante uma ultrapassagem. Quase sofri um acidente sério com um caminhão". O episódio aconteceu no mês passado com a engenheira eletricista Mariana Junqueira Reis, e não foi o primeiro envolvendo seu veículo - um Chevrolet Agile LTZ, retirado novo da concessionária em outubro de 2009.

Sua lista de problemas com o carro vai desde perdas inexplicáveis de potência do motor a falhas elétricas - como a luz de ré e de freio que param de funcionar -, passando pelas eletrônicas - como informações incoerentes sobre o consumo do combustível no painel do carro.

A surpresa maior da engenheira não foi nem a dificuldade de relatar seus problemas e ser bem atendida pela concessionária ou pela montadora, mas descobrir que seu caso não era uma exceção. "Criei um blog (meuagilefalha.blogspot.com) e comecei a receber vários relatos. Alguns semelhantes aos meus, outros bem mais graves", diz.

Dentre os vários problemas relatados nas duas centenas de mensagens do blog, alguns são reincidentes, como falhas nos freios e na luz da injeção eletrônica, que acende, detectando mau funcionamento e, pouco depois, o motor do carro é desligado completamente.

Foi o que aconteceu com a economista Silvana Martins por quatro vezes. "Na primeira vez que o Agile desligou, o carro era novo e tinha alguns meses de compra. Parei em um sinal vermelho, uma luz amarela acendeu no painel e o carro desligou. Só consegui sair rebocada", conta. Alguns meses depois, o carro apresentou o mesmo problema e parou de novo. "Estava na região da avenida Cristiano Machado, deixando minha filha na rodoviária. Eram mais de 23h quando o carro parou e não tinha a quem recorrer", lembra. Na concessionária em que o carro foi comprado, a informação era de que um defeito de fabricação no computador de bordo era a causa dos problemas.

Logo na saída da concessionária, o carro parou mais uma vez. "Estava chovendo e fui socorrida por funcionários de uma oficina mecânica, que levaram o carro. Como esse conserto foi feito por uma não-autorizada, me disseram, na concessionária, que eu tinha perdido a garantia". O carro ainda iria parar pela quarta vez, antes mesmo de sair da garagem. "Minha intenção é deixar o carro na concessionária e revendê-lo assim que possível".

Direitos.O advogado especializado em direito do consumidor Carlos Lamounier explica que o Código de Defesa do Consumidor traz garantias para o cliente. "Mesmo que a garantia da montadora tenha acabado, o cliente pode pedir na Justiça a devolução do dinheiro pago ou a substituição do veículo", afirma.