Para desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito, a Serasa fez ampla pesquisa e constatou que mais da metade dos brasileiros tem mais de dois cartões. Depois de ouvir 3.097 pessoas da base de dados, entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito - e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites e fazer compras corriqueiras, como supermercado. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, disse Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.

Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.

Com o objetivo de investigar a personalidade de uso entre os brasileiros, a Serasa definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como Consumidores Conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Ao mesmo tempo, 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.

“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”.

Ao mesmo tempo, Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.   

Serasa listou perfis de usuários de cartão de crédito no país; confira:

  • Consumidor Consciente: Metódico, planejado e apaixonado por planilhas e organizadores financeiros. Para este perfil de consumidor, o cartão de crédito é uma poderosa ferramenta de gestão, já que está sempre de olho na fatura. Cuidadoso com o orçamento, busca por zero anuidade, flexibilidade na data de vencimento da fatura e opções de seguro. 
  • Gestor Básico: Crédito é uma necessidade para este perfil, que utiliza o cartão de forma cotidiana como complemento de renda. Com foco em contas básicas (água, luz e gás), alimentação, remédio, telecomunicações e gastos com moradia (aluguel, condomínio e outras), esse consumidor pode ter de recorrer, muitas vezes, a mais de um cartão para equilibrar o orçamento. Entre os benefícios buscados por esse usuário, TED ou transações bancárias sem tarifas, bom limite e zero anuidade, são os principais. 
  • Planejador de Sonhos: Crédito está totalmente ligado aos sonhos e objetivos pessoais deste perfil. Fazer uma festa de formatura, mudar de cidade para cursar uma graduação ou pós, comprar um carro de maior valor, reformar um apartamento, casar e outras realizações moldam sua relação com o cartão, que é priorizado nesses momentos de transformação. O usuário deste perfil busca um limite elástico, que realiza uma análise de crédito grátis para compras pontuais acima dos gastos do dia a dia. 
  • Conectado Zuckerberg: Resolve tudo com um só clique e sabe usar a tecnologia a favor de seu bolso. Tem habilidade para perceber e driblar links suspeitos, pois não perde uma boa oportunidade que chegue pela web ou no aplicativo para usar, com vantagem, o seu cartão de crédito. Na hora dos benefícios, pode ser considerado um Zuckerberg (Mark, o criador do Facebook), pois gosta de analisar os aplicativos bancários e prefere pagamento por aproximação ou sem cartão físico, a partir do celular, tags, pulseiras e relógios. 
  • Amigo das Compras: Entre boletos e encomendas, este perfil busca por cartões de crédito recheados de ofertas e descontos em lazer, restaurantes, lojas de departamentos, produtos e serviços, especialmente no segmento de entretenimento, beleza e saúde para si e para a família. Pagar mais barato nos streamings, ganhar a pipoca do cinema, um desconto no procedimento estético e, quem sabe, facilitar a compra do show internacional, chama a atenção deste perfil. Nem sempre prioriza o valor da anuidade, mas não abre mão de um cashback. 
  • Apaixonado por Milhas: De mala sempre pronta, gosta de aproveitar a vida e conhecer todos os cantos do Planeta, especialmente com passagens compradas com o cartão de crédito. Benefícios em milhas são a cereja do seu bolo, mas também adora cartões que ofereçam acesso a salas VIP e outras vantagens, como: embarque prioritário, marcação de assento gratuita, seguro-viagem, desconto no aluguel de carros, chip de internet, despacho gratuito de bagagem e translado gratuito. 
  • Investidor Antenado: Estar bem-informado sobre o mundo das finanças é lei para esse perfil. Sempre de olho nas últimas novidades sobre investimentos e aplicações, utiliza o cartão de crédito como aliado do orçamento. O perfil Investidor Antenado mantém uma constante busca de equilíbrio entre o uso conservador (que adora um pagamento à vista) e o mais ousado (que ama uma parcelinha). A meta é fazer o cartão trabalhar pelo dono e, entre os benefícios, busca por um bom limite e zero taxas para transações bancárias. 
  • Apostador de Oportunidades: A prioridade para este perfil é conseguir um cartão de crédito para chamar de seu. No estilo tentativa-e-erro, busca constantemente aprovação, muitas vezes sem focar em um objetivo ou benefício específico. Por seu estilo "experimental", o Apostador de Oportunidades pode acabar em duas situações: sem o cartão dos sonhos ou com vários cartões simultâneos na carteira. Caso você se identifique com esse perfil, fique atento: é importante não se perder nessa roleta-russa, para não cair na desorganização financeira. 
  • Caçador de Recompensas: Está sempre à procura de benefícios e vantagens em programas de recompensas, que podem ser trocados por produtos ou serviços. Não pensa duas vezes em buscar essas comodidades e vibra quando obtém alguma vantagem com o auxílio do cartão de crédito. Adora mimos, trocar pontos por ofertas, descontos e cupons para gastar por aí. 
  • Principiante Descolado: Estreante no mundo do crédito, este perfil ainda tem pouca experiência com o cartão de crédito e gosta de procurar informações sobre o assunto na internet e nas redes sociais. Valoriza marcas que se posicionem com uma comunicação fácil e próxima ao consumidor, além de buscar opções de bancos digitais. Os principais usos são focados em corridas com aplicativos de transporte, restaurantes e gastos com jogos eletrônicos e videogames. Estética do cartão e atendimentos personalizados fazem toda diferença para este perfil.