RIO DE JANEIRO " A companhia aérea portuguesa TAP informou ontem, por meio de seu advogado José Roberto Ópice, que constituiu uma empresa brasileira para receber financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A nova empresa " que se chama Aero- LB Investimentos S.A. " entrará na estrutura societária da VarigLog (cargas) e VEM (manutenção), com financiamento do BNDES. As duas empresas pertencem à Varig, que está em recuperação judicial.
Ele confirmou que o investimento inicial da TAP será de US$ 62 milhões, mas que com uma operação de recebíveis o montante poderá chegar a US$ 92 milhões. O dinheiro deverá ser depositado hoje numa conta vinculada para o pagamento das empresas de leasing.
Segundo o advogado da Varig Marcelo Carpinter, a TAP já resolveu os problemas referentes às garantias necessárias para obter o financiamento do BNDES. Inicialmente a garantia viria do governo português, mas isso exigiria uma mudança na legislação, que deveria ocorrer no Congresso.
Agora a TAP apresentará uma garantia própria. O advogado da TAP explicou que a proposta inicial do BNDES sofreu modificações. Estava previsto anteriormente a realização de uma "due dilligence"" (avaliação) dentro de 90 para chegar a um valor de venda justo para a Varig Log e a VEM.
Se as duas subsidiárias fossem avaliadas em mais de US$ 62 milhões, os investidores e o banco aportariam os recursos adicionais. No entanto, segundo Ópice, nenhum dos investidores aceitou essa exigência.
Agora, a Varig terá 30 dias para achar um interessado que faça uma proposta superior a US$ 62 milhões pelas ações. Caso apareça algum interessado, terá o direito de cobrir a proposta da TAP e levar a VarigLog e a VEM.
A TAP, no entanto, receberá US$ 12,5 milhões a título de indenização de custos com advogados e a operação. Se não houver outro interessado, a VarigLog e a VEM ficam mesmo com a TAP.
Assembléia
A assembléia de credores da Varig foi interrompida ontem por pedido dos advogados dos trabalhadores para analisar detalhadamente os procedimentos necessários para a aquisição das subsidiárias da companhia Varig Log e VEM.
Credores, trabalhadores e representantes da administração da empresa discutiam os próximos passos previstos para a recuperação da companhia aérea.
Se não houver proposta igual até o dia 19, as ações serão alienadas ao novo investidor e a TAP terá direito a uma multa de US$ 12,5 milhões. Se não for apresentada nenhuma proposta de valor superior ao da TAP, as duas empresas serão vendidas por US$ 62 milhões.