Com o objetivo de abocanhar parte do mercado topo de linha, a multinacional tailandesa de tecnologia Asus lançou nesta segunda-feira (21) o Zenfone 6 no Brasil.
Apesar de estar na casa dos milhares de reais, o preço do smartphone, que chega no país a partir de R$ 2.699 para o modelo mais básico, com 64 GB de armazenamento e 6 GB de memória RAM, é o mais competitivo quando comparado a aparelhos com performance similar no mercado, que chegam a custar R$ 9.599.
O grande diferencial do Zenfone 6, contudo, está na fotografia – há um motor embutido nos sensores que permite rotacioná-los em 180º, fazendo com que as câmeras traseiras também sejam capazes de tirar selfies.
Com isso, o smartphone substitui as tradicionais câmeras frontais, que em geral tem qualidade inferior, pelos sensores fotográficos principais. Também há a possibilidade de mover a estrutura em vários ângulos, dando mais flexibilidade para o usuário fotografar em perspectivas pouco habituais.
O Zenfone 6 está equipado com duas câmeras, ambas produzidas pela japonesa Sony. A primeira, com ângulo de visão normal, tem 48 megapixels, e a segunda, com abertura de campo de 125º, tem 13 megapixels.
Além disso, a parte frontal do celular é coberta quase integralmente pela tela, sem a necessidade de um espaço para as câmeras frontais ou sensores adicionais, como ocorre em outros aparelhos. O painel LCD, de 6,4 polegadas, tem resolução Full HD+ de 1080 x 2340, capacidade de brilho de 600 Nits e a proteção Gorilla Glass 6.
Apesar da inovação, o Zenfone 6 está aquém de competidores mais caros quando o assunto é fotografia. No ranking produzido pela DxoMark, empresa especializada em avaliar a qualidade desse quesito, o aparelho aparece na 13ª posição, atrás de modelos como o iPhone XS Max, da Apple, e o Galaxy Note 10 Plus, da Samsung.
Por outro lado, na categoria de selfies, o smartphone da Asus é o segundo mais bem avaliado pelo ranking.
Performance
O Zenfone 6 é equipado com o processador Snapdragon 855, que é baseado em oito núcleos e tem velocidade de clock de 2,84 GHz.
Apesar de não ser o mais recente, uma vez que algumas fabricantes já trabalham com a CPU Snapdragon 855+, ele tem capacidade para rodar todas as aplicações disponíveis para o sistema operacional Android sem muitos problemas.
Segundo testes da plataforma especializada em performance de smartphones Antutu, o Zenfone 6 é um dos aparelhos mais rápidos do mercado, ocupando a 7ª posição no ranking da empresa.
A performance dele é comparável e, em alguns aspectos até superior, a modelos como o Oneplus 7 Pro, da chinesa Oppo, e o Galaxy S10+, da sul-coreana Samsung.
O aparelho vem com a interface repaginada da Asus, ZenUI 6, mais leve do que as anteriores disponibilizadas pela empresa, e é baseado na versão 9.0 do Android.
A Asus afirma que garante atualizações do sistema operacional do Google até a versão 11, com suporte de dois anos.
Bateria
O celular tem 5.000 mAh de bateria, o que deve ser suficiente para aguentar uso pesado durante todo o dia. Segundo a fabricante, é possível ficar até dois dias longe do carregador com o Zenfone 6 com uso moderado.
Além disso, o aparelho conta com carregamento rápido, mas não possui a tecnologia wireless, que permite recarregar o smartphone sem o uso de fios.