Dicas para a quarentena

Lives de ídolos sertanejos bombam país afora

Estrelas como o mineiro Gusttavo Lima, Lucas Lucco e as duplas Guilherme & Benuto e Marcos & Belutti preparam novas apresentações

Qui, 02/04/20 - 16h09
Gusttavo Lima, que responde pelo nome da vez, que o diga. Se há um nicho da música que geralmente passa incólume a crises econômicas, este é o do universo sertanejo.
 
Um público gigantesco costuma lotar os shows de seus representantes, soltando os pulmões para provar que sabe de cor e salteado as letras das músicas que, no palco, ao vivo, geralmente são mostradas com o auxílio de backing vocals e dançarinos, além de efeitos visuais surpreendentes. Não por outro motivo, em tempos de isolamento social, era de se esperar que os fãs desse segmento fossem se sentir, digamos assim, órfãos. Mas eis que muitos artistas passaram a se valer das "lives".  Fato: não é a mesma sensação de estar ali, presencialmente. Mas quando o cuidado com a saúde fala mais alto, a ideia, pois, é caprichar, tanto na oferta quanto na qualidade. E foi onde o nome citado no início desta matéria acabou passando na frente de ninguém menos que Beyoncé Knowles. 
 
No último dia 28, Lima entrou para a história da música ao cravar 10 milhões de visualizações e 750 mil acessos  simultâneos em 5 horas de transmissão, sendo um dos assuntos mais comentados do fim de semana. A live do moço integra uma proposta da major Sony Music, por meio de sua plataforma de entretenimento, o Filtr. Lima é um dos nomes do elenco da Sony.
 
Por conta dos tempos de quarentena, a gravadora  lançou o projeto “Sertanejo em Casa”, que promete levar nomes do seu cast sertanejo à casa das pessoas nesse momento de confinamento. O projeto teve início com a dupla Diego & Victor Hugo, no dia 27 de março, seguido da parceria com o “Buteco em Casa”, do citado Gusttavo Lima, no dia seguinte. E foi aí que deu para ver a dimensão do sucesso do rapaz, que interpretou nada menos que 100 músicas!
 
Além disso, com a empreitada, ele conseguiu arrebanhar nada menos R$ 100 mil em doações, além de toneladas de alimentos e o hoje disputadíssimo álcool em gel: esse produto, será distribuído a instituições de todo o país. A live de Gusttavo Lima aconteceu no momento ápice de sua carreira: ele também acaba de atingir a marca de 10 milhões de seguidores no seu canal no YouTube.
 
Satisfeitíssimo com os resultados da live, Gusttavo anunciou uma nova apresentação virtual: será no dia 11 desde mês. "Terá um repertório diferente", disse ele, acrescentando que, junto à sua equipe, está elaborando novas ações para dar sequência à corrente do bem. 
 
Em tempo: as próximas atrações do "Sertanejo em Casa", avisa a gravadora Sony, são: Diego & Arnaldo (amanhã, dia 3, às 19h), Lucas Lucco (sábado, dia 4, às 16h), Guilherme & Benuto (dia 7, às 19h), Marcos & Belutti (dia 10, às 19h) e Yasmin Santos (dia 14, às 19h). Todas as “lives” são transmitidas do canal do YouTube de cada artista e contam com o comando do influenciador Renato Sertanejeiro.
 
Outras iniciativas, independentes ou ligadas a outras gravadoras, também pipocam por aí. Caso da tocada por Wesley Safadão. Depois do seu projeto "WS em Casa", gravado em 2016, pela Som Livre, Safadão fará sua terceira live diretamente de sua casa no Ceará, onde gravará músicas inéditas para o seu novo trabalho, "WS em Casa 2". Será no dia 18, às 20h, por meio do canal do cantor no YouTube.
 
O projeto audiovisual, garante a gravadora, está sendo preparado com todo cuidado indicado pelas normas adotadas pelo Ministério da Saúde. Também contará com o apoio do projeto W Solidário, na campanha “Amigos do W Solidário”, com intuito de convocar amigos, empresários e parceiros para ajudarem na arrecadação de fundos e suprimentos no combate à Covid-19. 
 
“Já estávamos com data marcada para esse projeto. Ele seria gravado no dia 31 (de março), em São Paulo, mas com tudo o que aconteceu os planos mudaram. Essa pandemia nos fez parar e pensar em muitas coisas. Tenho certeza que assim como foi comigo, esse vírus despertou e fortaleceu o espírito solidário de cada um de nós. Todos juntos pela causa. Uma das consequências da quarentena é a depressão e tristeza que podem chegar em muitas pessoas, então, além da parte financeira, minha ideia é levar música e principalmente alegria para quem está em casa respeitando as autoridades sanitárias", explica ele.
 
Jorge e Mateus foram outros a aderir à onda. No próximo dia 4, portanto, no sábado, os dois farão a sua live. "Live confirmada! A partir das 20h, no nosso canal do YouTube. Vocês não podem perder", postaram eles, no Instagram. O repertório da dupla deve trazer um mix de músicas do início da carreira, como: "Tem nada a ver" e "Se eu pedir, cê volta", chegando até as mais atuais, como "Cheirosa" e "Tijolão". Além, claro, de sucessos de outros cantores/grupos,  como "Eva", "Evidências" e "Boate azul".
 
“Preparem o fígado, que dia 09 de abril vai ter live SIM! Fiquem ligados no nosso canal do YouTube que entraremos AO VIVO ás 21H (20 horas em Mato Grosso”. Já marquem os amigos que não podem perder este momento”, anunciou, por seu turno, a dupla Bruno e Marrone, em sua página no Instagram.
 
O cantor e compositor Marcelo Martins, que ficou conhecido graças aos hits “Eu quero tchu, eu quero tcha”, “Louca Louquinha”, “Joga o Copo Pro Alto”, “Agora é pra Valer”, “Mesa de Lata” e “Popô de Mola”, foi outro a se valer desse recurso. Nesta semana, ele fez duas lives , na segunda e na terça. Já  para comemorar o lançamento do álbum “Nova História”, que chegou ontem às plataformas digitais, Igor Ferraz fez uma live no Instagram, mostrando não só as novas músicas, como atendendo a pedidos dos fãs.
Com toda certeza, vem muito mais por aí. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.