“Eu sempre fui muito fã da Baby do Brasil, desde criancinha. Sempre gostei muito da voz dela, das músicas… a figura dela sempre foi muito alto-astral”, contou Matheus Engenheiro, em entrevista a O Tempo. E foi essa admiração pela cantora acabou se transformando também na inspiração, que deu origem ao recém-lançado clipe de “Chega Devagar”, segundo single autoral da carreira desse mineiro de 29 anos, que nasceu na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. 

De acordo com o artista, ele ouviu, em uma entrevista, Baby comentando sobre a composição da música “Um Auê com Você”. “Ela contou que quando teve a ideia para essa música estava em uma praia, e viu um paraquedista descendo do céu. Segundo Baby, parecia que o homem estava em apuros, e ela ficou mentalizando energias boas para ele. No fim deu tudo certo, e Baby acredita que contribuiu para que tudo terminasse bem”, detalhou Matheus.

 

“Quando eu pensei no clipe de ‘Chega Devagar’, eu pensei no paraquedas como símbolo de amortecimento, dessa delicadeza, que muitas vezes é vital. Daí, me lembrei dessa história da Baby e trouxe para o clipe”, explicou ele. “Mas não sou eu descendo de paraquedas, não tive essa coragem”, frisou o artista mineiro.

No clipe, Matheus Engenheiro - que assina a direção com Rodrigo Coelho - aparece na caçamba de uma caminhonete, perseguindo o paraquedas. Essas cenas foram registradas em uma fazenda na cidade de Antônio Carlos,  na Zona da Mata mineira. “Quando eu tive a ideia do clipe, já havíamos entrado no esquema de quarentena. Então, eu precisava ter uma ideia que fosse viável de se fazer com o isolamento social. Ou era com a família ajudando, ou não ia acontecer. E a fazenda, que é dos meus sogros, foi providencial. A gente foi para lá, o meu irmão que filmou…”, disse o artista, ressaltando que foram seguidas todas as recomendações de segurança. 

Dança e figurino

No vídeo de “Chega Devagar”, as cenas externas foram mescladas com os registros feitos em estúdio, nos quais Matheus Engenheiro aparece executando uma dança, cuja coreografia foi feita por Thiago Williams, que é da Cia. Deborah Colker. “O Thiago é meu professor, e topou fazer parte desse projeto. Deu o contraste que eu buscava, um movimento”, contou o mineiro.  “O clipe está bem solar, bem colorido”, garantiu. 

Os figurinos em crochê, que Matheus usa no clipe, são do estilista cearense David Lee, que ganhou um prêmio na Fashion Week de Londres do ano passado. “Nós não nos encontramos pessoalmente por causa da quarentena, mas ele nos cedeu peças que ele havia criado”, explicou o artista.    

Novos lançamentos

Segundo Matheus, o planejamento inicial era lançar um EP neste ano. Entretanto, a pandemia mudou os planos dele. “Começamos a produzir ‘Chega Devagar’ e terminamos de fazê-la cada um na sua casa; terminamos a produção dessa música ”, contou. “Para não deixar a peteca cair, mudamos o planejamento e, ao invés de um EP, vou lançar uma série de singles; a cada dois meses vou lançar uma música nova”, adiantou ele. 

Carreira

Artista visual e designer, Matheus Engenheiro começou sua carreira musical como diretor criativo da MC Xuxú - ele dirigia e editava os vídeos da artista. Também criou videolyrics e vídeos gráficos para artistas como Elza Soares, Luciana Mello e Alice Caymmi. Foi vocalista de uma banda de jazz em Juiz de Fora antes de decidir focar em seu trabalho autoral. Em 2019, lançou o single autoral e videoclipe “Mente para Mim”.