VEJA A PROGRAMAÇÃO

No formato do 'novo normal', Brasil Digital Fashion Week acontece virtualmente

Evento realizado na plataforma digital, que começa nessa segunda-feira (21), vai reunir feira, desfiles, cursos e palestras até a próxima sexta (25)

Por Lorena K. Martins
Publicado em 20 de setembro de 2020 | 06:00
 
 
A plataforma buscou recursos tecnológicos como vídeos e imagens tridimensionais das roupas apresentadas, para repassar para o público as características fiéis dos produtos Guilherme Sidrim/divulgação

Logo no início do ano, marcas reavaliaram o calendário tradicional de apresentações de suas coleções e transmitiram, digitalmente, suas apostas dentro da atmosfera da pandemia do coronavírus, que estava se alastrando pelo mundo. Meses depois, estamos em setembro, o mês mais importante na moda mundial.

É justamente nesse período que as grandes marcas apresentam as suas coleções, que acontece a temporada de desfiles e que as etiquetas investem fortemente na divulgação das campanhas que trarão dividendos para o Natal e as demais festas de fim de ano. Mas as incertezas, bem como os formatos de apresentações, ainda continuam, em sua maioria, adaptadas para a nova realidade e provam que nenhuma marca está imune às transformações. 

É dentro desse contexto que acontece, de hoje até a próxima sexta-feira (25), a primeira edição da Brasil Digital Fashion Week (BDFW), apostando como a primeira plataforma brasileira que reúne salão de negócios, desfiles e conteúdos em versão online e gratuita para o público. “O evento surgiu no meio desse colapso e tivemos que pensar em soluções para apresentar a moda sem poder contar com alguns dos principais fatores na decisão de compra, como o contato com o tecido e a visão tridimensional da forma e do caimento das peças”, explica Rodrigo Cezário, correalizador do evento, realizado pelo Sebrae em parceria com Doopla Collab e Romano Comunicação. 

A plataforma também conta, ao longo da semana, com apresentações de desfiles de Victor Dzenk, 613, Regina Salomão, além de um fashion show coletivo da ONG OProação, com a participação da Apartamento 03, Patrícia Motta, Divina Pele, Água Fresca Lingerie e outras marcas.

Para garantir a interação e transportar o público e clientes para o mundo digital, Cezário explica que buscou formas virtuais que pudessem mostrar, da maneira mais fiel possível, as características dos produtos apresentados. Vídeos e imagens técnicas dos looks foram a prioridade para criar novas experiências, explorando todas as possibilidades que a tecnologia oferece. “Um dos maiores desafios foi produzir centenas de imagens e vídeos das coleções que serão expostas na nossa feira digital”, disse.

Ana Paola Murta, diretora criativa e estilista da marca mineira Skazi e uma das participantes do evento, explica que, desde o início da pandemia, foi instigada a pensar diferente e desenvolver estratégias dentro do ambiente digital. Vale lembrar que a Skazi foi uma das pioneiras em apostar em um desfile no formato 100% virtual no Brasil, em julho. “Durante esse período de isolamento, conseguimos desenvolver formas de apresentar nossas coleções de um jeito que o público gosta e se sente atraído para assistir e conhecer mais”, contou Paola. 

A marca é quem puxa as lives com convidados do mercado da moda dentro programação do BDFW – o bate-papo está programado para acontecer hoje, às 19h. “Criamos um planejamento específico para apresentar a nossa coleção e participar da feira, buscando ao máximo facilitar a experiência do público com a nossa marca”, disse Paola. 

Evento destaca encontros com nomes da moda

Entre conteúdos gravados e ao vivo que serão apresentados desta segunda (21) até a próxima sexta-feira (25) durante a Brasil Digital Fashion Week (BSFW), estão painéis, entrevistas, bate-papos e palestras que abordam temas como transformação digital, negócios, mercado, sustentabilidade, beleza e bem-estar. Um dos destaques da programação é a conversa com o consultor de mercado de luxo Carlos Ferreirinha, que vai falar sobre as tendências no pós-pandemia. O encontro está marcado para terça-feira (22), às 18h. Já na quinta-feira (24), às 11h acontece o painel sobre sustentabilidade na moda com Ana Sudano, Dandara Valadares e Luciana Duarte.

Venda. Na mesma plataforma, atacadistas vão apresentar suas coleções de verão 2021 em showroom interativo. Dessa forma, compradores poderão interagir com os vendedores a qualquer momento durante a programação.

Programe-se

Pelo site oficial do evento, www.bdfw.com.br, o público pode se cadastrar para acompanhar gratuitamente toda a programação. O salão de negócios, que reunirá diversas marcas, é exclusivo para lojistas de todo o Brasil.