O festival Cold Hot dá início à sua 7ª edição a partir de hoje, e até o dia 29 de novembro - só que, desta vez, em formato virtual, por conta da pandemia da Covid-19. O evento tem como foco promover artistas da cena belo-horizontina desde 2018, como quando foi palco da comemoração de 10 anos da banda de blues Audergang. Ou com o lançamento do álbum de 50 anos de carreira de Toninho Horta.
Este ano, o homenageado, porém, é um britânico que dispensa apresentações: John Lennon, um dos maiores ícones da música mundial, que mesmo após 40 anos de sua morte continua influenciando gerações. Para tal, o evento realizará uma sequência de lives. Nesta terça-feira, 24, o idealizador da Beatle Week, o médico, músico e produtor cultural Aggeu Marques, participa de um bate-papo ao vivo pelas redes sociais do Cold Hot às 19h, para falar sobre o festival. A live contará ainda com inserções musicais e ativação gastronômica das operações do Mercado da Boca Savassi, harmonizados com cervejas artesanais da Cervejaria Laut.
Já na quinta-feira, 26, à partir das 20h, a banda Glasgow, formada por três médicos cirurgiões e um publicitário, se apresenta da School of Rock. A live trará releituras dos Beatles, com foco também na obra de Lennon. Durante a programação ao vivo, na escola localizada no bairro Santo Antônio, acontecerá também uma ativação gastronômica de petiscos do bar/restaurante Mi Corazón, acompanhado por rótulos da cervejaria Laut.
No sábado, às 20h, a live “Uma noite para John” acontece diretamente do Ouro Minas Palace Hotel, com um trio inédito formado por Henrique Portugal (Skank) nos vocais e no piano, o cantor e compositor Daniel Lima, na voz e violão, e o saxofonista Jorge Continentino. Desta vez, o próprio Ouro Minas assina o menu especial. Para completar, a programação contará com um live painting do artista plástico Gustavo, Le Gusta Rock, que fará ao vivo uma pintura de John Lennon, que será leiloada durante a transmissão, com 50% da renda revertida para o Instituto Viva Down, instituição abraçada pela produtora Play Cultural proponente do evento.
Para encerrar a maratona de lives, no domingo, 29, às 16h, o Festival Cold Hot convida dois artistas da cena autoral belo-horizontina, os músicos Khadu Capanema e Rodrigo Garcia, ambos da banda Cartoon e integrantes da Orquestra Mineira de Rock – OMR. Em mais um tributo aos Beatles, a dupla relembra o show especial da OMR realizado em homenagem aos garotos de Liverpool, diretamente da Ilha Major, espaço de vivência e experiência de economia colaborativa de BH. A gastronomia ficará a cargo do Chope da Fábrica e do Bolão, com harmonizações da Cervejaria Laut.
Além das lives, o Cold Hot irá reproduzir fotos alusivas a um dos cliques mais icônicos do mundo da música – a famosa capa do 12º álbum de estúdio dos Beatles, Abbey Road, quando John, Paul, George e Ringo cruzavam uma faixa de pedestre em frente ao local onde o disco foi gravado. As versões mineiras da foto visam divulgar a capital, além de enaltecer o potencial de destino gastronômico de Belo Horizonte, recentemente elevada à Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, com a participação de representantes dos estabelecimentos parceiros do projeto. A fotógrafa Isadora Gianetti Viotti é quem assina o material.
Outra ação do Cold Hot é a produção de um rótulo exclusivo da Cervejaria Laut, assinado por Le Gusta Rock, também alusivo à faixa de pedestre de Abbey Road inserida em um ponto turístico de Belo Horizonte, com cores vivas e traços marcantes, enaltecendo as estações de Primavera e Verão.
7º Cold Hot – Tributo a John Lennon
24/11 – Live Aggeu Marques – 19h (https://www.youtube.com/channel/UCt1XR0-6O2Ey99-Lvo-pKKw)
26/11 – Live Glasgow – 20h (https://www.youtube.com/channel/UCt1XR0-6O2Ey99-Lvo-pKKw)
28/11 – Live Henrique Portugal, Daniel Lima e Jorge Continentino – 20h (https://www.youtube.com/c/daniellimaofficial)
29/11 – Live encerramento com Khadu Capanema e Rodrigo Garcia – 16h (https://www.youtube.com/khadhucapanema)
Transmissão pelo Youtube das bandas e pelo instagram @vemprocoldhot