Vegano

Falafel: veja receita dos bolinhos de grão-de-bico ensinada por Felipe Rameh

Opção que combina com sanduíches ou pratos veio do Oriente Médio e mistura aromas e texturas

Por Da Redação
Publicado em 07 de novembro de 2020 | 09:30
 
 
Felipe Rameh ensina a preparar falafel Daniel Baptista/Divulgação

Há uma turma que acabou de conhecer e outra que já é apaixonada por ele. O falafel, uma espécie de bolinho de grão-de-bico aromático, ainda é uma receita que desperta dúvidas e curiosidades, já que não é original do Brasil, mas do Oriente Médio, e tem se popularizado aos poucos.
 
Porém, o preparo é muito simples, como mostra o chef Felipe Rameh (veja no vídeo abaixo). Feito com muitas especiarias, o falafel é alternativa para vegetarianos e veganos, pode ser servido como petisco e também combina com sanduíches ou pratos. 
 
O chef Felipe Rameh apresenta, semanalmente, uma receita nova no jornal O TEMPO, na coluna Receitas do Rameh. Além disso, o chef oferece um curso online para te ensinar a cozinhar e selecionar os ingredientes corretos em videoaulas. No projeto Rameh Cozinha, o mineiro busca repassar mais do que “apenas” receitas e técnicas, mas a sua filosofia no exercício do ofício que abraçou, há mais de 20 anos, e que se estrutura sobre pilares como a cozinha afetiva e a sustentabilidade. “Dar aula é algo que faço há 15 anos, cheguei a ter 150 alunos presenciais”, conta ele.
 
Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o projeto
 

VEJA A RECEITA DO FALAFEL

Direção de arte: Daniel Baptista
 
Falafel Beirute por Felipe Rameh
500 g de grão-de-bico
1 cebola 
3 dentes de alho
1 pimentão verde 
1 maço de salsinha fresca 
1/2 maço de coentro fresco 
1/2 maço de hortelã fresco 
1/2 maço de manjericão fresco 
1 galho de alecrim fresco  
3 g de coentro grãos  
10 g de zaatar
30 g de gergelim 
50 g de farinha de grão-de-bico 
2 g de cominho em pó 
2 g de  cardamomo em pó
1g pimenta de caiena em pó 
Sal e pimenta do reino preta a gosto 5 g de fermento químico
1L óleo de milho para fritura 
 
Modo de preparo
Demolhe o grão de bico coberto com bastante água filtrada, por aproximadamente 12 horas. 
Escorra bem, seque-o levemente e despeje no processador. Utilize um processador bem potente. Acrescente a cebola descascada, o alho descascado, o pimentão sem as sementes, as ervas aromáticas frescas com os talos (exceto hortelã, manjericão e alecrim, que devem ter os talos retirados), as especiarias (zaatar, cominho em pó, cardamomo em pó, coentro em grão, sal, pimenta caiena e pimenta do reino moída na hora) e o fermento químico. Processe tudo de uma vez até formar uma massa homogênea, sendo possível ainda identificar os grãozinhos de grão de bico. Transfira para um recipiente e adicione a farinha de grão de bico e o gergelim para dar ponto - quando se conseguir fazer bolinhas com as mãos. Leve o óleo para aquecer em uma panela funda. Com a gordura quente, coloque aos poucos as bolinhas para dourarem e ficarem crocantes. Se preferir, leve ao forno preaquecido a 200 graus até que fiquem dourados e crocantes por fora. Sirva com coalhada seca ou iogurte grego com tahine e limão. 


CONFIRA OUTRAS RECEITAS PREPARADAS PELO CHEF FELIPE RAMEH:


O chef
Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen. De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues, além do recente Alma Chef. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT).