O australiano Thomas Ambrose Bowen (1916-1982) foi um terapeuta manual extremamente talentoso que acreditava no poder de autocura e na organização corporal por meio da regularização do tônus muscular. Ele dá nome à técnica “Bowen”, desenvolvida na década de 1950 e que tem se destacado por sua capacidade de aliviar dores, promover o equilíbrio do corpo e estimular a capacidade natural de cura.
Em vez de se concentrar numa única queixa, a técnica aborda todo o corpo, restaurando o equilíbrio através do sistema nervoso autónomo, que controla mais de 80% das funções corporais e é muito suscetível a estressores externos.
“Essa técnica trata o corpo de forma holística, por meio de toques suaves sobre a pele em pontos específicos do corpo, com o objetivo de organizar a fáscia – invólucro fino de tecido conjuntivo que protege órgãos, vasos sanguíneos, ossos, fibras nervosas e músculos e envolve todo o corpo. É o maior órgão sensorial do corpo humano depois da pele e interliga todos os sistemas”, explica Maria Luiza Vieira Carvalho, fisioterapeuta PhD em ciências da reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Representante da Escola Internacional de Terapia Bowen Brasil, coordenadora de pós-graduação de ortopedia e traumatologia da Inspirar, escola de pós-graduação, e fundadora do método “Ano – Coluna Zerada”, ela explica que a terapia Bowen organiza ainda o sistema nervoso central, “atuando principalmente no sistema nervoso autonômico, o maior responsável pelas atividades de gerenciamento do corpo humano, desde os aspectos viscerais, posturais, até os comportamentais e emocionais”.
A técnica, diz Maria Luiza, “é considerada holística porque visa à organização do corpo de forma global, não se restringindo apenas aos sintomas relatados”. “Trata não apenas uma doença específica, mas organiza o indivíduo nos aspectos físico e emocional”, salienta.
A especialista revela que “é surpreendente como algo tão delicado pode ter um impacto tão profundo, podendo aliviar dores agudas e crônicas, lesões musculares, problemas articulares, estresse e até mesmo problemas emocionais. É como se o corpo, ao receber esses toques delicados, começasse a se autoajustar e se curar”.
Durante o procedimento da terapia Bowen, “ocorre a liberação de hormônios como a ocitocina, gerando grandes mudanças internas, promovendo sensações de relaxamento profundo, melhora da visão, da saliva e do sono e proporcionando clareza mental e sensação de acolhimento”. “Essas sensações indicam melhor atividade do sistema nervoso parassimpático. Muitos clientes relatam ainda melhor conexão espiritual”, conta Maria Luiza.
AGENDA: Nos dias 23 e 24 de março acontecerá em Belo Horizonte o módulo 1 do curso de formação na terapia Bowen, com certificação internacional. Informações: (31) 98540-4663 ou pelo e-mail: dramarialuizavcarvalho@gmail.com. Para saber mais, acesse o site: www.terapiabowenbhbrasil.com.br.
Manobras auxiliam na cura
A terapia Bowen trabalha em pontos específicos do corpo utilizando “movimentos Bowen,que são cruzados e com alternância de pressão sobre os tecidos corporais”, observa Maria Luiza Vieira de Carvalho.
Quem pode se beneficiar com a terapia Bowen? “Qualquer pessoa considerada saudável, sem nenhuma dor ou problema diagnosticado, e até mesmo os mais fragilizados, como acamados e também crianças, grávidas, idosos e atletas. Somente em alguns casos, como de queimaduras ou determinadas fraturas, não realizamos certas manobras. Nessas situações, são indicadas outras manobras que podem auxiliar no processo de cura”, diz a especialista.
Ela conta que a sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, e o processo de cura e organização vai depender de questões como idade, tempo de instauração dos sintomas, número de doenças instaladas, tempo de diagnóstico e uso de medicamentos – mas, principalmente, a entrega do paciente ao tratamento. (AED)
Funções melhoradas
Respiração;
Digestão;
Sono;
Circulações sanguínea e linfática;
Tensão arterial;
Pulso;
Sistemas endócrino e imunitário; e
Equilíbrio do sistema emocional.
“The Chosen” chega aos cinemas nesta quinta-feira
“The Chosen” é um drama histórico baseado na vida de Jesus vista pelos olhos daqueles que o conheceram. Tendo como pano de fundo a opressão romana em Israel no primeiro século, a série de sete temporadas oferece uma visão autêntica e íntima da vida e dos ensinamentos revolucionários de Cristo. A série já acumula mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais oficiais da produção, 700 milhões de visualizações de episódios e, em dezembro de 2023, também se classificou como o segundo drama mais visto e a quarta série não original mais assistida na Netflix Brasil.
A quarta temporada estreia nos cinemas brasileiros no próximo dia 21 e aborda o sofrimento e os questionamentos de Jesus à medida que as sementes da traição são plantadas e a oposição à mensagem de Deus aumenta. Diante disso, os discípulos são chamados a se posicionar. É uma das temporadas mais aguardadas da série.
Em um contexto de reinos em conflito e governantes rivais, os inimigos de Jesus se aproximam enquanto seus seguidores lutam para acompanhá-lo, deixando-o sozinho para carregar o fardo. A quarta temporada começa com a emocionante cena de Jesus andando sobre as águas, relembrando o final do último episódio da terceira temporada.
A série, que tem produção independente, foi escrita, dirigida e produzida por Dallas Jenkins e tem em seu elenco, como protagonista, Jonathan Roumie, que interpreta Jesus, e a brasileira Lara Silva, dando vida a Eden. “The Chosen” tem sido bastante elogiada por sua alta qualidade técnica e pela adaptação da história bíblica.
Com mais de 200 milhões de espectadores, a série é uma das mais assistidas no mundo. Os episódios de estreia também serão liberados nos cinemas da América Latina, Reino Unido, Polônia, Austrália e Nova Zelândia, por meio de uma parceria entre os distribuidores. Após o término da temporada completa nos cinemas, “The Chosen” anunciará a estreia em plataformas de streaming, incluindo o aplicativo “The Chosen” e outros apps móveis. As três primeiras temporadas estão disponíveis gratuitamente no aplicativo e nas principais plataformas de streaming. (AED)
SERVIÇO: Para assistir a “The Chosen”, acesse: https://osescolhidos.tv/