Escavação

Adolescentes encontram centenas de moedas de ouro de 1.100 anos em Israel

O “tesouro data do início da era de domínio islâmico na região onde atualmente está Israel, quando ainda fazia parte do Califado Abássida

Por Da redação
Publicado em 24 de agosto de 2020 | 21:42
 
 
Moedas de ouro de 1,1 mil anos Foto: Israel Antiquities Authority/Divulgação

Dois adolescentes israelitas encontraram 425 moedas de ouro que têm cerca de 1.100 anos enquanto trabalhava como voluntário em um sítio arqueológico. “Foi incrível. Cavamos o solo e vimos algo parecido com folhas bem finas”, contou Oz Cohen, um dos meninos, à CNN. "Quando olhei bem, percebi que eram moedas de ouro. Foi muito excitante encontrar algo tão antigo e especial”, continua o garoto. 

O “tesouro” data do início da era de domínio islâmico na região onde atualmente está Israel, quando ainda fazia parte do Califado Abássida. "A pessoa que enterrou este tesouro há 1.100 anos deve ter esperado recuperá-lo, e até mesmo prendeu o pote com um prego para que não se movesse", disseram os diretores da escavação, Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad, da Autoridade de Antiguidades de Israel, em nota divulgada após a descoberta. 

Eles ressaltam no comunicado que é “extremamente raro” encontrar moedas de ouro, especialmente em “quantidade tão considerável”. “As moedas, produzidas com ouro puro, não oxidam com o ar, e foram encontradas em excelentes condições, quase como se tivessem sido enterradas ontem”, pontuam os pesquisadores.