A Johnson & Johnson anunciou, nesta quinta-feira (8), que vai fornecer à União Europeia até 400 milhões de doses de sua vacina para Covid-19, após aprovação pelos órgãos reguladores.
Os países da UE terão permissão para comprar 200 milhões de doses da vacina potencial, uma vez que ela seja comprovadamente segura e eficaz. E terão a opção de garantir mais 200 milhões de doses adicionais. A vacina potencial está sendo desenvolvida pela Janssen, uma subsidiária da J&J.
A vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson está na Fase 3 de seus testes clínicos e tem sido considerada promissora. Alguns testes ocorrem inclusive em Belo Horizonte, em uma parceria com a UFMG.
O tipo de vacina em teste é o de vetores virais: os pesquisadores utilizam a estrutura de um vírus benigno e insere, dentro dele, o código do que se quer combater, neste caso, o coronavírus. Chamada de Ad26.COV2.S, essa vacina usa como vetor um adenovírus humano no qual é inserido o material genético do Sars-CoV-2.
The @EU_Commission has approved an agreement to secure 200 million doses of our investigational #COVID19 vaccine candidate. This supports our goal of bringing a vaccine to people worldwide, if authorized and proven safe and effective. Read more: https://t.co/tdJ94F0kca pic.twitter.com/rwvJEX5oVJ
— Johnson & Johnson (@JNJNews) October 8, 2020A empresa também informou que vai alocar até 500 milhões de doses de vacinas para "garantir o acesso aos países de baixa renda", e projeta que a entrega dessas doses tenha início em meados de 2021.
"Reconhecendo a demanda global única por vacinas Covid-19, estamos trabalhando incansavelmente para expandir ainda mais o número de doses disponíveis", disse J&J em comunicado.