Resposta

Governo do Irã condena novas sanções impostas pelos EUA

Segundo um porta-voz, os americanos insistem em repetir 'um tipo de comportamento unilateral, ilegal e fútil'

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 12 de janeiro de 2020 | 18:16
 
 
Donald Trump advertiu o Irã quanto à repressão a manifestações populares por parte do regime Foto: Saul Loeb/AFP

O governo do Irã condenou neste domingo (12), as novas sanções impostas ao país pelos Estados Unidos, em resposta a ataques a bases militares no Iraque utilizadas por forças americanas. As medidas, que visam autoridades e diferentes setores da economia iraniana, foram detalhadas por Washington na última sexta-feira (10).

"Infelizmente, os americanos adotaram um tipo de comportamento unilateral, ilegal e fútil. E insistem em repeti-lo", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Mousavi. "A ordem emitida está em flagrante desacordo com a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e com os compromissos dos EUA com o direito internacional", completou.

EUA e Irã deram sinais na última semana de que não pretendem dar continuidade à escala de tensões no Oriente Médio, acentuada após o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani, por ordem direta de Washington. Ainda assim, na manhã deste domingo, o presidente americano, Donald Trump, foi ao Twitter advertir o país persa quanto à repressão a manifestações populares por parte do regime de Teerã. "O mundo está observando, e mais importante, os Estados Unidos estão observando", afirmou o republicano.

To the leaders of Iran - DO NOT KILL YOUR PROTESTERS. Thousands have already been killed or imprisoned by you, and the World is watching. More importantly, the USA is watching. Turn your internet back on and let reporters roam free! Stop the killing of your great Iranian people!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 12, 2020