Charles Philip Arthur George, príncipe de Gales, assumirá o trono do Reino Unido depois de a rainha Elizabeth II morrer, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A previsão é de que ele seja coroado nesta sexta-feira (9).Charles nasceu em 14 de novembro de 1948 e foi casado com a princesa Diana. "Mais profunda tristeza. Sei que a perda dela vai ser sentida em todo o Reino Unido", disse Charles em nota. 

O herdeiro da coroa britânica tem dois filhos e cinco netos – príncipe William e Harry, e George, Charlotte e Louis, filhos de William e Kate Middleton; e Archie e Lilibet Diana, filhos de Harry e Meghan.

O novo monarca não tem o carisma que outros representantes do regime tiveram. Em entrevista a "O Globo" no início deste ano, Pauline Maclaran, professora de pesquisas sobre marketing e consumo na Royal Holloway, da Universidade de Londres, pontuou a característica. 

"Será difícil preparar os súditos para seu reinado iminente. Sem a popularidade da mãe ou do filho mais velho, Charles vai enfatizar a marca da família real para garantir que William e sua mulher, Kate Middleton, possam brilhar e ganhar mais responsabilidades, o que já começou a acontecer", detalha.

Biografia

Descrito pela imprensa britânica como o membro “mais trabalhador” da monarquia, Charles nasceu em 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham e foi o primeiro filho de Elizabeth II com o duque de Edimburgo, Filipe. Ele foi o príncipe mais longevo da monarquia, e será o rei mais velho a ser coroado na história, aos 73 anos. Além de príncipe, o Charles assumiu os títulos de duque da Cornualha, duque de Rothesay, conde de Carrick, Barão de Renfrew, lorde das Ilhas e príncipe e Grande Intendente da Escócia.

Charles foi casado com Lady Diana Spencer, símbolo da monarquia britânica. Ao dois ficaram juntos, em um relacionamento tenso até 1992, apesar de o divórcio ter ocorrido, oficialmente, em 1996. Ambos tiveram casos extraconjugais. O casal foi alvo constante da imprensa do Reino Unido. Diana morreu em um trágico acidente de carro me Paris em agosto de 1997.

O monarca se casou, em 2005, com Camilla Parker Bowles, que ainda é sua atual companheira. À época, ele se tornou o primeiro membro da família real a ter um casamento exclusivamente civil – o que causou problemas para a monarquia. Os pais de Charles não foram à cerimônia.

O casal havia se relacionado antes e a união ocorreu antes do divórcio. Em junho deste ano, contudo, Elizabeth II demonstrou apoio ao filho. "Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal", disse. 

 

Morte

A rainha Elizabeth II do Reino Unido, que morreu aos 96 anos, nesta quinta-feira (8) era considerada a segunda monarca por mais tempo no trono na história. A britânica só ficava atrás do rei Luís 14, da França, que permaneceu no trono por 72 anos. Segundo o Guinness, o livro dos recordes, ela é, também, a rainha mais velha no posto e a monarca britânica mais velha de todos os tempos.

No dia 21 de abril deste ano, a rainha celebrou o seu 96º aniversário. Salvas de canhão em Londres marcaram a data. Como determina a tradição, os canhões da Torre de Londres dispararam 62 salvas e outras 41 foram feitas a partir do Hyde Park.