José Reis Chaves

Orígenes e a preexistência do espírito
Publicado em: Seg, 19/08/19 - 03h00

Conforme a tradicional e milenar cultura judaico-cristã, Orígenes nasceu no século II em Alexandria, no Egito, e se tornou, sem dúvida alguma, um grande pensador do cristianismo primitivo. Além disso, Orígenes é considerado, para muitos teólogos contemporâneos, um grande sábio vinculado à patrística, a qual organizou, como sabemos, toda a teologia cristã antiga, medieval, moderna e pós-moderna.

Não obstante algumas divergências doutrinárias e teológicas, Orígenes de Alexandria defendeu com veemência seus argumentos no que tange à preexistência do espírito, bem como no que se refere à palingenesia ou reencarnação. Por conseguinte, esse filósofo egípcio afirma, de forma categórica, que o ser humano, em virtude de suas vidas anteriores, determinaria a sua própria condição na vida atual. De fato, Orígenes sustentava teologicamente que o espírito preexistia à existência do corpo físico ou biológico, de tal maneira que a própria humanidade determinaria, por isso, a sua situação na atual vida terrena.

Parece-nos, de certa forma, que Orígenes está correto no que tange às Escrituras Sagradas, pois, segundo o Velho Testamento, Deus afirma, literalmente, que conhecia o profeta Jeremias antes mesmo de ele ter sido concebido no ventre materno, vejamos: “Antes que te formasse no ventre de tua mãe, te conheci; e antes que tu saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr 1:5). Nesse mesmo contexto, o apóstolo João também afirma: “João dá testemunho dele. Ele exclama: Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim” (Jo 1:15).

Fica claro, igualmente, que João Batista, o precursor, afirma que o Cristo é maior do que ele, bem como que o Cristo preexistiu, em espírito, à sua existência. Outras passagens bíblicas, que constam do Novo Testamento, também sugerem, de certa maneira, a preexistência do espírito ou da alma. Assim, e para o apóstolo Paulo, Deus “nos elegeu antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Ef 1:4). Repare, portanto, que nós existíamos junto a Deus-Pai antes mesmo da criação do mundo material.

Ressalte-se, por fim, que Orígenes de Alexandria também deixou vários trabalhos filosóficos e teológicos pertinentes, por exemplo, à Santíssima Trindade, à Virgem Maria e ao batismo cristão. Além disso, esse filósofo egípcio também defendeu com convicção a teoria da transmigração das almas, da reencarnação ou da palingenesia.

Entretanto, Orígenes, o cristão, condenou a teoria da metempsicose, isto é, ele não aceitava o regresso do espírito humano a corpos de espécies distintas, como animais, aves, peixes e vegetais (1Co 15: 38,39). Ademais, e segundo alguns historiadores bíblicos, Orígenes era grande simpatizante da filosofia platônica, o que revela, de certa forma, sua visão mais espiritualista no que se refere às revelações trazidas pelo Cristo.

(126) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
João Frazão 10:15 PM Sep 07, 2019
Oi Júlio.
Fiz a seguinte postagem lá na coluna desta semana:

“Alguém deve estar sabotando o Jornal ou a coluna pois um problema semelhante está acontecendo comigo, mas consegui driblar através do celular que copiei o link da coluna atual e estou postando assim.
Mas vejam o que detectei uma postagem do Senhor Júlio em Maria da Silva:

19/08/2019 “ORÍGENES EM PREEXISTÊNCIA DO EXPÍRITO” ESTÁ SENDO A ÚLTIMA.... E “A GRANDE IGNORÂNCIA SOBRE A BÍBLIA E ESPÍRITO” DE 26/08/2019 ESTÁ SENDO A PENÚLTIMA. // ASSIM NÃO SE DÁ PARA ENTENDER. SERÁ QUE OS SENHORES TERIAM CONDIÇÕES DE CONSERTAR, POIS, FACILITARÁ AS POSTAGENS NA ORDEM CERTA. Abraços Júlio Maria da Silva.” Acesse o link:
www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/pastores-o-espirito-santo-e-o-sexo-imoral-1.2229240
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 9:06 AM Sep 06, 2019
BH 06/09/2019 – PREZADOS SENHORES DO JORNAL O TEMPO, AGORA EU NÃO SEI, PORQUE A MATÉRIA DO PROFESSOR JOSÉ REIS CHAVES DO DIA 19/08/2019 “ORÍGENES EM PREEXISTÊNCIA DO EXPÍRITO” ESTÁ SENDO A ÚLTIMA.... E “A GRANDE IGNORÂNCIA SOBRE A BÍBLIA E ESPÍRITO” DE 26/08/2019 ESTÁ SENDO A PENÚLTIMA. // ASSIM NÃO SE DÁ PARA ENTENDER. SERÁ QUE OS SENHORES TERIAM CONDIÇÕES DE CONSERTAR, POIS, FACILITARÁ AS POSTAGENS NA ORDEM CERTA. Abraços Júlio Maria da Silva. ////////////////////////////////
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:43 AM Aug 27, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:12 - 23/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 14:38 - 23/08/2019:
“Primeiro, Deus é o padrão de justiça. É uma contradição tentar julgá-lo segundo seus próprios padrões, uma vez que você mesmo admite ser imperfeito.”

Gabriel, essa é a sua forma de crer em Deus e também era a minha até janeiro de 1980. Ele é sim a meta de todos nós, pois Ele é Perfeito (Mt 5,48).

Você escreveu:
“Segundo, Deus deu séculos para que aquele povo, inimigo declarado de Israel, se arrependesse. Eles não se arrependeram, mas ainda pretendiam destruir seu povo, através do qual ele havia prometido trazer salvação para todo o mundo. Deus não colocaria em risco seu plano salvífico para o mundo por causa de um povo imoral e assassino.”

Gabriel, esse é sim o problema de muita gente, que acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus e por isso ficam sim considerando todos os outros povos da antiguidade como imorais e assassinos.
Irmão, defendendo esse anátema de Samuel 15,1-8 e todos os outros, que estão registrados nos livros do Antigo Testamento como se fica com relação ao mandamento “Não Matarás” (Ex 20,13 e Dt 5,17)? Veja escreveu:
“Me responda um "deus" que abre mão de um plano salvífico abrangente a nível mundial por causa de uma noção kardequiana de "justiça" pode ser considerado justo?”

O termo justo não é adequado para se referir a Perfeição, Bondade, Misericórdia e Onisciência infinitas de Deus.
Deus dirige todo o processo evolutivo da Criação, mas Ele respeita plenamente a liberdade de todos, até daqueles que não respeitam a liberdade dos outros e negam a existência de Deus.

Você escreveu:
“Naquela ocasião que você mencionou, registrada em Êxodo, os amalequitas estavam matando as pessoas mais fracas e idosos que estavam atrás. Você prefere chamar a ação de Deus para um povo desse tipo de "vingança" ou justiça"?”

Irmão, eu já ouvi essa mesma tese de um pastor da Igreja Deus é Amor, gostaria de saber onde isso está escrito na Bíblia.
Como a ordem foi para matar todo mundo e até os recém- nascidos, então foi sim vingança e Deus nunca iria agir assim, mas os Espíritos criados e desencarnados faziam sim muitas vinganças.
A ordem para condenar tudo ao anátema não foi de Deus, mas para compreender bem toda a Bíblia primeiro é preciso compreender que a Bíblia não é a Palavra de Deus.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 10:56 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:58 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 16:28 - 24/08/2019:
“Deus ou Espíritos, não faz muita diferença, uma vez que Allan Kardec deixou bem claro em sua resposta seguinte que, para ele, tratavam-se de espíritos bons que queriam fazer os povos "evoluir mais depressa".”

Irmão Gabriel, para você pode não fazer diferença se é Deus ou Espíritos, mas para quem busca um compreensão da Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13), faz sim muito diferença.
Deus dirige todo o processo evolutivo sim da criação, mas Deus respeita plenamente a liberdade de todos e muitos Espíritos criados e desencarnados não respeitam a liberdade dos outros.
Rosário. Paz plena.
1
Denunciar

Rosario Américo de Resende 10:45 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:56 - 24/08/2019 depois de ter citado um texto da minha postagem, que está no rodapé da minha postagem de 15:41 - 24/08/2019:
“"Gabriel, eu ouvi de um psiquiatra em agosto de 1983 que até Jesus tinha problemas mentais e por isso ele fazia milagres, mas esse mesmo psiquiatra não soube me explicar alguns fenômenos de magnetismo, que aconteceram comigo bem na frente dele." Bom, meu caro, se esse psiquiatra te disse isso, então é a sanidade mental dele que é questionável. Quando alguém quer se tratar de uma doença, essa pessoa consulta médicos, não loucos; ela consulta médicos de um hospital, não internos de um clínicas pisiquiátrica. Por isso, também é um absurdo dizer que "Jesus tinha problemas mentais e por isso ele fazia milagres". Gary Collins, PhD em Psicologia Clínica, estudou profundamente o Evangelho e concluiu que nunca encontrou alguém com uma sanidade mental tão perfeita quanto a de Jesus. E esse sim eu posso assegurar que é um profissional sério.”

Eu também considerei como uma burrice do tal psiquiatra.
Como eu considerei um enorme absurdo, simples perguntei para o psiquiatra:
‘Jesus fazia milagre, doutor?’
E ele ficou calado, então falei para ele: ‘É por isso, doutor, que falei para o senhor que cada um tem sim o direito de pensar como quiser’.
Digo que esse foi o melhor psiquiatra que encontrei nos anos de 1980 até 1986.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 10:35 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:49 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 11:53 - 24/08/2019:
“Se você quer indicações livros para lê-los com esses preconceitos e dogmas, acho que não vela a pena indicar-lhe qualquer boa referência. Uma fé verdadeiramente raciocinada não prenderia ninguém a dogmas como esses.”

Gabriel, pensei que você poderia sim me indicar algum bom livro para que eu pudesse compreender melhor o que você escreveu sobre as guerras de extermínio de vários povos, que aconteceram na conquista da Palestina pelo povo de Israel depois de passarem 40 anos no deserto.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 7:12 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:47 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 21:29 - 23/08/2019:
“Apresente provas”.

Se todas as guerras e anátemas que constam nas páginas dos livros do Antigo Testamento fossem por ordem de Deus, então Deus teria se aperfeiçoado, pois Jesus nos ensina que Deus é Perfeito, Bom e Misericordioso, e, não julga a ninguém (Jo 5,22).
Veja também os textos contraditórios que existem nas páginas da Bíblia. Aqui só vou citar Deuteronômio 24,16 com 2Samuel 11 e 12.
Como Deus sempre foi Perfeito, Bom, Misericordioso e Onisciente, então a Bíblia não pode ser a Palavra de Deus.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 7:07 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:47 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 21:20 - 23/08/2019:
“A ignorância exposta nesse comentário é tão grande que eu deveria apenas ignorá-lo, mas farei de gentileza de explicar-lhe: O texto que Jesus citou diz: "(...) da boca de Deus". É a Septuaginta que diz "da boca de Deus", não a Bíblia hebraica. Esta última diz: da boca do Senhor (Iavé).”

Você pode até achar que é ignorância, mas eu quero sim é ver uma citação que só existe nos livros e capítulos, que foram anexados à Bíblia Septuaginta.
Para mim trocar o nome de Iahweh ou Jeová por Deus não prova que os judeus no tempo de Jesus usavam dos textos da Septuaginta. Vai em alguma sinagoga hoje e veja se eles usam os textos da Septuaginta. Um exemplar da Bíblia Hebraica que tenho hoje não cita Iahweh, Jeová e nem Deus, mas cita “da boca do Eterno” (Dt 8,3).
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 7:03 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:41 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 21:04 - 23/08/2019:
“Você perdeu tempo escrevendo essa resposta enorme, uma vez que ele é refutada inteira por uma coisa simples: dupla natureza de Jesus. Jesus é Deus e homem. Todos os textos que falam dele como um enviado ou subordinado ao Pai se referem apenas à sua humanidade, não se referem à natureza divina dele. Ele era igual ao Pai no que se refere á deidade. Ele mesmo afirmou que era Deus e homem (Jo 8:40, 58)”

Gabriel, todos nós temos duas naturezas: uma humana e outra espiritual. Digo espiritual para não complicar a compreensão da Verdade, pois está escrito:
“Jesus lhes respondeu: “Não está escrito em vossa Lei: Eu disse: Sois deuses?” ((Jo 10,34).
A nossa natureza humana morre, mas a espiritual não.
Depois que recebi a revelação explicativa sobre o dogma da Santíssima Trindade, em agosto de 1983, entendi que Deus é só a primeira pessoa da Trindade Santa, mas só divulguei essa revelação para um bispo católico no início do ano de 2000, pois sabia que era um assunto muito agressivo para qualquer cristão, mas tinha que começar a divulgá-lo e já divulguei essa carta para diversos membros da CNBB.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 6:59 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 16:29 - 24/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 19:57 - 23/08/2019:
“Existe uma enorme diferença: essas coisas do passado a que você se refere são eventos que podem ser verificados e confirmados (e, de fato, foram) pela História e pela Arqueologia. Documentos históricos, achados arqueológico, inscrições, etc. Tudo veio confirmar o que a Bíblia, Antigo e Novo Testamento, já dizia a muito tempo. Você nega muitas coisas na Bíblia porque é muito dogmático. Eu, porém, não vou rejeitar esses fatos por causa de dogmas espíritas, com todo o respeito.”

Irmão Gabriel Alves, eu não nego nada sobre a existência da Bíblia, mas passei a entender que a Bíblia não é a Palavra de Deus. Muitas intervenções de Espíritos, que estão relatadas nas páginas da Bíblia foram realizados por Espíritos criados e desejos de vingança sobre os inimigos do povo de Israel.
Muitas guerras já foram feitas em nome de Deus, mas Deus sempre quis, como quer e quererá o bem de todos. Até hoje existem as tão faladas “guerras santas” por parte de alguns povos na terra.
Vou corrigir aqui uma frase que escrevi na postagem de 19:57 - 23/08/2019, substituindo “ninguém” por “quem”:
Você aceita tudo o que foi escrito no passado, mas não aceita nada do que está acontecendo no presente, mas isso é próprio de quem segue a doutrina de “Sola Scriptura”.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosario Américo de Resende 6:58 PM Aug 25, 2019
Teste
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 12:04 PM Aug 25, 2019
Gabriel Alves.
Você escreveu em 16:03 - 23/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 23:32 - 22/08/2019:
“Primeiro, você nunca deve ter lido o Antigo Testamento, do contrário, saberia que o Antigo Testamento fala mais sobre o amor de Deus que o Novo Testamento (você não leu errado e também não teria essa surpresa se já o tivesse lido, basta fazer um levantamento da quantidade de vezes em que o AT e o NT falam do amor de Deus).”

Gabriel Alves, eu já li sim toda a Bíblia e continuo estudando a Bíblia. Gostaria de ouvir uma explicação sua sobre esses dois textos do Antigo Testamento:
Deuteronômio 24,16 e 2Samuel 11 e 12.
E pergunto: A lei não vale para os reis?
Veja que está escrito que Jesus ensinou que o AMOR tem que ser praticado para com todos e até para com os inimigos se ainda os tiver (Mt 5,43-44).
Você escreveu, citando antes um texto meu:
“"A Bíblia é sim um conjunto de livros, que nos mostram o processo do nosso aperfeiçoamento ou o caminho para a conquista de nossa perfeição por meio do PERDÃO de todas as ofensas recebidas e da vivência do AMOR para com todos, inclusive para com os nossos inimigos se ainda os tivermos." A ênfase bíblica sempre foi mais sobre o amor de Deus por nós. É por dele que somos salvos, não por causa do nosso amor pelo próximo.”

Gabriel, está escrito que Jesus o amor a Deus e ao próximo são semelhantes. (Mt 22,34-40; Mc 12,28-34 e Lc 10,25-37).
O AMOR de DEUS é sim infinito para com todos nós e por isso digo que no Plano Perfeito de Deus todos irão sim conquistar a própria salvação, por esforço próprio.
Você escreveu:
“Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. Isaías 64:6 É assim que Deus vê as nossas obras de caridade. É por isso que a salvação é pela graça. Ninguém pode salvar a si mesmo. Essa também é a grande diferença entre as obras de caridade de um espírita as de um verdadeiro cristão: o espírita faz caridade por fins egoístas, pensando no seu suposto aperfeiçoamento, não o faz porque realmente quer ver a outra pessoa bem. O cristão, porém, sabe que essas obras não servirão de nada para ele, mas ainda assim as faz. O cristão realmente ama a Deus e ao próximo, o espírita ama a si mesmo.”

Cada um fala daquilo que está cheio o próprio coração (Mt 12,34).
Quando fui para o seminário em 1957, com 11 anos de idade, eu tinha medo de três coisas: do Inferno Eterno, da Morte e do Demônio, mas no início do ano de 1961 eu perdi todo o medo do tal Inferno, pois passei a ter certeza de que iria sim para o Céu.
Em janeiro de 1980 perdi o medo da Morte e do Demônio e passei a ter toda a certeza de que o Inferno Eterno não existia, pois era um ensino errado, que tinha aprendido da Doutrina Católica.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:34 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu:
“Rosario Americo,as tuas postagens estão para apreciação pública e todas as pessoas honestas só podem concluir uma coisa,...Deboche e Esacánio...!! Sim,Deboche e Escárnio provando que não tens o mínimo respeito por Jesus,pelas Escrituras sagradas e pelos participantes da coluna.Saibas que se há Cristãos participando da coluna é para que muitos não se iludam com o Gnosticismo e com o Anticristianismo de Lyon . . . .Carlos michalski . . .25-8-2019 . . .10:56h . . .”

Carlos, o problema de quem não conheceu ainda a Verdade é ficar tentando falar que os outros estão cometendo blasfêmia, heresia e dizendo sim “Deboche e Escárnio”...
Lembra, Carlos, que os líderes religiosos, do tempo de Jesus, fizeram isso com Jesus.
E quantas pessoas os líderes religiosos já não mataram ou assassinaram porque causa de diferença de crença, antes, durante e depois do tempo em que Jesus esteve aqui entre nós como um Ser Humano.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:22 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 18:14 - 24/08/2019:
“Rosario Americo,Frazão e outros secarios da codificação,não admitem o carater não cristão,o carater Iluminista e até mesmo Gnóstico do kardecismo que professam..! O codificador detestava as Soberanias e a não suficiência do homem em salvar-se e assim engendrou o que ousam chamar de "cristianismo redivivo" . .A codiicação de kardec é um tratado de espiritismo e anticristianismo . . . .Carlos Michalski . . .24-8-2019 . . . .18:14h . . . .”

Carlos, a sua ojeriza para com o trabalho do Kardec é sim um problema seu e você aprendeu tudo errado com relação a mediunidade.
Você foi sim facilmente enganado por um falso Cristo (Mt 24,24) porque já conhecia a mediunidade, mas não entendeu que quem esteve falando com você foi sim um Espirito desencarnado de algum pastor da Igreja, que você começou a frequentar.
Para você serve muito bem uma frase, que ouvi de um padre num curso de exegese bíblica (que fiz de 1987 a 1991), que disse:
“O Deus de muitos cristãos é sim anticristão”.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:12 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 11:58 - 24/08/2019:
“Rosario afirma que "caiu" do alto...!! do "alto" de onde se chamam de Quarta Revelação o Espírito da Verdade..!?...se chamam de "Consolador"uma doutrina Iluminista anticristã corrompendo o que disse Jesus,..o que não fazem com As Escrituras Sagradas...!! O Espírito do Engano que anima o Príncipe do mundo não consegue enganar os que conhecem A Verdade pelo Espírito de Deus...!! . . .Carlos Michalski . . . .24-8-2019 . . . .11:58h . . .”

Carlos, realmente vivi o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) em janeiro de 1980, que pode também ser dito que fui batizado com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3,11), mas poucas pessoas estão em condições de entender tudo isso.
Recebi a revelação de que também desci do céu em agosto de 1982 e essa revelação, que recebi foi durante celebração de uma missa dominical. Após ter recebido essa revelação fiquei sim em condições para receber depois as sintonias dos Espíritos de Jesus e do próprio Deus Pai.
Carlos, um dia no futuro você irá compreender bem tudo isso.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Carlos Michalski 10:56 AM Aug 25, 2019
Rosario Americo,as tuas postagens estão para apreciação pública e todas as pessoas honestas só podem concluir uma coisa,...Deboche e Esacánio...!! Sim,Deboche e Escárnio provando que não tens o mínimo respeito por Jesus,pelas Escrituras sagradas e pelos participantes da coluna.Saibas que se há Cristãos participando da coluna é para que muitos não se iludam com o Gnosticismo e com o Anticristianismo de Lyon . . . .Carlos michalski . . .25-8-2019 . . .10:56h . . .
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 10:56 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 11:45 - 24/08/2019:
“Rosario Americo de Resende.Quando digo que não fales de Jesus ou de Deus,digo porque O NOME Jesus Cristo NÃO É apenas Amor e Perdão como vcs Romanianos-Lionenses afirmam...!! Jesus cristo na Plenitude dO NOME é AMOR,PERDÃO,VERDADE,REDENÇÃO e JUSTIÇA.Um "jesus kardec like"não existe,não salva e é artifício herético para cumplicidade com Necromancia e Idolatria . Creio ter sido bem claro..!! . .Carlos Michalski ....24-8-2019....11:45h . . .”

Carlos, realmente você foi bem claro, mas nossas compreensões sobre Deus e sobre Jesus são sim bem diferentes.
Veja os princípios 7 e 9, que passei a adotar para mim, após o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7), que aconteceu em janeiro de 1980:

O sétimo (7º) princípio é:
“DEUS existe e é o ETERNO PRESENTE, pois para DEUS não existe passado e nem futuro, mas só o presente. DEUS é plenamente BOM, SÁBIO, PERFEITO e HUMILDE.
DEUS não deseja ser adorado, mas AMADO. DEUS ama infinitamente a todos e não faz acepção de espíritos encarnados e desencarnados.
Ele é o primeiro criador, mas não o único, pois Ele não guardou o segredo de SER CRIADOR só para Ele, então todo ser criado também pode se transformar em criador do NADA ABSOLUTO.
DEUS dirige todo o processo da evolução cósmica, mas Ele sempre respeita plenamente a liberdade de todos os outros, até daqueles que agem contra a vontade dos outros, inclusive a dEle mesmo.
Todo criador é responsável por suas criaturas até que elas alcancem a maioridade como espíritos e possam agir e se defender por conta própria”.

O nono (9º) princípio é:
“Cada ser humano, que é um espírito criado, cria para si ideias ou imagens sobre Deus e pensa que suas ideias ou suas imagens sobre Deus representam ou são o verdadeiro e próprio Espírito de Deus, que deu o início à Criação, então saiba ouvir e entender aos outros, analise bem seus pontos de vista”.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:36 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 11:31 - 24/08/2019:
“Rosario Americo,não fale em Jesus e nem fale de Deus,pois o homem não deve falar do que nega no coração e no espírito.O que o Carlos disse,..ponha mais lenha na fogueira pois tu és inescusável com tuas repetitivas e monótonas alegações.Nada tens com Jesus..!! Estaria eu julgando..!? Sim,..estou julgando..!! . . . . .Carlos Michalski . . . .24-8-2019 . . . .11:31h . . .”

Carlos, essa postagem sua foi bem semelhante ao que ouvi de um dirigente de reunião mediúnica no ano de 1988, quando falei para ele sobre Jesus e ele, como dirigente da reunião, me falou o seguinte:
“Não fale em Jesus, pois Jesus foi um grande missionário.”
E eu respondi para ele:
“Falo sim. Você está falando que Jesus foi um missionário quase dois mil anos depois, mas quando ele esteve aqui, ele foi pregado numa cruz. Agora procure compreender o que estou falando, pois por enquanto eu estou aqui para explicar tudo o já ouvi da Espiritualidade e aprendi; quando eu não estiver mais aqui, então outros irão tentar compreender o que eu falei e escrever conforme o entendimento que eles tiveram.”

Carlos, essa mesma resposta serve para essa sua postagem.
Digo também que já sigo a Jesus há dois mil anos.
Rosário. Paz plena.
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:26 AM Aug 25, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 22:43 - 23/08/2019:
“O Frazão nega que Allan kardec tenha se lançado contra As Escrituras Sagradas..!!.Agora o Frazão quer que o Carlos defina o que seja A Obra Redentora de Jesus...!! É muito engraçado que um kardecista que estuda A Biblia no intuito exclusivo de deturpá-la faça tal pergunta,,! O João Frazão nunca leu Efesios 1:7...? o Frazão nunca leu que um francês anticristão disse que “a maior parte das Escrituras não merece crédito a não ser o Decálogo”.?! O Frazão “não entende” que Redenção seja o oposto a “reencarnação”..!? Quem tem de dar explicações são os devotos de um francês Humanista Iluminista Anticristão que propagou Heresias contra a Fé Cristã..!! Não afirmou Paulo que “qualquer outro evangelho” seria maldição...!? (Galatas 1:8,9) . . . . .o Carlos não precisa defender Jesus e Sua Obra Redentora,mas os hereges tem muito a explicar e um alto preço a pagar . . .!! . . . . Carlos Michalski . . . .23-8-2019 . . . . . .22:40h . . . .”

Carlos, para você “A Obra Redentora de Jesus” foi sim o fato do sangue de Jesus ter sido derramado na cruz e isso aplacou a ira de Deus e agradou infinitamente a Deus e por isso Deus perdoou de graça todo o gênero humano.
Carlos todo o ensono teológico em torno da cruz e do sangue de Jesus derramando na cruz foi sim o mais absurdo erro teológico dos cristãos.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 10:29 PM Aug 24, 2019
BH. 24/082019 – Os Senhores observaram que existem muitas respostas no comentários desta semana, como parte de uma direcionada ao senhor Rosário, do senhor Gabriel Alves, em 23/08/2019 Assim: – Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. Isaías 64:6 É assim que Deus vê as nossas obras de caridade. É por isso que a salvação é pela graça. Ninguém pode salvar a si mesmo.

Senhor Gabriel Alves, nos responde então: – Não existe "salvação por méritos"..!! // Então, então, conforme palavras dos evangélicos, “A Salvação será pela Graça, e para aqueles que foram escolhidos”;

– Como fica então, a posição do Espírito após a sua evolução?

– E a posição do ser humano após a sua morte física?

Pelo o que eu saiba, o que estão em jogo para o Juízo Final, para salvação ou condenação ao fogo eterno, São “OS ESPÍRITOS E OS HOMENS”?? Quais deles??

– Aguardamos sua resposta com todas as letras... Aguardo, Júlio Maria. ////////////////////////////
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:51 PM Aug 24, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 15:54 - 23/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 23:21 - 22/08/2019:
“Você está fingindo não ver a parte principal do texto: "(...) pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno (...) porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno (...)" Se isso não for uma punição (ainda mais severa que uma simples morte em guerra, como aquelas do AT), eu não sei o que poderia ser. Se o inferno não for uma punição, então aquelas guerras do AT também não são.”

Gabriel, até janeiro de 1980 eu não conseguia entender bem vários textos bíblicos.
O que já compreendia era sobre o texto de Mateus 5,20-48 é que a nova justiça (do Novo Testamento) e superior à antiga (do Velho Testamento), mas passei compreender muito bem esse ensino após janeiro de 1980, pois todos nós iremos sim conquistar a nossa perfeição.
O inferno eterno não existe, quando toda dívida for paga (Mt 18,34), então o devedor ficará livre, mas todos terão que pagar tudo para a lei cósmico ou sideral, pois ninguém irá receber o perdão de graça ou será salvo de graça.
Deus nunca apoio nenhum guerra, mas falsos deuses sempre apoiaram guerras ou destruição dos inimigos deles.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gustavo 9:44 PM Aug 24, 2019
https://www.youtube.com/watch?v=lXCBAVbnTRU
0
Denunciar

Carlos Michalski 6:14 PM Aug 24, 2019
Rosario Americo,Frazão e outros secarios da codificação,não admitem o carater não cristão,o carater Iluminista e até mesmo Gnóstico do kardecismo que professam..! O codificador detestava as Soberanias e a não suficiência do homem em salvar-se e assim engendrou o que ousam chamar de "cristianismo redivivo" . .A codiicação de kardec é um tratado de espiritismo e anticristianismo . . . .Carlos Michalski . . .24-8-2019 . . . .18:14h . . . .
9
Denunciar

A Águia 9:45 PM Aug 24, 2019
Só queria dizer que o Calvinismo é gnóstico também.
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 4:28 PM Aug 24, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 15:50 - 23/08/2019, que também está no rodapé da minha postagem de 23:01 - 22/08/2019, quando fiz uma divulgação de todas as perguntas e respostas de ‘O Livro dos Espíritos’ nas quais está escrito o nome de “DEUS”:
“Na pergunta de Kardec consta a palavra "Providência". O significado dessa palavra é da disposição de meios para se chegar a um fim. No sentido teológico (Kardec devia saber disso se chegou a ser mesmo um católico) significa o controla de Deus sobre as coisas para atingir seus objetivos. Então, não adianta vir com essa desculpa de que a resposta não cita "Deus".”

Gabriel, hoje digo que muitos Espíritos criados e desencarnados também fizeram suas intervenções no mundo corporal e foram sim considerados como sendo o próprio Deus.
Quando alguém cita a palavra “Providência” quase todos pensam em Deus, mas essa não é forma correta de pensar sobre Deus, Deus dirige todo processo evolutivo da criação, mas Deus respeita plenamente a liberdade de todos e existem muitos Espíritos criados e desencarnados, que não respeitam a liberdade dos outros. Por isso no meu estudo com relação ao “O Livro dos Espíritos” eu só fiz o levantamento com relação ao nome de Deus seja na pergunta ou na resposta, pois eu discordei sobre muitas referências a Deus que estão em ‘O Livro dos Espíritos’.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:58 PM Aug 24, 2019
Deus ou Espíritos, não faz muita diferença, uma vez que Allan Kardec deixou bem claro em sua resposta seguinte que, para ele, tratavam-se de espíritos bons que queriam fazer os povos "evoluir mais depressa".
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 3:41 PM Aug 24, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
A sua postagem de 15:47 - 23/08/2019 está no rodapé da minha postagem de 23:01 - 22/08/2019, quando fiz uma divulgação de todas as perguntas e respostas de ‘O Livro dos Espíritos’ nas quais está escrito o nome de “DEUS”.
Você escreveu:
“A única coisa que eu percebi em minhas leituras da codificação foi o fato de que foram escritas por um racista, dotado de um baixíssimo nível intelectual e, até mesmo, de uma profunda desonestidade intelectual.”

Digo que tivemos percepções bem diferentes. O primeiro livro que li da Codificação do Kardec foi ‘O Céu e o Inferno’ e foi sim muito bom para mim, pois comecei a compreender bem a Espiritualidade.
Digo também que não vi nenhuma desonestidade intelectual no trabalho do Kardec.

Você escreveu:
“Além disso, eu também percebi que as obras se baseavam em vários conceitos científicos equivocados da época, entre eles, frenologia, magnetismo animal (atualmente suplantado pelo conceito de sugestão hipnótica), entre outros.”

Eu me interessei mais pelas explicações com relação as intervenções dos Espíritos no mundo corporal, pois eu estava vivendo essas experiências desde janeiro de 1980 e queria sim compreender tudo o que estava acontecendo comigo, pois os psiquiatras com os quais já tinha conversado me falavam que tudo era fruto de doença mental ou esquizofrenia.
Eu também já tinha passado pela experiência com dois ótimos hipnotizadores e nenhum deles conseguiu me hipnotizar.

Você escreveu:
“Não existe algo como um "magnetismo animal". Essa substância é totalmente inexistente. O que era atribuído a esse fluído inexistente é, atualmente, atribuído á sugestão hipnótica.”

No início de 1981 fiz um curso de controle mental e comecei a compreender melhor o processo da hipnose, pois sempre me interessei porque umas pessoas são facilmente hipnotizadas e outras não.

Você escreveu:
“As curas realizadas por "magnetizadores" eram curas totalmente psicossomáticas de doenças psicossomáticas (Gr. psyche: mente; soma: corpo; em outras palavras: doenças produzidas pela influência da mente sobre o corpo). Eram curas produzidas por sugestão.”

Ouvi de várias pessoas que tudo o que acontecia comigo eram sim problemas da minha mente ou até mesmo doenças psicossomáticas e por isso comecei a estudar tudo o que vinha as mãos sobre mente humana (psique) e cheguei a descobri muitas coisas sobre o inconsciente individual e coletivo dos seres humanos. No ano de 2016 decidi a começar a estudar a obra do Carl Gustav Jung e vi como ele não conseguiu discernir bem o que é do inconsciente individual e do coletivo.

Você escreveu:
“Essa descoberta é terrível para o espiritismo, uma vez que o conceito de "Magnetismo" é central para o espiritismo. Também é arrasadora para a alegação kardequiana de que o magnetismo explica as curas realizadas por Jesus.”

Gabriel, eu ouvi de um psiquiatra em agosto de 1983 que até Jesus tinha problemas mentais e por isso ele fazia milagres, mas esse mesmo psiquiatra não soube me explicar alguns fenômenos de magnetismo, que aconteceram comigo bem na frente dele.
Gabriel, todos nós temos a nossa única e específica caminhada evolutiva cósmica e também a nossa Identidade Cósmica. Nada no processo evolutivo de cada Espírito criado simples e ignorante é sim padronizado, pois todos, após um certo nível evolutivo, conquista do direito à liberdade e ao livre arbítrio.
As leis também foram criadas, alteradas e até canceladas pelos líderes das sociedades durante a história da humanidade. As em vigor sempre tiveram de ser obedecidas para uma boa convivência e harmonia entre os membros de uma sociedade e quem não obedecia ou obedece às lei é sim julgado e até condenado pelos responsáveis pelo cumprimento das leis.
Eu comecei a viver experiências místicas no dia 07/01/1980, mas não fui preparado para vivê-las. Como não tive auxílio de ninguém, então no início do ano seguinte, comecei a conhecer a Doutrina Espírita na prática e na teoria. Isso para mim foi sim muito bom e uma grande novidade, pois tinha aprendido no seminário que nos Centros Espíritas não havia nada de bom e entendi que me ensinaram de uma forma bem errada.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:56 PM Aug 24, 2019
"Gabriel, eu ouvi de um psiquiatra em agosto de 1983 que até Jesus tinha problemas mentais e por isso ele fazia milagres, mas esse mesmo psiquiatra não soube me explicar alguns fenômenos de magnetismo, que aconteceram comigo bem na frente dele." Bom, meu caro, se esse psiquiatra te disse isso, então é a sanidade mental dele que é questionável. Quando alguém quer se tratar de uma doença, essa pessoa consulta médicos, não loucos; ela consulta médicos de um hospital, não internos de um clínicas pisiquiátrica. Por isso, também é um absurdo dizer que "Jesus tinha problemas mentais e por isso ele fazia milagres". Gary Collins, PhD em Psicologia Clínica, estudou profundamente o Evangelho e concluiu que nunca encontrou alguém com uma sanidade mental tão perfeita quanto a de Jesus. E esse sim eu posso assegurar que é um profissional sério.
0
Denunciar

Carlos Michalski 11:58 AM Aug 24, 2019
Rosario afirma que "caiu" do alto...!! do "alto" de onde se chamam de Quarta Revelação o Espírito da Verdade..!?...se chamam de "Consolador"uma doutrina Iluminista anticristã corrompendo o que disse Jesus,..o que não fazem com As Escrituras Sagradas...!! O Espírito do Engano que anima o Príncipe do mundo não consegue enganar os que conhecem A Verdade pelo Espírito de Deus...!! . . .Carlos Michalski . . . .24-8-2019 . . . .11:58h . . .
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:53 AM Aug 24, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 15:35 - 23/08/2019:
“Não. Eu aprendi em bons livros de História e Arqueologia Bíblica, ao contrário de você, que se limita a uma leitura rasa, superficial e descontextualizada do texto bíblico, totalmente desprovida do pano de fundo histórico.”

Gabriel, você escreveu o rodapé da minha postagem de 22:37 - 22/08/2019.
Vivendo e aprendendo.
Você poderia indicar alguns desses livros aqui, pois tenho sim interesse em aprender de tudo e depois lê-los poderei comentar algo sobre os mesmos.
Mas tenho toda certeza hoje de que Deus nunca aprovou guerras e anátemas contra qualquer povo.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:49 PM Aug 24, 2019
Se você quer indicações livros para lê-los com esses preconceitos e dogmas, acho que não vela a pena indicar-lhe qualquer boa referência. Uma fé verdadeiramente raciocinada não prenderia ninguém a dogmas como esses.
0
Denunciar

Carlos Michalski 11:45 AM Aug 24, 2019
Rosario Americo de Resende.Quando digo que não fales de Jesus ou de Deus,digo porque O NOME Jesus Cristo NÃO É apenas Amor e Perdão como vcs Romanianos-Lionenses afirmam...!! Jesus cristo na Plenitude dO NOME é AMOR,PERDÃO,VERDADE,REDENÇÃO e JUSTIÇA.Um "jesus kardec like"não existe,não salva e é artifício herético para cumplicidade com Necromancia e Idolatria . Creio ter sido bem claro..!! . .Carlos Michalski ....24-8-2019....11:45h . . .
9
Denunciar

Carlos Michalski 11:31 AM Aug 24, 2019
Rosario Americo,não fale em Jesus e nem fale de Deus,pois o homem não deve falar do que nega no coração e no espírito.O que o Carlos disse,..ponha mais lenha na fogueira pois tu és inescusável com tuas repetitivas e monótonas alegações.Nada tens com Jesus..!! Estaria eu julgando..!? Sim,..estou julgando..!! . . . . .Carlos Michalski . . . .24-8-2019 . . . .11:31h . . .
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:29 AM Aug 24, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 18:39 - 22/08/2019: “– Todos vós, homens de fé e boa vontade, trabalhai com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque recolhereis cem vezes mais o grão que tiverdes semeado. // . . . .Mentira...!! A Regeneração é pelo Poder do Espírito Santo..!! Humanismo é uma coisa e Cristianismo é outra..!! espíritos mentirosos conseguem enganar a muitos.Não existe "salvação por méritos"..!! ( Tito 3:5) . . .Carlos Mihalski . . .22-8-2018 . . .18:40h . . .”

Carlos, a Regeneração irá acontecer sim por meio da reencarnação.
A salvação é sim por meio de boas obras e isso está muito claro nos ensinamentos contidos nos quatro Evangelhos.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:23 AM Aug 24, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 12:14 - 23/08/2019: Diz o João Frazão numa crise aguda de Moralismo e Criticismo..!! .”Caro kurov. Teu comentario indicado como de 23-8-2019 . . .05:46h... Por que você não deixa de pretender denegrir os participantes e parte para tentar comentar sobre o assunto abordado pelo articulista?! Frazao - 23/08/2019 . . . . .É fácil responder Frazão,porque,o que você chama de denegrir é o que Allan Kardec fez com As Escrituras Sagradas e pior e mais covarde com O Nome de Jesus e contra A Sua Obra Redentora...!! Não vais me dizer agora que és espírita kardecista e não conivente com o Heresiarca de Lyon . . .!? Acuso sim, as grotescas e vergonhosas declarações de Rosario Americo e das evasivas fugidias do João Frazão que detesta A Soberania de Jesus Cristo,deturpa os textos bíblicos e presume falar com credibilidade ou autoridade sobre Jesus . . .!! Vc quer instigar o Carlos Michalski..!? Por que devo temer o João Frazão...!?.....temo Ao Senhor Meu Deus em Cristo,..o Meu Deus e teu constrangimento....!! . . . .Carlos Michalski . . . .23-8-2019 . . . .12:14h . . . .

Irmão Carlos, agradeço imensamente ao que você escreveu:

“Acuso sim, as grotescas e vergonhosas declarações de Rosario Americo...”

Isso me dá a oportunidade para divulgar mais 3 princípios: 7; 8 e 9, que fui adotando para mim, depois de janeiro de 1980. Os 6 primeiros já foram divulgados na postagem de 12:19 - 20/08/2019.

O sétimo (7º) princípio é:
“DEUS existe e é o ETERNO PRESENTE, pois para DEUS não existe passado e nem futuro, mas só o presente. DEUS é plenamente BOM, SÁBIO, PERFEITO e HUMILDE.
DEUS não deseja ser adorado, mas AMADO. DEUS ama infinitamente a todos e não faz acepção de espíritos encarnados e desencarnados.
DEUS iniciou a criação do NADA ABSOLUTO. Ele é o primeiro criador, mas não o único, pois Ele não guardou o segredo de SER CRIADOR só para Ele, então todo ser criado também pode se transformar em criador do NADA ABSOLUTO.
DEUS dirige todo o processo da evolução cósmica, mas Ele sempre respeita plenamente a liberdade de todos os outros, até daqueles que agem contra a vontade dos outros, inclusive a dEle mesmo.
Todo criador é responsável por suas criaturas até que elas alcancem a maioridade como espíritos e possam agir e se defender por conta própria”.

Esse princípio tem como base esses ensinamentos bíblicos:
1º) “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).
2º) “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9).
3º) “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai (Deus) que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos” (Mt 5,43 a 45) (Deus não faz acepção de pessoas).
4º) “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (5,48).
5º) “Aí alguém se aproximou dele e disse: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” Respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas se queres entrar a Vida, guarda os mandamentos”” (Mt 19, 16 e 17).
6º) “Ao retomar o seu caminho, alguém correu e ajoelhou-se diante dele, perguntando: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me chamas bom. Ninguém é bom senão só Deus”” (Mc 10, 17 e 18).
7º) “Certo homem de posição lhe perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus!” (Lc 18, 18 e 19).
E também em função de tudo o que vivi, vivenciei e aprendi por meio de mediunidade, após Janeiro de 1980, fazendo uma análise racional de tudo, mesmo que ninguém me compreendeu e ou me deu auxílio naqueles primeiros anos de mudanças de paradigmas em minha vida e também quando comecei a estudar a Doutrina Espírita na prática e na teoria.

O oitavo (8º) princípio é:
“NADA É PADRONIZADO com relação à caminhada evolutiva rumo à conquista da SABEDORIA de cada SER criado simples e ignorante. Primeiramente tudo irá depender do próprio SER em evolução e depois de ações dos outros SERES, que também estão evoluindo. No topo do processo evolutivo cósmico está o Espírito Incriado de Deus, que sempre respeita plenamente a LIBERDADE de TODOS e até daqueles, que não respeitam a liberdade dos outros”.

A razão deste princípio é a conquista da perfeição de todo o sistema e subsistemas existentes, ou que irão existir ainda, nessa imensidão do COSMO CRIADO e também de cada Espírito, que foi, é e será criado simples e ignorante.

O nono (9º) princípio é:
“Cada ser humano, que é um espírito criado, cria para si ideias ou imagens sobre Deus e pensa que suas ideias ou suas imagens sobre Deus representam ou são o verdadeiro e próprio Espírito de Deus, que deu o início à Criação, então saiba ouvir e entender aos outros, analise bem seus pontos de vista”.

A razão deste princípio foi intuição, que recebi da Espiritualidade, para inverter alguns ensinamentos bíblicos para encontrar soluções de problemas, quase insolúveis, para toda a humanidade, como os versículos do livro de Gênesis 1, 27 e 11, 1 a 9.
. Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 10:56 AM Aug 24, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 05:46 - 23/08/2019:
“Rosario Américo continua debochando da boa Fé alheia e escrevendo sandices...!! Não merece crédito e é uma vergonha para a coluna...!! . . .carlos michalski . . .23-8-2019 . . .05:46h...”

Irmão Carlos, eu não deboche da “boa Fé alheia”, mas digo que o poder da fé cega a todo crente e não permite que ele se liberte dos ensinamentos sofistas do passado sobre Deus, sobre a Bíblia e sobre a missão salvífica de Jesus.
A “boa Fé” auxilia a todos aqueles que ainda desconhecem a Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13).
Eu vivi sob esse poder dominador da fé, até aos meus 34 anos de vida, quando em janeiro de 1980 vivi o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) ou vivi o meu batismo com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3,11).
Até hoje nenhum líder religioso compreendeu o que vivi em janeiro de 1980, pois muitos desses líderes ficam satisfeitos com “o mistério da fé” e muitos outros ficam satisfeito com o que está escrito:
”As coisas escondidas pertencem a Iahweh nosso Deus; as coisas reveladas, porém, pertencem a nós e aos nosso filhos para sempre, para que ponhamos em prática todas as palavras desta Lei” (Dt 29,28 ou 29, dependendo da Bíblia que temos em mãos).
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:39 AM Aug 24, 2019
João Frazão. Paz plena.
Você escreveu em 13:33 - 23/08/2019:
“A nós debatedores:
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Aristóteles”

João Frazão, eu fiz um curso de exegese bíblica nos anos de 1987 a 1990 com um professor da PUC do Rio de Janeiro e numa das nossas aulas, esse professor, que era um padre jesuíta, falou assim:
“O Deus de muitos cristãos é anticristão”.

Todo aquele, que desconhece a PERFEIÇÃO, BONDADE, MISERICÓRDIA e ONISCIÊNCIA infinitas de DEUS, acredita num Deus, que já foi sedento de sangue no passado, como está escrito em muitos textos da Bíblia.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Carlos Michalski 10:43 PM Aug 23, 2019
O Frazão nega que Allan kardec tenha se lançado contra As Escrituras Sagradas..!!.Agora o Frazão quer que o Carlos defina o que seja A Obra Redentora de Jesus...!! É muito engraçado que um kardecista que estuda A Biblia no intuito exclusivo de deturpá-la faça tal pergunta,,! O João Frazão nunca leu Efesios 1:7...? o Frazão nunca leu que um francês anticristão disse que “a maior parte das Escrituras não merece crédito a não ser o Decálogo”.?! O Frazão “não entende” que Redenção seja o oposto a “reencarnação”..!? Quem tem de dar explicações são os devotos de um francês Humanista Iluminista Anticristão que propagou Heresias contra a Fé Cristã..!! Não afirmou Paulo que “qualquer outro evangelho” seria maldição...!? (Galatas 1:8,9) . . . . .o Carlos não precisa defender Jesus e Sua Obra Redentora,mas os hereges tem muito a explicar e um alto preço a pagar . . .!! . . . . Carlos Michalski . . . .23-8-2019 . . . . . .22:40h . . . .
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:29 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:16 - 22/08/2019:
“Coitadinhos, não é mesmo? Tão inocentes quanto o coitado do Jeffrey Dahmer ou o John Wayne Gacy. Fala sério! Por que não se preocupa com imoralidade de Kardec, que dizia que negros são iferiores corporalmente e espiritualmente? Um racista não tem moral para falar de imoralidade.”

Essa sua postagem está no rodapé da minha postagem de 12:12 - 22/08/2019, quando citei vários massacres e anátemas das tropas israelenses, quando conquistaram a Palestina e pelo visto você defende todos aqueles anátemas.
Eu só comecei a compreender bem a Bíblia depois que entendi que ela não era a Palavra de Deus, pois Deus nunca iria dar ordens para que acontecessem todos aqueles anátemas e massacres.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:47 PM Aug 24, 2019
Apresente provas.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:20 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:13 - 22/08/2019:
“Um bom exemplo está em Mateus 4:4. Jesus cita a Septuaginta em sua resposta a Satanás.”

Essa sua postagem é um comentário sobre o que perguntei na postagem de 12:03 - 22/08/2019:
Irmão Gabriel Alves, eu gostaria de ver esses textos da Septuaginta que foram citados por Jesus e pelos apóstolos para que eu tenha um melhor conhecimento. Você poderia indicá-los?

E você citou Mateus 4:4. Esse versículo está sim na Bíblia Septuaginta, mas ele também está na Bíblia Hebraica, veja:
“Ele te humilhou, fez com que sentisses fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais conheciam, para te mostrar que o homem não vive apenas de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que procede da boca de Iahweh”.
Gabriel, eu quero ver algum versículo que só consta na Septuaginta, pois só assim aceitarei que os discípulos de Jesus tinham também em mãos todos os livros que foram anexados pela Bíblia Septuaginta.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:47 PM Aug 24, 2019
A ignorância exposta nesse comentário é tão grande que eu deveria apenas ignorá-lo, mas farei de gentileza de explicar-lhe: O texto que Jesus citou diz: "(...) da boca de Deus". É a Septuaginta que diz "da boca de Deus", não a Bíblia hebraica. Esta última diz: da boca do Senhor (Iavé).
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:04 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:11 - 22/08/2019, que está no rodapé da minha postagem de 11:49 - 22/08/2019: “Alguma evidência disso? Porque se formos nos limitar ao que Jesus afirmou, ao invés do que Kardec afirmava sobre ele, é inegável que Jesus é Deus, o Criador.”

Gabriel veja estes versículos do Evangelho Segundo São João:
“Veio para o que era seu e os seus não o receberam” (Jo 1,11).
“Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena...” (Jo 16,12 e 13a). “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). “És mestre de Israel e ignoras essas coisas? Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos” (Jo 3,10 e 11).
“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil, devo conduzi-las também; elas ouvirão a minha voz, então haverá um só rebanho, um só pastor” (Jo 10,16).
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b). “O espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que vos disse são espírito e vida (Jo 6,63). “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (Jo 9,5).
“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13,34). “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando” (Jo 15,12 e 14). “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu vos chamo de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros (Jo 15,15 e 17). “Falei abertamente ao mundo. Sempre ensinei na sinagoga e no Templo, onde se reúnem todos os judeus, nada falei às escondidas” (Jo 18,20). “...Porque sei de onde venho e para onde vou” (Jo 8,14b). “Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que falo contigo” (Jo 4,26). “Diz-lhe Jesus: “Maria”. Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: “Rabbuni”, que quer dizer “Mestre”” (Jo 20,16). “Se não credes quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando vos falar das coisas do céu? (Jo 3,12). “Se, portanto, eu, o Mestre e o Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,14 e 15).
Jesus não nos impôs nenhum dogma, que tirasse a nossa liberdade..... até de pensar. Jesus nos deu o mandamento do amor e sua única ordem foi: “Isto vos mando: amai-vos uns aos outros” (Jo 15,17). “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar, e quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14,2 e 3).
“Ele, porém, lhes disse: “Tenho para comer um alimento que não conheceis”. Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra” (Jo 4,32 e 34). “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo 5,17).
“Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque saí de Deus e dele venho. Vós sois do diabo, vosso pai, e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,42a e 44). “Por isso não ouvis: porque não sois de Deus” (Jo 8,47b). “Todos os que vieram antes de mim, são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram” (Jo 10,8).
“Eu e o Pai somos um. Mas se as faço, mesmo que não acrediteis em mim, crede nas obras, a fim de conhecerdes e conhecerdes sempre mais que o Pai está em mim e eu no Pai” (Jo 10,30 e 38). “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas em quem em enviou, e quem me vê, vê aquele que me enviou” (Jo 12,44 e 45). “Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Jo 13,20). “Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: “Mostra-nos o Pai?” Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Crede-o, ao menos, por causa dessas obras. Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós” (Jo 14,9b,11 e 20). “Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e me manifestarei a ele. Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada” (Jo 14,21 e 23). “A fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós. A fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles” (Jo 17,21 e 26b). “Pai Santo, guarda-os em teu nome que me deste, para que seja um como nós” (Jo 17,11b).
“... Porque vou para o Pai. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu” (Jo 14,12c e 28). “Saí do Pai e vim ao mundo; de novo deixo o mundo e vou para o Pai” (Jo 16,28). “Que me enviou”, essa frase é repetida 20 vezes no Evangelho Joanino. “Quem me enviou” (Jo 7,29; 8,29; 12,44 e 15,21). “... Me enviaste”, Jesus repete essa 6 vezes em João. “Aquele que enviaste” (Jo 17,3). “Que Deus enviou” (Jo 3,34). “O Pai que o enviou” (Jo 5,23). “O Pai me enviou” (Jo 5,36 e 20,21). “... Que ele enviou” (Jo5,38 e 6,29). “Quem o enviou” (Jo 7,18 e 13,16).
Nesses trechos pode-se ver claramente que Jesus foi um enviado do Pai e que o Pai é maior do que ele. O verbo “enviou” aparece 35 vezes e “enviaste” 7 vezes no Evangelho Segundo São João.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:41 PM Aug 24, 2019
Você perdeu tempo escrevendo essa resposta enorme, uma vez que ele é refutada inteira por uma coisa simples: dupla natureza de Jesus. Jesus é Deus e homem. Todos os textos que falam dele como um enviado ou subordinado ao Pai se referem apenas à sua humanidade, não se referem à natureza divina dele. Ele era igual ao Pai no que se refere á deidade. Ele mesmo afirmou que era Deus e homem (Jo 8:40, 58)
0
Denunciar

João Frazão 8:09 PM Aug 23, 2019
Caro kurov.
Teu comentário indicado como de 23-8-019 . . .16:08h.
Nele você diz:
“Compara as páginas da Biblia com os Livros da Codificação e verás o Absurdo,Claro,Evidente e de Domínio Publico anticristianismo do Heresiarca de Lyon..!!”
Desde quando Kardec disse que a bíblia não tem valor?! O que ele fez com o seu livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, foi apresentar um novo entendimento sobre o Evangelho, sob a ótica e a lógica da Doutrina Espírita. Tanto assim o é, que o nome do livro é “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, ou seja, conforme a maneira como deve ser entendido o evangelho trazido por Jesus; nada mais do que isso; agora, se você não concorda com o que lá está dito é outra coisa, da mesma forma que, enquanto Jesus diz que a cada um será dado segundo as suas obras (Mt 16:27), você O contraria ao afirmar que a nossa salvação é pela graça e a fé, baseado em que diz Paulo em algumas passagens (Efésios 2:8)que seremos salvos pela graça, por meio da fé.
Só que você esquece que em outras passagens o próprio Paulo contraria esse tipo de salvação, conforme se vê em outras passagens, como em Rm 2:6-16, onde Paulo afirma que a cada um será recompensado segundo as suas obras – a vida eterna aos que fazem o bem e tribulação e angústia aos que fazem o mal. Se não acredita no que estou tentando mostrar, vá lá e leia...
Finalmente, lembro que você não respondeu minha pergunta sobre o que seja “Obra Redentora de Jesus”, pergunta essa feita nesse meu comentário a que você se e objeto do presente comentário.
Só peço que você, mais uma vez, não me venha com a desculpa de que cristão não é obrigado a responder pergunta de espírita, ou expressão equivalente.
Abraços. Frazão
P.S. Amanhã, logo cedo, estarei em viagem para descansar carregando pedras em meu matinho.
± 20:09 – 23/08/2019
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 7:57 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:10 - 22/08/2019:
“Use fatos verificáveis.”

Você escreveu isso no rodapé da minha postagem de 11:36 - 22/08/2019.
Gabriel, quando comento trechos bíblicos onde facilmente pode ser visto e compreendido que a Bíblia não é a Palavra de Deus, pois se fosse, então Deus não seria perfeito, mas teria se aperfeiçoado.
Quando dou testemunho do que já aconteceu comigo, você não aceita o meu testemunho, mas isso não me incomodada, pois fizeram o mesmo com Jesus (Jo 3,11).
Você aceita tudo o que foi escrito no passado, mas não aceita nada do que está acontecendo no presente, mas isso é próprio de ninguém segue a doutrina de “Sola Scriptura”.
Analise tudo o que estou fazendo e você terá em mão fatos verificáveis.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:29 PM Aug 24, 2019
Existe uma enorme diferença: essas coisas do passado a que você se refere são eventos que podem ser verificados e confirmados (e, de fato, foram) pela História e pela Arqueologia. Documentos históricos, achados arqueológico, inscrições, etc. Tudo veio confirmar o que a Bíblia, Antigo e Novo Testamento, já dizia a muito tempo. Você nega muitas coisas na Bíblia porque é muito dogmático. Eu, porém, não vou rejeitar esses fatos por causa de dogmas espíritas, com todo o respeito.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 4:44 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:08 - 22/08/2019:
“Use fatos verificáveis. A sua suposta experiência não é algo verificável para mim, portanto use argumentos válidos.”

Irmão Gabriel, essa sua postagem está no rodapé da minha postagem de 15:11 - 21/08/2019, que foi:

Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu:
“Você não falaria uma bobagem dessas se tivesse algum conhecimento teológico. Infelizmente, espíritas não lêem nada além de livros espíritas. Os autores desses livros não tem nenhum conhecimento teológico (o próprio Allan Kardec é o maior exemplo).”
Gabriel, eu leio de tudo, se você tivesse lido a minha postagem de 21:16 - 20/08/2019, não teria escrito isso aqui para mim. Veja o início da minha postagem de 21:16 - 20/08/2019:
“Amigos. Paz plena.
Estou digitando tudo o que escrevi no livro “Matar nossos deuses – Em que Deus Acreditar?” de José Maria Mardones. Veja o que escrevi nas páginas 17 a 19 (os textos entre parênteses são do livro):”
Esse livro foi escrito por um padre e teólogo católico.
O meu interesse desde janeiro de 1980, quando vivi o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) passou a ser a Verdade, que liberta e plena. O que me auxiliou muito no processo de compreender e entender a Verdade foi a revelação, que recebi em agosto de1982, durante a celebração de uma missa dominical; nesse revelação fiquei sabendo que também desci do céu (Jo 3,13).
Paz plena. Rosário.

Gabriel, com essa postagem mostrei para você que eu leio de tudo.

Vou postar aqui duas respostas que recebi o padre e teólogo João Batista Libânio:

(Eis a 1ª resposta, que recebi do padre João Batista Libânio da minha carta de 13/09/1992).
Belo Horizonte, 01 de Novembro de 1992.
Prezado Sr. Rosário A. Aproveito um intervalo nas minhas atividades paroquiais de fim de semana, passo a responder-lhe a carta de 13/09/1992.
Achei muito interessantes suas reflexões teológicas. Vejo como se interessa por este campo maravilhoso da reflexão sobre a fé. É difícil responder por escrito o que penso a respeito de suas colocações. Há muitas questões que envolvem a questão da redenção humana, do perdão de Deus, da ofensa a Deus etc.
Antes de tudo, vale uma célebre afirmação de Santo Tomás: “o que afirmamos de Deus é sempre mais equivocado que correto, pois sabemos mais o que Deus não é do que ele é”. Em termos filosóficos, nosso conhecimento de Deus é analógico. Tem uma dimensão de inadequação. Assim quando falamos que Deus se ofende aplicamos a Ele uma expressão humana. E você mostrou muito bem o lado frágil e errado da afirmação. Mas há também um lado verdadeiro. Deus se ofende pode significar uma maneira de exprimir que todo pecado tem uma dimensão de ruptura de nossa relação com Ele.
Nossa liberdade não acolhe a liberdade de Deus que nos oferece seu amor. Objetivamente é uma ofensa, não querer receber um presente. Assim quando você rejeita um presente, ofende o doador. E poderíamos ir analogicamente tratando dos outros pontos. Vai aí somente o ângulo de qualquer fala sobre Deus. Desejo-lhe muita dedicação à Bíblia. (assinado) J. B. Libânio.

(Eis a 2ª resposta, que recebi do padre João Batista Libânio da minha carta de 01/01/1993).
Belo Horizonte, 10 de Abril de 1993.
Prezado Sr. Rosário: Hoje é Sábado Santo. Nesta noite a Igreja celebra o mistério fulgurante da Ressurreição. Que a alegria e esperança do Ressuscitado lhe encham a vida.
Recebi sua carta. A sua carta revela grande manuseio e conhecimento da Escritura. Hoje ela é um mundo de pesquisas e descobertas. Assim para cada passagem podemos recorrer a especialistas.
Você levanta a questão de que Deus não perdoa porque ele não se ofende. Acontece que quando falamos de Deus, sempre o fazemos de modo figurado. E nisto há sempre imperfeições e, portanto, há aspectos que devem ser corrigidos. Assim você tem razão de dizer que Deus não se ofende, como nós nos ofendemos e nem perdoa, como nós perdoamos. Ora quando dizemos que “Deus perdoa”, há, porém, um elemento de verdade. – Qual? Tal afirmação baseada na Escritura revela um aspecto do coração de Deus, que sempre está disposto a acolher-nos sempre que nós nos tenhamos afastado dele, o tenhamos rejeitado. Nós o ofendemos, de nossa parte. Ele por sua vez, está a espera de nossa volta com seu coração aberto. Isto chamamos de “perdão”.
Por hoje é só. Que a Páscoa lhe dê paz e alegria. (assinado) J. B. Libânio.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 4:39 PM Aug 23, 2019
BH. 23/08/2019 – Carlos Michalski se dirigiu ao Senhor João Frazão, assim: – É fácil responder Frazão,porque,o que você chama de “denegrir é o que Allan Kardec fez com As Escrituras Sagradas e pior e mais covarde com O Nome de Jesus e contra A Sua Obra Redentora”...!! (Entre aspas de Júlio Maria.)

– Senhores, Allan Kardec utilizou das escrituras Sagradas somente aquilo que lhes apresentou de melhor para ser divulgado, ou seja, destacou que é por meio das “Obras”, trabalho, que se consegue alguma coisa. – Aqui, o senhor Carlos Michalski recorreu as Escrituras no sentido que somente na Obra Redentora, salvação pela Graça, foi o que ele se acha melhor para divulgar.

– Agora, lhes questiono: – Quem está “denegrindo” As Escrituras Sagradas???? – Kardec em apresentar esta Doutrina Maravilhosa, que é o Espiritismo, com esclarecimentos que coloca muitos a conhecer certas verdades??? Ou, Carlos Michalski no incentivo da ociosidade numa Fé Cega, para aqueles que se dizem escolhidos a salvação??? // Júlio Maria. ////////////////////////////////////////////////////////////
0
Denunciar

Carlos Michalski 4:09 PM Aug 23, 2019
Onde Frazão...!? Onde e quando e como o Allan Kardec adulterou As Escrituras todas...? Tu é "master" do espiritismo e não sabes..? Compara as páginas da Biblia com os Livros da Codificação e verás o Absurdo,Claro,Evidente e de Domínio Publico anticristianismo do Heresiarca de Lyon..!!Queres que eu gaste tempo com isso..?? Por que não fazemos isso publicamente perante um auditório repleto e gravamos tudo...?? . .Carlos Michalski . . .23-8-019 . . .16:08h . .
8
Denunciar

João Frazão 3:23 PM Aug 23, 2019
Caro kurov.
Teu comentário indicado como de 23-8-2019 . . . .12:14h
Nele você diz:
“É fácil responder Frazão,porque,o que você chama de denegrir é o que Allan Kardec fez com As Escrituras Sagradas e pior e mais covarde com O Nome de Jesus e contra A Sua Obra Redentora...!!”
Em virtude dessa tua afirmação, peço que você mostre onde Kardec denigre as Escrituras Sagradas, o nome de Jesus, e o que você costuma dizer ser Obra Redentora de Jesus, que até hoje você não conseguiu demonstrar que OBRA é essa, a não ser dizer que foi a Sua morte, coisa que não pode ser considerada como tal, pois, se ele foi condenado e executado por terceiros na cruz, só quem participou da Sua condenação e da Sua execução pode ser considerado como tendo praticado a “obra”, já que Jesus apenas sofreu as consequências da sentença e da execução delas decorrente; ou você pretende transformar uma obra praticada por outrem (sentença e execução) em obra praticada por quem sofreu suas consequências, no caso Jesus?!
Agora, veja a distorção do teu entendimento, uma vez que, ao invés de criticar a codificação elaborada por Kardec, você parte para atacar a pessoa do seu autor; ou o teu problema não é ser contra o entendimento de uma pessoa, mas contra a pessoa autora do entendimento? Será que é por isso que você ataca a pessoa e não o seu argumento? Veja que o Mestre e Senhor Jesus, a quem você chama de Soberano (ainda que Ele só se tenha denominado de Mestre e Senhor), pois disse na cruz:
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc 23:34)
Como de vê, meu caro, Ele não se referiu as pessoas, mas a suas atitudes, guardando uma coerência com o que fala a respeito das obras... Abraços. Frazão ± 15:23 23/08/2019
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 2:38 PM Aug 23, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 17:06 - 22/08/2019:
“Meu caro, eu já li a Bíblia inteira. Nem há o que responder. O que você está fazendo é o mesmo que postar o vídeo da execução do Ted Bundy (notório serial killer) e dizer que ele foi vítima de tirania. Me enoja quem defende criminosos.”

Essa sua postagem está no rodapé da minha postagem de 14:44 - 21/08/2019, quando citei o texto de 1Sm 15,1-3.

Gabriel, realmente você leu a Bíblia inteira e disso eu não tenho dúvida, como eu também já li.
A ordem que foi dada para o rei Saul por intermédio do profeta Samuel foi algo em torno de 2 séculos, após a batalha que está descrita em Êxodo 17,8-16, então foi sim um ato de vingança contra os descendentes daqueles que participaram da batalha descrita no Êxodo. Por causa de relatos como esse de 1Samuel 15,1-9 foi que comecei a entender que a Bíblia não é a Palavra de Deus.
Deus que é plenamente Perfeito e Bom nunca iria participar de um ato de vingança e matança até de crianças e recém nascidos.
Até janeiro de 1980 eu acreditava piamente que a Bíblia era a Palavra de Deus e acreditava também que tudo o que me foi ensinado nos meus 9 anos vivido como seminarista era verdades indiscutíveis e intocáveis.
Em janeiro de 1980, eu comecei a me libertar, após ouvir a seguinte frase, mais ou menos assim, de um dos meus professores do seminário:
“Li tudo o que você escreveu, não tem nada de novo, pois tudo se trata de assuntos da atualidade. Você precisa é de psiquiatra e não de padre”.
Essa atitude desse meu ex-professor muito sim muito boa para mim, pois me deixou livre para ir a busca e compreensão da Verdade.
Paz plena. Rosário.
1
Denunciar

Gabriel Alves 4:12 PM Aug 23, 2019
Primeiro, Deus é o padrão de justiça. É uma contradição tentar julgá-lo segundo seus próprios padrões, uma vez que você mesmo admite ser imperfeito. Segundo, Deus deu séculos para que aquele povo, inimigo declarado de Israel, se arrependesse. Eles não se arrependeram, mas ainda pretendiam destruir seu povo, através do qual ele havia prometido trazer salvação para todo o mundo. Deus não colocaria em risco seu plano salvífico para o mundo por causa de um povo imoral e assassino. Me responda um "deus" que abre mão de um plano salvífico abrangente a nível mundial por causa de uma noção kardequiana de "justiça" pode ser considerado justo? Naquela ocasião que você mencionou, registrada em Êxodo, os amalequitas estavam matando as pessoas mais fracas e idosos que estavam atrás. Você prefere chamar a ação de Deus para um povo desse tipo de "vingança" ou justiça"?
1
Denunciar

João Frazão 1:33 PM Aug 23, 2019
A nós debatedores:
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Aristóteles
0
Denunciar

Carlos Michalski 12:14 PM Aug 23, 2019
Diz o João Frazão numa crise aguda de Moralismo e Criticismo..!! .”Caro kurov. Teu comentario indicado como de 23-8-2019 . . .05:46h... Por que você não deixa de pretender denegrir os participantes e parte para tentar comentar sobre o assunto abordado pelo articulista?! Frazao - 23/08/2019 . . . . .É fácil responder Frazão,porque,o que você chama de denegrir é o que Allan Kardec fez com As Escrituras Sagradas e pior e mais covarde com O Nome de Jesus e contra A Sua Obra Redentora...!! Não vais me dizer agora que és espírita kardecista e não conivente com o Heresiarca de Lyon . . .!? Acuso sim, as grotescas e vergonhosas declarações de Rosario Americo e das evasivas fugidias do João Frazão que detesta A Soberania de Jesus Cristo,deturpa os textos bíblicos e presume falar com credibilidade ou autoridade sobre Jesus . . .!! Vc quer instigar o Carlos Michalski..!? Por que devo temer o João Frazão...!?.....temo Ao Senhor Meu Deus em Cristo,..o Meu Deus e teu constrangimento....!! . . . .Carlos Michalski . . . .23-8-2019 . . . .12:14h . . . .
6
Denunciar

João Frazão 11:35 AM Aug 23, 2019
Caro kurov.
Teu comentario indicado como de 23-8-2019 . . .05:46h...
Por que você não deixa de pretender denegrir os participantes e parte para tentar comentar sobre o assunto abordado pelo articulista?!
Frazao - 23/08/2019
1
Denunciar

João Frazão 8:58 AM Aug 23, 2019
Caro João Cesar.
Ainda em referencia ao teu comentário de 09:51 - 21/08/2019.
Nele você diz:
“Senhor João Frazão, aproveitando a sua atenção, poderia me explicar: POR QUE JESUS DISSE PARA TOCA-LO QUANDO SE APRESENTOU NO MEIO DELES, APÓS SUA RESSURREIÇÃO, POR QUE ELES PENSAVAM QUE VIAM UM ESPIRITO?” Porque Ele disse isso, eu não sei; mas que houve um fenômeno físico chamado de materialização, isso houve. Sabe porque? Simplesmente porque, se eles estavam de portas trancadas com medo dos judeus, Ele só poderia ter entrado lá na condição de corpo espírito e não na condição de um corpo sólido, como o corpo humano; digo na condição de corpo espiritual, pois é nessa condição que eles se apresentam na ocorrência do fenômeno da vidência. Ou você nunca ouviu falar em vidência, fenômeno esse de que está cheio o texto bíblico?!...
Abraços. Frazão
± 8:58 – 23/08/2019
0
Denunciar

Carlos Michalski 5:46 AM Aug 23, 2019
Rosario Américo continua debochando da boa Fé alheia e escrevendo sandices...!! Não merece crédito e é uma vergonha para a coluna...!! . . .carlos michalski . . .23-8-2019 . . .05:46h...
9
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:32 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“"Gabriel, nós estamos sim buscando o nosso aperfeiçoamento, mas Deus é sim Perfeito (Mt 5,48) e Bom (Mt 19,17; Mc 10,18 e Lc 18,19)." Então, se você admite a sua imperfeição, também não tem condições de julgar um Ser que é perfeito. "Gabriel, o cúmulo da incoerência é defender e ensinar que Deus já se satisfez com sangue de animais no passado para resgate de pecados e se satisfez plenamente com o sangue de Jesus derramando na cruz e assim perdoou o gênero humano." Não, meu amigo. O cúmulo da incoerência é se dizer cristão e não acreditar na Bíblia (ou selecionar apenas o que é conveniente, como fazem os espíritas).”

Gabriel, eu não estou julgou a Deus, que é Perfeito e Bom, mas mostrando a forma errada de ensinar a Bíblia, pois a Bíblia não é a Palavra de Deus. Se a Bíblia fosse a Palavra de Deus, então Deus se aperfeiçoou, pois o Antigo Testamento em muitos textos nos apresenta um Deus com os piores defeitos mais terríveis tiranos humanos.
O meu objetivo desde janeiro de 1980 passou a ser a Verdade e a Bíblia sempre tem razão, mas o problema está no ensino errado sobre a Bíblia.
A Bíblia é sim um conjunto de livros, que nos mostram o processo do nosso aperfeiçoamento ou o caminho para a conquista de nossa perfeição por meio do PERDÃO de todas as ofensas recebidas e da vivência do AMOR para com todos, inclusive para com os nossos inimigos se ainda os tivermos.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 4:03 PM Aug 23, 2019
Primeiro, você nunca deve ter lido o Antigo Testamento, do contrário, saberia que o Antigo Testamento fala mais sobre o amor de Deus que o Novo Testamento ( você não leu errado e também não teria essa surpresa se já o tivesse lido, basta fazer um levantamento da quantidade de vezes em que o AT e o NT falam do amor de Deus). "A Bíblia é sim um conjunto de livros, que nos mostram o processo do nosso aperfeiçoamento ou o caminho para a conquista de nossa perfeição por meio do PERDÃO de todas as ofensas recebidas e da vivência do AMOR para com todos, inclusive para com os nossos inimigos se ainda os tivermos." A ênfase bíblica sempre foi mais sobre o amor de Deus por nós. É por dele que somos salvos, não por causa do nosso amor pelo próximo. Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. Isaías 64:6 É assim que Deus vê as nossas obras de caridade. É por isso que a salvação é pela graça. Ninguém pode salvar a si mesmo. Essa também é a grande diferença entre as obras de caridade de um espírita as de um verdadeiro cristão: o espírita faz caridade por fins egoístas, pensando no seu suposto aperfeiçoamento, não o faz porque realmente quer ver a outra pessoa bem. O cristão, porém, sabe que essas obras não servirão de nada para ele, mas ainda assim as faz. O cristão realmente ama a Deus e ao próximo, o espírita ama a si mesmo.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:21 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“"Gabriel, veja o que está escrito em Mateus 5,44-45: ”Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos” (Mt 5,44-45). Deus não pune a ninguém."
Você deve estar enxergando demais. Nenhuma única parte desse texto afirma isso (que Deus não pune ninguém). Agora, se você voltar alguns versículos neste mesmo capítulo, encontrará os seguintes dizeres: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno." Mateus 5:27‭-‬30 É impossível ser mais explícito. Essa punição é ainda pior do que qualquer uma daquelas encontrada no Antigo Testamento.”

Gabriel, nos versículos de Mateus 5,27-28, foi nos ensinado como devemos agir para nos aperfeiçoar, pois não se pode desejar um adultério nem pelo pensamento. E nos versículos de Mateus 5,29-30 também existe a orientação para não cometermos nenhum escândalo e está escrito que quem arranca o olho e ou a mão é sim a própria pessoa que cometeu o escândalo e não foi passado ao fio da espada, como aconteceu nos anátemas do Antigo Testamento, matando homens e mulheres, crianças e recém nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumento (1Sm 15,3).
Deus realmente não pune a ninguém, mas ao Filho foi confiado o julgamento e o Filho é sim um representação de todos nós, veja:
“Porque o Pai a ninguém julga, mas confiou ao Filho todo julgamento”.
Já disse que quando recebi a explicação sobre o dogma da Santíssima Trindade, ficou claríssimo para mim que Deus ou a Divindade é sim só a primeira pessoa da Trindade.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 3:54 PM Aug 23, 2019
Você está fingindo não ver a parte principal do texto: "(...) pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno (...) porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno (...)" Se isso não for uma punição (ainda mais severa que uma simples morte em guerra, como aquelas do AT), eu não sei o que poderia ser. Se o inferno não for uma punição, então aquelas guerras do AT também não são.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:01 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“Terceiro, eu também sugiro que leia a própria "codificação" que tanto admira, onde Allan Kardec criou uma "divindade" contraditória e incoerente à sua própria imagem e semelhança. Veja o Livros dos Espíritos, questão 744 e 745. Nesta ocasião, Allan Kardec afirma da maneira mais hipócrita que Deus usa guerras e esmaga os povos para fazê-los progredir mais depressa. E eu não sei que moral um racista como ele tem para dizer que "o Deus de Moisés é isso aquilo", se seu próprio racismo é o cúmulo da imoralidade. Quarto, as cidades atacadas pela ordem de Deus eram sedes e operações do governo. O resto da população (incluindo mulheres e crianças) viviam nas zonas rurais circundantes. Um bom livro de História ou Arqueologia teria evitado que você acreditasse nessas besteiras de Kardec.”

Gabriel, logo que li esse seu texto fui ver no meu trabalho sobre perguntas sobre Deus com relação ao “O Livro dos Espíritos”, não encontrei as duas perguntas 744 e 745, como pode ser visto a seguir:
59) O Livro dos Espíritos nos dá uma clara noção sobre Deus?
Resposta: “NÃO”.
Com raras exceções, todas as vezes que é citado o nome de Deus em “O Livro dos Espíritos” (OLE) tem uma apresentação muito próxima da visão da Doutrina Católica, que ensina que Deus é um Ser onipotente, onisciente, justo e onipresente, constituído de três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Um Deus Uno e Trino, que é o mistério da Santíssima Trindade.
Por meio da Espiritologia é possível separar as intervenções e revelações do Espírito de Deus e as de qualquer outro espírito criado.
E eis algumas perguntas e respostas com características específicas:
Deus é justo (Veja a pergunta 47: o termo justo não é adequado para fazer referências a Deus), ver citações nas perguntas de números do OLE: 13; 116; 131; 133; 561; 583; 680; 747; 850; 872; 969; 1009.
Deus permite ou não (Veja a pergunta 31, pois Deus respeita a liberdade de todos), ver citações nas perguntas de números do OLE: 17; 19; 123; 209; 258; 295; 328; 355; 394; 404; 466; 470; 515; 531; 535; 536; 551; 574; 615; 628; 719; 856; 868; 870; 926.
Justiça e julgamento de Deus (Veja as respostas das perguntas 11 e 12: Deus não julga e nem condena), citações nas perguntas de números do OLE: 20; 101; 171; 199; 222; 224; 271; 338; 393; 637; 646; 655; 657; 664; 670; 672; 746; 748; 750; 764; 765; 772; 781; 808; 834; 836; 863; 883; 919; 948; 949; 956; 962; 1000; 1003; 1010; 1012; 1018.
Leis de Deus (Veja as respostas das perguntas 21 e 76: Deus não criou leis), citações nas perguntas de números do OLE: 59; 205; 358; 604; 614; 615; 616; 617; 618; 619; 620; 621; 622; 623; 625; 626; 627; 629; 630; 635; 636; 638; 646; 647; 648; 684; 699; 714. 717; 735; 743; 763; 772; 788; 789; 803; 806; 822; 829; 888; 889; 906; 918; 921; 930; 964; 984; 1003; 1018; conclusão II, VI e VIII.
Ordens e imposições de Deus, e, envio de mensageiros (Veja as respostas das perguntas 31; 43; 48 e 49: Deus respeita a liberdade de todos e quem envia alguém é porque não pode ir), citações nas perguntas de números do OLE: 19; 113; 115; 119; 132; 144; 178; 224; 244; 258; 262; 273; 337; 385; 495; 523; 562; 660; 666; 711; 984; 1001e 1008.
A vontade de Deus (Veja as perguntas e respostas 30 e 31), ver citações nas perguntas de números do OLE: 78; 117; 236; 360; 392; 402; 529; 557; 558; 569; 579; 584; 666; 701; 703; 712; 708; 740; 741; 769; 774; 778; 787; 802; 869; conclusão V.
Veja citações diversas sobre Deus nas perguntas de O Livro dos Espíritos: 1; 3; 9; 10; 12; 21; 27; 28; 41; 42; 49; 54; 77; 126; 175; 243; 265; 334; 336; 344; 366; 430; 438; 455; 462; 465; 479; 501; 509; 540; 576; 582; 585; 592; 603; 607; 610; 613; 624; 631; 633; 634; 642; 650; 654; 656; 658; 661; 663; 667; 668; 669; 671; 673; 676; 679; 681; 683; 687; 692; 693; 698; 704; 724; 725; 726; 728; 729; 730; 737; 738; 757; 766; 783; 790; 804; 805; 814; 816; 817; 820; 828; 830; 853; 855; 859; 871; 873; 876; 878; 882; 897; 910; 925; 928; 936; 940; 944; 946; 951; 952; 953; 959; 963; 969; 985; 997; 999; 1006; 1009; Conclusão IV, V; VIII e IX.

Então fui ver as duas perguntas e respostas: Nas perguntas não é citado Deus, mas “Providência” e eu escrevi no meu exemplar de O Livro dos Espíritos sobre a pergunta 744: ver pergunta 735 e respostas imperfeitas.
E na pergunta 745 eu escrevi:
Cada um pagará conforme as suas culpas (Mt 5,26) ou dívidas (Mt 18,34).
Gabriel, como eu reencarnei numa família católica e fui estudar num seminário católico, então a minha responsabilidade primeira é com relação aos princípios sofistas da Igreja.
Sobre a Doutrina Espírita digo que por meio dela eu consegui compreender muito bem a Bíblia, pois vários Espíritos criados e desencarnados fizeram suas intervenções em vários textos bíblicos e com desejos de vingança, e foram sim considerados como se fossem o único e próprio Deus.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 3:50 PM Aug 23, 2019
Na pergunta de Kardec consta a palavra "Providência". O significado dessa palavra é da disposição de meios para se chegar a um fim. No sentido teológico (Kardec devia saber disso se chegou a ser mesmo um católico) significa o controla de Deus sobre as coisas para atingir seus objetivos. Então, não adianta vir com essa desculpa de que a resposta não cita "Deus".
0
Denunciar

Gabriel Alves 3:47 PM Aug 23, 2019
A única coisa que eu percebi em minhas leituras da codificação foi o fato de que foram escritas por um racista, dotado de um baixíssimo nível intelectual e, até mesmo, de uma profunda desonestidade intelectual. Além disso, eu também percebi que as obras se baseavam em vários conceitos científicos equivocados da época, entre eles, frenologia, magnetismo animal (atualmente suplantado pelo conceito de sugestão hipnótica), entre outros. Não existe algo como um "magnetismo animal". Essa substância é totalmente inexistente. O que era atribuído a esse fluído inexistente é, atualmente, atribuído á sugestão hipnótica. As curas realizadas por "magnetizadores" eram curas totalmente psicossomáticas de doenças psicossomáticas (Gr. psyche: mente; soma: corpo; em outras palavras: doenças produzidas pela influência da mente sobre o corpo). Eram curas produzidas por sugestão. Essa descoberta é terrível para o espiritismo, uma vez que o conceito de "Magnetismo" é central para o espiritismo. Também é arrasadora para a alegação kardequiana de que o magnetismo explica as curas realizadas por Jesus.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 10:37 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“Segundo, qualquer historiador sabe que aquele tipo de guerra tinha como alvos de destruição os líderes políticos e suas forças militares, além dos líderes religiosos, não civis não-combatentes.”

Irmão, eu nunca tinha ouvido essa informação. Isso você deve ter aprendido nas escolas que não têm como justificar os atos de anátema, que constam nas páginas da Bíblia no Antigo Testamento.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 3:35 PM Aug 23, 2019
Não. Eu aprendi em bons livros de História e Arqueologia Bíblica, ao contrário de você, que se limita a uma leitura rasa, superficial e descontextualizada do texto bíblico, totalmente desprovida do pano de fundo histórico.
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 8:18 PM Aug 22, 2019
BH. 22/08/2019 – Senhores, Carlos Michalski, disse: – espíritos mentirosos conseguem enganar a muitos. Não existe "salvação por méritos"..!! // Então, então, conforme palavras dos evangélicos, A Salvação será pela Graça, e para aqueles que foram escolhidos; – Como fica então, a posição do Espírito após a sua evolução? – E a posição do ser humano após a sua morte física? – É para o senhor Carlos Michalski responder, com todas as letras... Aguardo, Júlio Maria. ////////////////////////////////////////
0
Denunciar

João Frazão 6:47 PM Aug 22, 2019
Caro João Cesar.
Teu comentário de 22:20 - 21/08/2019.
Não sei se você não entendeu ou se está querendo dar uma de desentendido, pois, desde o início deixei claro que a bíblia não diz que criou os planetas, já que no ato da criação dos corpos celestes (luminares – o maior, o menor e as estrelas) não menciona que Ele criou os planetas. Por que será que o inspirado escritor não os mencionou, ainda que de forma genérica, como fez com todos os demais “seres vivos” quando quis generalizar?
Além disso, meu caro, lembre-se de que no verso 1:17 está escrito:
“E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,”, o que mostra que só os criados no versículo 16 é que foram colocados no firmamento, palavra essa que indica que eles foram lá fixados, cada um na sua posição, inclusive os dois luminares, já que um (Sol) se destinava a indicar o dia e o outro (Lua) a indicar a noite e as estrelas.
Daí, pergunto: onde estão os planetas, se só foram fixados, no ato da criação o Sol, a Lua e as estrelas? Não é forçar demais indicar outras passagens da bíblia, tentando justificar a menção nela dos planetas, se até um deles foi confundido como sendo duas estrelas – a matutina e a vespertina, que hoje é sabido que é um planeta, que recebeu o nome de Venus pela Ciência?! Ou você não aprendeu isso no curso primário!?...
Logo, meu caro, só resta aceitar que, embora os planetas existam como criação de Deus, o escritor de Genesis, já que nenhum ser humano é perfeito, errou ao não indicar os planetas como tendo sido criados quando da descrição da criação dos corpos celestes. Ou você, ainda que não exista a indicação da criação dos planetas, você ainda vai continuar afirmando que a bíblia é inerrante, apesar dela ter sido escrita pelo homem?...
Abraços. Frazão
± 18:47 – 22/08/2019
0
Denunciar

Carlos Michalski 6:39 PM Aug 22, 2019
– Todos vós, homens de fé e boa vontade, trabalhai com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque recolhereis cem vezes mais o grão que tiverdes semeado. // . . . .Mentira...!! A Regeneração é pelo Poder do Espírito Santo..!! Humanismo é uma coisa e Cristianismo é outra..!! espíritos mentirosos conseguem enganar a muitos.Não existe "salvação por méritos"..!! ( Tito 3:5) . . .Carlos Mihalski . . .22-8-2018 . . .18:40h . . .
7
Denunciar

Júlio Maria da Silva 6:09 PM Aug 22, 2019
BH. 22/08/2019 – Senhores referente a Regeneração dos Homens e do Globo Terrestre, constante no Livro dos Espíritos, ditado pelo Espírito de São Luiz, pergunta, 1018, ou seja há mais de 150 Anos. – “O reino do bem poderá um dia realizar-se na Terra”?

– O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons predominarem sobre os maus; – Então eles farão reinar na Terra o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. // Pelo progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e afastará os maus; mas os maus só a deixarão quando o homem tiver expulsado de si o orgulho e o egoísmo.

– A transformação da humanidade foi anunciada e é chegado o tempo em que todos os homens amantes do progresso se apresentam e se apressam, porque essa transformação se fará pela encarnação dos Espíritos melhores, que formarão sobre a Terra uma nova ordem. // Então, os Espíritos maus, que a morte vai retirando a cada dia, e aqueles que tentam deter a marcha das coisas serão excluídos da Terra porque estariam deslocados entre os homens de bem dos quais perturbariam a felicidade.

– Eles irão para mundos novos, menos avançados, desempenhar missões punitivas para seu próprio adiantamento e de seus irmãos ainda mais atrasados. // Nessa exclusão de Espíritos da Terra transformada não percebeis a sublime figura do paraíso perdido?

– E a chegada à Terra do homem em semelhantes condições, trazendo em si o gérmen de suas paixões e os traços de sua inferioridade primitiva, a figura não menos sublime do pecado original? – O pecado original, sob esse ponto de vista, se refere à natureza ainda imperfeita do homem, que é, assim, responsável por si mesmo e por suas próprias faltas e não pelas faltas de seus pais.

– Todos vós, homens de fé e boa vontade, trabalhai com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque recolhereis cem vezes mais o grão que tiverdes semeado. // Infelizes aqueles que fecham os olhos à luz. // Preparam para si longos séculos de trevas e decepções; infelizes os que colocam todas as suas alegrias nos bens deste mundo, porque sofrerão mais privações do que os prazeres de que desfrutaram; infelizes, principalmente, os egoístas, porque não encontrarão ninguém para ajudá-los a carregar o fardo de suas misérias. // São Luís – O Livro dos Espíritos // por Allan Kardec... // Júlio Maria. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 12:12 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“"Para você então quem manda assassinar homens, mulheres, crianças e recém nascidos é perfeito. Pensei que você já estivesse um livre dos ensinamentos sofistas do passado sobre Deus, que é Perfeito, Bom e Misericordioso, pois o Deus que o Antigo Testamento nos apresenta tem sim os piores defeitos dos maus terríveis tiranos humanos."
Vê-se logo que você não deve nem ter lido a Bíblia antes de escrever essas besteiras. Primeiro, procure o significado do termo "asssassinar". Os hebreus não assassinaram ninguém, eles mataram um povo imoral e idólatra. Aquelas pessoas faziam sexo nos sexo com as sacerdotisas nos templos religiosos e até sacrificava crianças. Agora se você acha que um tipo de pessoa assim é inocente, então eu começo a ficar preocupado com você.”

Irmão Gabriel, veja os textos a seguir e verá que li sim a Bíblia antes de escrever o que escrevi:

Nas citações a seguir pode-se ver que aconteceram muitos anátemas e derramamento de sangue em nome de Deus e até por orientação de Deus: isso nunca foi algo perfeito e divino, então não foi de Deus, mas obra de falsos deuses, que ainda são considerados como se fossem o próprio e único Espírito Santo de Deus por muita gente:
Gn 12,7: Promessas para entregar à posteridade de Abraão as terras onde ele estava e que pertenciam a outros povos.
Gn 13, 14 a 17: Ratificação das promessas feitas em Gn 12,7.
Gn 15: Continuação das promessas de posse futura das terras, onde outros povos já habitavam e orientação para “guerras e massacres futuros”.
Gn 17, 1 a 22: Continua a ratificação das promessas aos descendentes de Abraão das terras, que eram habitadas por outros povos. Isso não foi obra de Deus, o bom, o perfeito e plenamente sábio.
Gn 22, 15 a 18: Nova confirmação das promessas feitas ao patriarca Abraão.
Gn 24, 6 e 7: Abraão comenta sobre as promessas feitas a ele por um “Espírito”, que o Abraão julgou ser o próprio Espírito de Deus e o que é aceito até hoje por quase todos os judeus e por quase todos os seguidores da Bíblia.
Gn 26, 2 a 6: As mesmas promessas são feitas ao patriarca Isaac.
Gn 28, 13 a 15: Agora as promessas são feitas ao patriarca Jacó.
Ex 3, 7 a 17: Um poderoso espírito, que Moisés julgou ser o próprio Espírito de Deus, apareceu ao profeta Moisés e começou a dar as orientações para futuros massacres de muitos povos.
Ex 6, 2 a 8: O espírito, que muitos pensam ser o próprio Deus, recorda e reafirma a aliança e promessas, que foram feitas com os patriarcas.
No processo da entrega do poder a Moisés e aos israelitas, o poderoso espírito destrói o ânimo e a coragem dos egípcios por terríveis pragas (Êxodo 7,8 a 12), finalizando com a morte de todos os primogênitos das famílias egípcias e de seus animais (Ex 12,29). Isso nunca poderia ter sido aceito como ato ou obra de Deus, o bom (Mt 19,17; Mc 10, 18 e Lc 18,19) e plenamente perfeito (Mt 5,48).
Ex 13,11: Moisés reafirma a entrega da Palestina aos israelitas como obra de Deus e cumprimento das promessas divinas.
Ex 14, 15 a 31: Tudo foi feito pelo “Espírito” para a destruição completa dos exércitos egípcios e a vitória dos israelitas. Deus não age assim, pois Ele é Deus de todos.
Ex 17,8 a 16: Um “Espírito” participa de guerra e ainda faz promessas de vingança.
Números 31, 1 a 12: Guerra e conquista de Madiã. Todos os varões foram mortos (Nm 31, 7). Mulheres e crianças foram cativadas (Nm 31,9). Morte de todas as crianças masculinas e de todas as mulheres e meninas que já não eram virgens (Nm 31, 17 e 18).
Números 33, 50 a 56: Continuação das promessas feitas aos patriarcas e ao próprio Moisés, incluindo a confirmação dos futuros massacres de muitos povos.
Dt 7, 1 a 6: Moisés orienta como o povo israelita deverá agir quando for introduzido na terra da Palestina, todas as nações deverão ser sacrificadas por meio de anátemas totais.
Dt 20, 10 a 20: Orientações para as conquistas, massacres e anátemas futuros.
Promessas de um “Espírito” para conquistas e massacres:
Josué 1, 1 a 5: Orientação para invadir e conquistar tudo conforme ordens dadas ao Josué.
Josué 8, 1 a 3: O “Espírito” incentiva a Josué para tratar Hai como foi feito com Jericó.
Josué 10, 8: O “Espírito” incentiva e dá ânimo a Josué para destruir os reis amorreus.
Josué 11, 6: O Espírito incentiva a Josué para combater e traspassar os reis do norte.
Josué 13, 1 a 7: O Espírito orienta a Josué para distribuir também para os filhos de Israel até as terras ainda não conquistadas.
Exigência de Fidelidade (Josué 1, 6 a 9). Um Espírito exige obediência e fidelidade.
Conquistas, massacres e anátemas totais:
Josué 5, 13 a 15: O Espírito intervém e promete participar das lutas.
Josué 6, 17 a 21: Guerra de conquista e anátema de tudo em Jericó. Tudo é passado ao fio da espada (Js 6,21).
Josué 8, 1 a 3: Promessa do Espírito para destruição de Hai.
Josué 8, 14, a 29: Destruição da população de Hai (Js 8,26).
Josué 10, 10 a 15: Guerra e destruição de 5 reis e de seus exércitos. Josué matou os reis derrotados (Js 10,26).
Josué 10,28: Massacre e anátema de Maceda.
Josué 10, 29 e 30: Massacre e anátema de Lebna. Tudo é passado ao fio da espada (Js 10,30).
Josué 10, 31 a 33: Massacre e anátema da Laquis. Tudo é passado ao fio da espada (Js 10,32).
Josué 10, 34 e 35: Massacre e anátema de Eglon. Tudo é passado ao fio da espada (Js 10,35).
Josué 10, 36 e 37: Massacre e anátema de Hebron. Tudo é passado ao fio da espada (Js 10,36).
Josué 10, 38 e 39: Massacre e anátema de Dabir. Tudo é passado ao fio da espada (Js 10,30).
Josué 10, 42: O Espírito Iahweh combatia por Israel.
Josué 11, 5 a 9: Conquista de vários reis e seus povos em Merom e não escapou nenhum sobrevivente (Js 11,8).
Josué 11, 10 e 11: Conquista e massacre de Hasor. Tudo é passado ao fio da espada (Js 11,11).
Josué 11, 12: Conquista, massacre e anátema de várias cidades com seus reis e povos. Tudo é passado ao fio da espada.
Josué 11, 14: Todos os seres humanos foram passados ao fio da espada.
Josué 11, 15 a 20: Ordem de Iahweh e de Moisés a Josué, que cumpriu e executou os massacres.
Josué 11, 21: Extermínio dos enacins.
Josué. 12,24: Foram exterminados ao todo 31 reis e seus povos.
1Samuel 15,1 a 3: Um “Espírito” dá ordens para matar todos os amalecitas, incluindo os animais.
1Samuel 15,33: Decapitação do rei Agag diante de Iahweh pelo profeta Samuel.
1Reis 18,40: Decapitação de 450 profetas de Baal pelo profeta Elias.
Rosário. Paz plena.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:16 PM Aug 22, 2019
Coitadinhos, não é mesmo? Tão inocentes quanto o coitado do Jeffrey Dahmer ou o John Wayne Gacy. Fala sério! Por que não se preocupa com imoralidade de Kardec, que dizia que negros são iferiores corporalmente e espiritualmente? Um racista não tem moral para falar de imoralidade.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 12:03 PM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“"O que eu quis dizer é que na época de Jesus já existiam duas Bíblias, mas os judeus seguiam sim a Bíblia Hebraica e a seguem até hoje, pois eles não aceitam os livros e capítulos que foram anexados pela Bíblia Septuaginta." O mais correto a dizer seria que os judeus usavam ambas. Tanto isso é verdade que a Septuaginta era sempre citada por Jesus e pelos apóstolos. Porém, os judeus consideravam inspirados apenas os 66 livros da Bíblia Hebraica, excluindo os demais e os acréscimos presentes na Septuaginta.”

Irmão Gabriel Alves, eu gostaria de ver esses textos da Septuaginta que foram citados por Jesus e pelos apóstolos para que eu tenha um melhor conhecimento. Você poderia indica-los?
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:13 PM Aug 22, 2019
Um bom exemplo está em Mateus 4:4. Jesus cita a Septuaginta em sua resposta a Satanás.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:49 AM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 13:58 - 21/08/2019:
“Infelizmente, espíritas não lêem nada além de livros espíritas. Os autores desses livros não tem nenhum conhecimento teológico (o próprio Allan Kardec é o maior exemplo). Jesus tinha duas naturezas: humana e divina. As duas estavam unidas na pessoa dele. Na Teologia, chamamos isso de doutrina da União Hipostática. Isso explica tanto o aspecto em que ele é onisciente (como Deus) quanto o aspecto em que não é (apenas em sua natureza humana: como homem).”

Irmão, realmente os livros espiritas ensinam a Espiritologia, mas eu estudo de tudo: veja as minhas postagens de 21:16 - 20/08/2019 e 15:11 - 21/08/2019.
Todos nós, que somos Espíritos encarnados, temos duas naturezas: a humana e a espiritual. Todos temos sim a nossa única e especifica caminhada evolutiva cómica e a nossa Identidade Cósmica, eu já conheço uma boa parte da minha caminhada e você deveria começar a querer se autoconhecer, pois isso irá lhe fazer muito bem quando chegar o momento de deixar o seu corpo físico na terra.
Irmão, cuidado com essa sua Teologia e com doutrina da União Hipostática.
Deus é sim só a primeira pessoa da tão falada Trindade Santa e só Deus é Onisciente.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:11 PM Aug 22, 2019
Alguma evidência disso? Porque se formos nos limitar ao que Jesus afirmou, ao invés do que Kardec afirmava sobre ele, é inegável que Jesus é Deus, o Criador.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:36 AM Aug 22, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Irmão vou dividir a sua postagem de 13:58 - 21/08/2019 em vários textos para não ficar uma postagem muito longa e assim fica também mais compreensível.
Você escreveu: “Rosário Américo de Resende, boa tarde. Você escreveu: "Gabriel, o texto de João 21,17 não prova nada que os livros do Novo Testamento seriam escritos." Eu nunca disse que esse texto prova isso, mas sim a onisciência de Jesus. "Se Jesus fosse onisciente, então os versículos de Mateus 24,36 e Marços 13,32 estão errados. Veja: “Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho , mas só o Pai” (Mt 24,36). O mesmo assunto está em Marcos 13,32." Você não falaria uma bobagem dessas se tivesse algum conhecimento teológico.”

Irmão o texto de João 21,17 também não prova que Jesus era onisciente
Eu passei a compreender muito melhor a Bíblia depois que recebi revelação, em agosto de 1982, de que também desci do céu.
Digo também que consegui me libertar de muitos ensinamentos sofistas das doutrinas religiosas, depois que recebi em agosto de 1983 uma revelação explicativa do dogma sobre o mistério da Santíssima Trindade, pois Deus é Uno e não Trino.
Também passei a ter um melhor conhecimento teológico depois que vivi a primeira sintonia clara e consciente com o próprio Espírito de Deus Pai no dia 12/04/1984. Entendi que os teólogos estudam de tudo, incluindo a história da Teologia, mas de Teologia mesmo eles não estudam nada, pois na verdade todos deveriam estudar a Espiritologia para discernir as intervenções no mundo corporal dos Espíritos daquelas que são do Espírito de Deus.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:10 PM Aug 22, 2019
Use fatos verificáveis.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:12 AM Aug 22, 2019
Paz plena. Amigos Paz plena.
Corrigindo: 161,3 para 16,13:
João Cesar, nós temos sim que aprender de tudo e muito bem mesmo, pois caso contrário nunca iríamos compreender a Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13).
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:03 AM Aug 22, 2019
João Cesar. Paz plena.
Você escreveu em 09:51 - 21/08/2019:
“Senhor João Frazão, aproveitando a sua atenção, poderia me explicar: POR QUE JESUS DISSE PARA TOCA-LO QUANDO SE APRESENTOU NO MEIO DELES, APÓS SUA RESSURREIÇÃO, POR QUE ELES PENSAVAM QUE VIAM UM ESPIRITO?///////////// (MATEUS 24:38-39) “38 E ELE lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; APALPAI-ME E VEDE, POIS UM ESPÍRITO NÃO TEM CARNE NEM OSSOS, como vedes que eu tenho.////////// VOCÊ, OU ALGUM DOS COMENTARISTAS, JÁ TOCOU EM ALGUM ESPIRITO???”

João Cesar, nós temos sim que aprender de tudo e muito bem mesmo, pois caso contrário nunca iríamos compreender a Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 161,3).
Peço-lhe para fazer uma comparação entre os textos de Lucas 24,38-39 e João 20,19-29 com o texto de Atos 9,3-9. Veja que o Paulo não pode tocar em Jesus e ainda ficou cego por três dias e nada comeu nem bebeu (Atos 9,9).
Faz também uma comparação entre o texto de Atos 9,3-9 com Atos 9,10-19; veja que a manifestação do Espírito de Jesus foi bem diferente nos dois casos. Quem quiser compreender bem a Verdade tem sim que discernir as manifestações dos Espíritos e até mesmo quando se trata do mesmo Espírito, como no caso citado o Espírito de Jesus.

Eu não toquei ainda em algum Espírito desencarnado, mas já fui tocado várias vezes por diversos Espíritos desencarnados, após o meu nascimento do alto em janeiro de 1980. Fui puxado pelo braço, tocado nos pés.
No ano de 1960 eu vi o Espírito de minha mãe, que desencarnou em junho de 1948.
No primeiro semestre de 1976 eu vi um Espírito em pé na porta do meu quarto, à noite, e julguei que era um assaltante. Minha esposa me contou que antes que eu visse o Espírito, ele levantou a perna dela por três vezes, na primeira vez ela estava dormindo, na segunda acordando e na terceira estava já acordada e ai ela me chamou.
Irmão, se você quiser entender bem a Bíblia tem sim que estudar a Espiritologia, pois muitos Espíritos criados e desencarnados fizeram muitas intervenções, que estão citadas nos livros bíblicos, e todos foram sim considerados como se fossem o único e próprio Espírito Santo de Deus.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 11:02 AM Aug 22, 2019
BH. 22/08/2019 – Prezado João Cesar, pelas suas palavras às 22:37 – de 21/08/2019. Assim: – REALMENTE, MUITO CURIOSO. ALIAS É PRA MIM MAIS CURIOSO AINDA SABER QUE OS “ESPÍRITOS EVOLUÍDOS”, QUE COM CERTEZA PODEM TOCAR E ATÉ FALAR, NECESSITEM DE ALGUÉM PARA TRANSMITIR SUAS “mensagens” e “ensinamentos” ATRAVES DA “psicografia”.

– Amigo João Cesar como o senhor me constou sobre seus conhecimentos de vida, que é natural, pois na Bíblia não contém tais informações, permita-me lhes responder pelo meus conhecimentos de vida tais assuntos.

– Resumo: – Considero que aqui na Terra, possuímos órgãos vocais, e demais sentidos devido sermos de carne e ossos. – Nos Mundos Superiores, pelo que me constam, os ESPÍRITOS, em geral não são possuidores deste sentimento materialistas. // As comunicações são efetuadas pelos sentidos, dos quais se utilizam os PENSAMENTOS, assim não existem falhas, porque, tudo que se pensa, são vistos por todos os Espíritos.

– Deus é Luz Total, Jesus Iluminado, então, as transmições são feitos por Luzes, e tanto Deus como Jesus não precisam articular palavras para prestarem mensagens aos Habitantes Cósmicos. – Deus e Jesus não tem a necessidade de comunicar com os demais povos, Deus e Jesus, possuem emissários especializados de suas funções a nos transmitir mensagens, orientações. // A parte: Não considero Deus como um ser humano, e Jesus é um Espírito Iluminado.

– Agora quanto as psicografias de mensagens, são métodos dos quais a espiritualidade usa para proceder as comunicações. // Como sabeis, as comunicações são de “LÁ PARA CÁ”. – Tudo o que pensamos, passam pelos nossos pensamentos, Deus, Jesus e demais espíritos de todas as classes sabem decifrar o que passa pela nossa mente. – Não há necessidade de nossas articulações verbais para que fiquem sabendo até das nossas intenções. – O Silencio é uma oração –.

– Aqui, o senhor acrescenta: – OU AINDA, PODENDO TOCAR, NÃO TOCAM EM UMA CANETA E ESCREVEM, PELO PRÓPRIO PUNHO, SUAS “mensagens”??????????? Muito curioso!!!!!!!!!!
– O sistema de psicografia, que são de diversas modalidades, são atribuídas aos MÉDIUNS de acordo com as suas condições de mediunidade. – Não é só querer – Médiuns de acordo com sua posição são determinadas por Deus para aquela função específica, com a finalidade na ajudar, nos auxílios daqueles que estão passando por necessidades. – Aqui sim, pelo que eu saiba, somente no Espiritismo existem normas para o funcionamento a exercer a mediunidade. // Sabemos que todos nós somos médiuns, porém, existe a necessidade de exercitar a mente. // Assim, nos Centros Espíritas, existem meios de se aperfeiçoar.

– Sobre situação de tocar nos Espíritos no caso de Jesus, Ele não se apresentava em carne e ossos, seria uma aberração se acontecesse se Jesus se tornasse com a vestimenta humana, carne e ossos, para ser tocado, e aqui, se observa que a RESSURREIÇÃO de Jesus foi somente pelo seu Espírito.

– João César, Os mistérios considerados por muitos, existem explicações e não se tornam mistérios, são falta de conhecimento, por estes motivos que Jesus, inteligentemente, mostrou no seu Evangelho tudo em parábolas. // Ali, faltam as interpretações com bom senso. // Obrigado por esta oportunidade. Abraços Júlio Maria. //////////////////////////////////////////////////////////////
0
Denunciar

CELSO DANIEL SILVA 9:49 AM Aug 22, 2019
Caro João Cesar, estude um pouquinho da Doutrina Espírita e entenderá porque os Espíritos necessitam de uma pessoa encarnada (viva na terra), denominada médium para transmitir suas mensagens. Não tenha preconceito. Abra os livros da codificação e estude. Não irá para o inferno, não! Outra coisa, deixe de antropomorfizar Deus chamando-o de "Senhor dos Exércitos".
0
Denunciar

João Frazão 10:59 PM Aug 21, 2019
Caro João Cesar.
Teu comentário em que você diz:
“(MATEUS 24:38-39) “38 E ELE lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; APALPAI-ME E VEDE, POIS UM ESPÍRITO NÃO TEM CARNE NEM OSSOS, como vedes que eu tenho.”
Inicialmente, cabe fazer uma observação quanto à citação que você diz ser de MATEUS 24:38-39, quando é de LUCAS, embora esteja correta quanto à numeração do capítulo e dos versículos quando está correta; só que, ao que se supõe, esse episódio também foi narrado em JOÃO 20:19-25, com um pouco mais de detalhe, mostrando que Jesus apareceu a primeira vez no mesmo dia da ressuscitação, em que o ressuscitado apresentou-se a eles sem que Tomé estivesse presente; ah!, um detalhe: pela narração de Lucas, a impressão que se tem é que Jesus ascendeu ao céu no mesmo dia da ressuscitação, enquanto em Marcos (16:19-20), apenas é dito que Ele foi recebido no céu.
Abraços. Frazão
0
Denunciar

João Cesar 10:37 PM Aug 21, 2019
Caro Júlio Maria da Silva, você disse: “João César, eu nunca toquei em algum Espírito, mas eles já tocaram em mim, me lembro para me acordar, tocou no meu ombro, na minha perna, e até me chamou pelo nome, ora voz de homem, ora de mulher. // Curioso né”?/////// REALMENTE, MUITO CURIOSO. ALIAS É PRA MIM MAIS CURIOSO AINDA SABER QUE OS “ESPÍRITOS EVOLUÍDOS”, QUE COM CERTEZA PODEM TOCAR E ATÉ FALAR, NECESSITEM DE ALGUÉM PARA TRANSMITIR SUAS “mensagens” e “ensinamentos” ATRAVES DA “psicografia”. POR QUE SERÁ QUE, PODENDO FALAR NÃO AS TRANSMITEM PELA VOZ??????? OU AINDA, PODENDO TOCAR, NÃO TOCAM EM UMA CANETA E ESCREVEM, PELO PRÓPRIO PUNHO, SUAS “mensagens”??????????? Muito curioso!!!!!!!!!!
4
Denunciar

João Cesar 10:20 PM Aug 21, 2019
Caro João Frazão, Você citou Genesis 1:16-18 “16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom....” Não é necessário ler a partir de Gn 19:23 onde está dito:“Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar”, ou em 1Sm 20:5 sob a denominação de lua-nova para entender que se trata do SOL e da LUA. ////GENESIS 1:16-18 é suficiente para entender que se trata do SOL e da LUA. Alias, me intriga em como o escritor, naquela época, conseguiu enxergar que o Sol era MAIOR que a Lua.////// Agora, quanto as poucas citações que fiz, tais como: Hebreus 3:4 - Porque toda casa é edificada por alguém, mas O QUE EDIFICOU TODAS AS COISAS É DEUS. Eu entendo que TODAS AS COISAS incluem tudo inclusive os planetas, de forma generica. ///////Romanos 11:36 – “Porque Dele, E POR ELE, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” E POR ELE são todas as coisas também incluem os planetas, de forma genérica. ///////Salmos 90:2 – “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e O MUNDO, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Formar a terra e O MUNDO também incluem os planetas, de forma genérica./////// Salmos 33:6 – “Pela palavra do Senhor foram feitos OS CÉUS; E TODO O EXÉRCITO DELES, pelo espírito da sua boca.” OS CÉUS; E TODO O EXÉRCITO DELES, também incluem os planetas, também de forma genérica. /////// NÃO FOI POR TER HAVIDO FALTA DE SINTONIA NA COMUNICAÇÃO ENTRE O ESPÍRITO INSPIRADOR E O ESCRITOR INSPIRADO, QUE, PELO QUE ESTÁ ESCRITO, SÓ FORAM INDICADOS COMO CRIADOS OS CORPOS CELESTES PARA ILUMINAR E DESTINADOS A INDICAR DIAS E ANOS.///// EU PENSO QUE QUEM SE ESFORÇA PARA NÃO COMPREENDER ISSO É POR QUE, REALMENTE, NÃO QUER COMPREENDER./////// Alias, como esta escrito em (ZACARIAS 4:5-6) “Então respondeu o anjo que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu.6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo MEU Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
6
Denunciar

João Frazão 6:08 PM Aug 21, 2019
Caro João Cesar.
Teu comentário sobre o meu de 21:31 do dia 19/08/2019, em que você faz um monte de citações e transcrições, mas em nenhuma delas aparece a tal da palavra planeta, como tendo sido um tipo dos corpos celestes criados por Deus, além daqueles mencionados em Gênesis, 1:16, onde está escrito, textualmente:
“E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.”
Não sei se você notou, nem o astro rei, nem a rainha da noite, receberam um designativo, para identificá-los, coisa que o Sol só foi identificado como tal, a partir de Gn 19:23, onde está dito:
“Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.” e a palavra lua apareceu só a partir de 1Sm 20:5, sob a denominação de lua-nova, já que a ocorrência dessa fase lua, era tratada como sendo o primeiro dia do mês no calendário judaico.
Agora, quanto a essas tuas citações, elas sempre são feitas como justificativa da existência dos planetas, na tentativa de demonstrar a criação deles, coisa que ninguém duvida, face as provas científicas e oculares. A minha pergunta, não sei se você notou (ou se fez de desentendido), foi com relação a eles não terem sido mencionados, ainda que de forma genérica, no ATO DA CRIAÇÃO dos corpos celestes, como foram as estrelas (Gn 1:16), como está escrito sobre a criação de todos os demais seres viventes, dando-lhes, inclusive alma. Ou não é isso o que está escrito?!
Portanto, meu caro, você continua devendo-me uma resposta sobre onde está escrito na palavra inerrante de Deus, como os de fé cega chamam a bíblia, que errou feio ao não mencionar os planetas no ato da criação; mas se você tiver alguma dúvida, peço que leia Gn 1:14 e verá que lá está escrito:
“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.”
Notou que, pelo que está escrito, só foram indicados como criados os corpos celestes para iluminar e destinados a indicar dias e anos?!
Ou foi por ter havido falta de sintonia na comunicação entre o espírito inspirador e o escritor inspirado?...
Abraços. Frazão.
P.S. por favor indique os teus comentários com dia e hora, como faço com os meus, para facilitar a identificação.
± 18:07 -21/08/2019
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 4:13 PM Aug 21, 2019
Carlos Michalski e Gabriel Alves. Paz plena.
Fazendo uma correção sobre a minha pergunta, pois indiquei Jo 3,13 e é 3,12:

Quais são as coisas do céu (Jo 3,12)?
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 3:11 PM Aug 21, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu:
“Você não falaria uma bobagem dessas se tivesse algum conhecimento teológico. Infelizmente, espíritas não lêem nada além de livros espíritas. Os autores desses livros não tem nenhum conhecimento teológico (o próprio Allan Kardec é o maior exemplo).”

Gabriel, eu leio de tudo, se você tivesse lido a minha postagem de 21:16 - 20/08/2019, não teria escrito isso aqui para mim.
Veja o início da minha postagem de 21:16 - 20/08/2019:
“Amigos. Paz plena.
Estou digitando tudo o que escrevi no livro “Matar nossos deuses – Em que Deus Acreditar?” de José Maria Mardones. Veja o que escrevi nas páginas 17 a 19 (os textos entre parênteses são do livro):”
Esse livro foi escrito por um padre e teólogo católico.
O meu interesse desde janeiro de 1980, quando vivi o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) passou a ser a Verdade, que liberta e plena. O que me auxiliou muito no processo de compreender e entender a Verdade foi a revelação, que recebi em agosto de1982, durante a celebração de uma missa dominical; nesse revelação fiquei sabendo que também desci do céu (Jo 3,13).
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:08 PM Aug 22, 2019
Use fatos verificáveis. A sua suposta experiência não é algo verificável para mim, portanto use argumentos válidos.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 2:44 PM Aug 21, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Depois vou ver qual é a melhor forma de comentar toda a sua postagem anterior, por enquanto vou apenas citar um texto bíblico e você o analise, e o compara com o que escreveu:

“Samuel disse a Saul: “Foi a mim que Iahweh enviou para te ungir rei sobre o seu povo Israel. Portanto, escuta as palavras de Iahweh. Assim diz Iahweh dos Exércitos: Resolvi punir o que Amalec fez a Israel cortando-lhe o caminho quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e investe contra Amalec, condena-o ao anátema com tudo o que lhe pertence, não tenhas piedade dele, mata homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” (1Sm 15,1-3)”.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Gabriel Alves 5:06 PM Aug 22, 2019
Meu caro, eu já li a Bíblia inteira. Nem há o que responder. O que você está fazendo é o mesmo que postar o vídeo da execução do Ted Bundy (notório serial killer) e dizer que ele foi vítima de tirania. Me enoja quem defende criminosos.
0
Denunciar

Gabriel Alves 1:58 PM Aug 21, 2019
Rosário Américo de Resende, boa tarde. Você escreveu: "Gabriel, o texto de João 21,17 não prova nada que os livros do Novo Testamento seriam escritos." Eu nunca disse que esse texto prova isso, mas sim a onisciência de Jesus. "Se Jesus fosse onisciente, então os versículos de Mateus 24,36 e Marços 13,32 estão errados. Veja: “Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho , mas só o Pai” (Mt 24,36). O mesmo assunto está em Marcos 13,32." Você não falaria uma bobagem dessas se tivesse algum conhecimento teológico. Infelizmente, espíritas não lêem nada além de livros espíritas. Os autores desses livros não tem nenhum conhecimento teológico (o próprio Allan Kardec é o maior exemplo). Jesus tinha duas naturezas: humana e divina. As duas estavam unidas na pessoa dele. Na Teologia, chamamos isso de doutrina da União Hipostática. Isso explica tanto o aspecto em que ele é onisciente (como Deus) quanto o aspecto em que não é (apenas em sua natureza humana: como homem). "O que eu quis dizer é que na época de Jesus já existiam duas Bíblias, mas os judeus seguiam sim a Bíblia Hebraica e a seguem até hoje, pois eles não aceitam os livros e capítulos que foram anexados pela Bíblia Septuaginta." O mais correto a dizer seria que os judeus usavam ambas. Tanto isso é verdade que a Septuaginta era sempre citada por Jesus e pelos apóstolos. Porém, os judeus consideravam inspirados apenas os 66 livros da Bíblia Hebraica, excluindo os demais e os acréscimos presentes na Septuaginta. "Para você então quem manda assassinar homens, mulheres, crianças e recém nascidos é perfeito. Pensei que você já estivesse um livre dos ensinamentos sofistas do passado sobre Deus, que é Perfeito, Bom e Misericordioso, pois o Deus que o Antigo Testamento nos apresenta tem sim os piores defeitos dos maus terríveis tiranos humanos." Vê-se logo que você não deve nem ter lido a Bíblia antes de escrever essas besteiras. Primeiro, procure o significado do termo "asssassinar". Os hebreus não assassinaram ninguém, eles mataram um povo imoral e idólatra. Aquelas pessoas faziam sexo nos sexo com as sacerdotisas nos templos religiosos e até sacrificava crianças. Agora se você acha que um tipo de pessoa assim é inocente, então eu começo a ficar preocupado com você. Segundo, qualquer historiador sabe que aquele tipo de guerra tinha como alvos de destruição os líderes políticos e suas forças militares, além dos líderes religiosos, não civis não-combatentes. Terceiro, eu também sugiro que leia a própria "codificação" que tanto admira, onde Allan Kardec criou uma "divindade" contraditória e incoerente à sua própria imagem e semelhança. Veja o Livros dos Espíritos, questão 744 e 745. Nesta ocasião, Allan Kardec afirma da maneira mais hipócrita que Deus usa guerras e esmaga os povos para fazê-los progredir mais depressa. E eu não sei que moral um racista como ele tem para dizer que "o Deus de Moisés é isso aquilo", se seu próprio racismo é o cúmulo da imoralidade. Quarto, as cidades atacadas pela ordem de Deus eram sedes e operações do governo. O resto da população (incluindo mulheres e crianças) viviam nas zonas rurais circundantes. Um bom livro de História ou Arqueologia teria evitado que você acreditasse nessas besteiras de Kardec. "Gabriel, veja o que está escrito em Mateus 5,44-45: ”Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos” (Mt 5,44-45). Deus não pune a ninguém." Você deve estar enxergando demais. Nenhuma única parte desse texto afirma isso (que Deus não pune ninguém). Agora, se você voltar alguns versículos neste mesmo capítulo, encontrará os seguintes dizeres: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno." Mateus 5:27‭-‬30 É impossível ser mais explícito. Essa punição é ainda pior do que qualquer uma daquelas encontrada no Antigo Testamento. "Gabriel, nós estamos sim buscando o nosso aperfeiçoamento, mas Deus é sim Perfeito (Mt 5,48) e Bom (Mt 19,17; Mc 10,18 e Lc 18,19)." Então, se você admite a sua imperfeição, também não tem condições de julgar um Ser que é perfeito. "Gabriel, o cúmulo da incoerência é defender e ensinar que Deus já se satisfez com sangue de animais no passado para resgate de pecados e se satisfez plenamente com o sangue de Jesus derramando na cruz e assim perdoou o gênero humano." Não, meu amigo. O cúmulo da incoerência é se dizer cristão e não acreditar na Bíblia (ou selecionar apenas o que é conveniente, como fazem os espíritas).
10
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:55 AM Aug 21, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 23:34 - 18/08/2019:
“Rosário Américo de Resende também escreveu: "Carlos, o que Jesus realmente ensinou ninguém pode provar o que foi, apenas temos conhecimento sobre o que escreveu os discípulos dele algumas décadas depois. Jesus, que foi o maior Mestre que já passou por essa terra soube ensinar tudo de uma forma bem sutil e velada para ser bem compreendida no futuro." Isso é uma contradição.”

Irmão Gabriel, não existe contradição, pois Jesus ensinou sim de uma forma tão sutil e velada alguns ensinamentos que os seguidores escreveram sem entender o que escreveram. Deixo aqui duas perguntas para você, como já deixei para o Carlos Michalski:
Quais são as coisas do céu (Jo 3,13)?
Como você explica a parábola do tesouro, que está em Mateus 13,44?
Eis a parábola:
“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; um homem o acha e o torna a esconder e, na sua alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo” (Mt 13,44).

Você escreveu:
“Primeiro afirma que não podemos saber o que Jesus ensinou, depois pressupõe ter conhecimento de tais ensinos.”

Irmão, realmente Jesus ensinou muitas coisas, mas não deixou nada escrito, então tomamos conhecimento por meio do que foi escrito pelos discípulos dele e uns não o conheceram fisicamente falando. Os autores do Novo Testamento escreveram conforme o entendimento e discernimento que eles tiveram.

Você escreveu:
“Parece que o espiritismo deixa as pessoas tão acostumadas com contradições que essas pessoas nem as percebem mais quando as cometem.”

Gabriel, eu não estou aqui para defender ou ensinar a Doutrina Espírita, quem quiser conhece-la bem na teoria e na prática tem à disposição dele muitos livros e muitos Centros Espíritas para visitar.
O meu objetivo, após o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) em janeiro de 1980, quando me libertei de muitos ensinamentos sofistas, que tinha aprendido, passou sim a ser a Verdade, que liberta e plena.

Você escreveu, depois de citar um texto meu:
“Também escreveu: "Quando leio ou ouço alguém falando sobre as adulterações das Escrituras Sagradas logo me vem à mente essa pergunta: Alguém tem os originais das Escrituras para poder conhecer e falar sobre as adulterações?" Você já ouviu falar em uma parte da Crítica Bíblica chamada de Baixa Crítica? É uma ciência que tem como função exatamente reconstruir o texto original da Bíblia a partir das traduções e manuscritos disponíveis. Agora se você acha que esse texto original é irrecuperável, então comece a ir às grandes universidades e dizer aos especialistas que eles estão todos errados e você, um leigo, é que está certo. Se você é capaz de saber mais que os especialistas na área, então consiga logo uma vaga em Oxford ou Harvard. O mundo precisa de alguém com um Q.I. desse nível.”

Irmão, obrigado por essa informação, mas os textos originais da Bíblia esse especialistas que você nunca irão encontrar. Poderão sim fazer muitas suposições e irão até enganar a muita gente, menos àqueles que já possuem um ótimo conhecimento da Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13).
Você se referiu a mim de uma forma bem crítica sobre o meu Q. I., mas digo-lhe que um psiquiatra em agosto de 1983 me falou que eu tinha um Q.I. muito alto mas ele também me falou que todo mundo que tem Q. I. alto tem problemas mentais e que até Jesus tinhas problemas mentais e por isso ele fazia milagres.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:55 AM Aug 21, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 23:25 - 18/08/2019:
“Frazão,Frazão,..não adianta deturpar a fala de Jesus com Nicodemos..! Nascer do Alto e não Nascer de Novo.Os espiritas "querem" mas "querem" a Mentira..!! Dizer que Jesus "ensinou" reencarnação a Nicodemos é Teimosia temperada com Ignorância e Heresia .Frazão,vc está muito grande para ser tão ingenuo e vc está lidando com pessoas com excelente discernimento..!! Desista ou continue pregando bobagens e mentiras. . . .Carlos Michalski . . .18-8-2019 . . .23:24h..”

Carlos, só mesmo vive cegado pelo poder da fé aceita tudo o que você ensina.
Sem um ótimo conhecimento da Espiritologia é sim impossível compreender a Bíblia.
Quais são as coisas do céu (Jo 3,13)?
Como você explica a parábola do tesouro, que está em Mateus 13,44?
Eis a parábola:
“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; um homem o acha e o torna a esconder e, na sua alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo” (Mt 13,44).
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 11:15 AM Aug 21, 2019
BH. 21/08/2019 – Prezados senhores, amigo João César, meus respeitos, achei muito interessante a sua ideia de se inteirar sobre alguns assuntos, considerados como mistério, neste caso por exemplo: –PALPAI-ME E VEDE, POIS UM ESPÍRITO NÃO TEM CARNE NEM OSSOS, como vedes que eu tenho. ////////// VOCÊ, (dirigido ao senhor João Frazão) OU ALGUM DOS COMENTARISTAS, JÁ TOCOU EM ALGUM ESPIRITO??

– João César, eu nunca toquei em algum Espírito, mas eles já tocaram em mim, me lembro para me acordar, tocou no meu ombro, na minha perna, e até me chamou pelo nome, ora voz de homem, ora de mulher. // Curioso né?

– Agora, quanto a sua questão acima, é sim muito curioso o acontecimento, além de que, com Jesus tudo é possível. // Mas, venho lhes dizer que, Jesus não estaria em corpo vivo, de carne e ossos, posso até lhes dizer que, com Jesus tudo é possível, no entanto, Jesus não iria transgredir as leis naturais, aqui no caso, estar em corpo material para se apresentar assim. – Num exemplo simples, “Na Casa de Meu Pai tem muitas Moradas”, nos mundos superiores não cabe um contato com bens materiais, ou se o senhor não aprove? Isto é um outro caso.

– Pelos conhecimentos por intermédio do Espiritismo, existe sim, uma resposta cabível da possibilidade “deste” contado, mas não sou capaz de expor como.

– Aproveitando este propósito, deixo uma questão abaixo, da qual consta num dos meus comentários, mas quem sabe, o senhor terá condições de me esclarecer... Eis: – Observação à parte: O Espírito sendo imortal; – O Espírito não regride na sua moral; – O Espírito está sempre na sua evolução; – O destino do Espírito será no seu retorno à Deus???...

– O Corpo humano é perecível com a sua morte; – O Corpo humano foi concebido por sistemas evolutivo, com a sua morte tornar-se-á pó; – O Corpo humano se movimenta somente com a presença de sua Alma/Espírito; – O corpo humano se torna inerte com a ausência do Espírito; – O corpo humano falecido, perde todos os sentidos contidos no Espírito???.

– Fim dos tempos; – Fim do Mundo; – Ocorrerá somente para os seres humanos depois do desencarne do corpo físico, e estes homens não voltarão a viver com eram vivos; – O fim do Mundo ocorre todos os dias, a cada segundo, quando falece um homem???.

–Juízo final; – Não haverá; – O Espírito voltará a Deus, após a conclusão evolutiva; – O Corpo humano virou cinzas???.

– Deixo lhes uma simples questão: – Juízo final para julgar o que? ...

– João Cesar, por um acaso existe uma explicação na Bíblia, nos dando estas orientações? // Antecipadamente agradeço a sua atenção. // Júlio Maria. //////////////////////////////////////
0
Denunciar

João Cesar 9:51 AM Aug 21, 2019
Senhor João Frazão, aproveitando a sua atenção, poderia me explicar: POR QUE JESUS DISSE PARA TOCA-LO QUANDO SE APRESENTOU NO MEIO DELES, APÓS SUA RESSURREIÇÃO, POR QUE ELES PENSAVAM QUE VIAM UM ESPIRITO?///////////// (MATEUS 24:38-39) “38 E ELE lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; APALPAI-ME E VEDE, POIS UM ESPÍRITO NÃO TEM CARNE NEM OSSOS, como vedes que eu tenho.////////// VOCÊ, OU ALGUM DOS COMENTARISTAS, JÁ TOCOU EM ALGUM ESPIRITO???
0
Denunciar

João Cesar 9:37 AM Aug 21, 2019
João Frazão DISSE às 21:31 do dia 19/08/2019: “Caro João Cesar. Já que você está achando monótona a coluna, por tratar da “mesmice” da reencarnação, espero animar um pouco a coluna, com a seguinte indagação a você dirigida: Onde está escrito na Bíblia a criação dos planetas e outros corpos celestes, além dos mencionados em Genesis 1:16? Abraços. Frazão”///////////////////////////////////////////////////// Caro João Frazão, embora não tenha entendido o que isso tem haver com meu comentário sobre a monotonia deste colunista que, em todas sua publicações, quer algo para se auto afirmar sobre a crendice da “reencarnação”, mesmice desta coluna, onde sugeri que apresente novos assuntos dentro Do que trata a “doutrina espirita”....... eis alguns versículos pertinentes à sua solicitação: GENESIS1:1 NO princípio criou Deus os céus e a terra. Hebreus 3:4 - Porque toda casa é edificada por alguém, mas O QUE EDIFICOU TODAS AS COISAS É DEUS /////// Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, para que eles fiquem inescusáveis./////// Jeremias 32:17 - Ah! Senhor Jeová! Eis que TU FIZESTE OS CÉUS E A TERRA com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhosa demais coisa alguma./////// Romanos 11:36 - Porque Dele, E POR ELE, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!/////// Salmos 121:1-2 - Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, QUE FEZ O CÉU E A TERRA./////// Salmos 90:2 - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e O MUNDO, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus./////// Salmos 33:6 - Pela palavra do Senhor foram feitos OS CÉUS; E TODO O EXÉRCITO DELES, pelo espírito da sua boca./////// Amós 9:6 - Ele é o que EDIFICA AS SUAS CÂMARAS NO CÉU, e a sua abóbada fundou na terra, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome./////// Salmos 124:8 - O nosso socorro está em o nome do Senhor, que fez o céu e a terra./////// SALMOS 8:3 - Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; SALMOS 147:4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
1
Denunciar

Gustavo 9:33 AM Aug 21, 2019
https://www.youtube.com/watch?v=uf-TScpgt1k Assistam a esse grande debate sobre o primado de Pedro.
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 9:16 PM Aug 20, 2019
Amigos. Paz plena.
Estou digitando tudo o que escrevi no livro “Matar nossos deuses – Em que Deus Acreditar?” de José Maria Mardones. Veja o que escrevi nas páginas 17 a 19 (os textos entre parênteses são do livro):

(“Mas para isso é preciso ter uma ideia adequada de Deus. Isso exige uma boa formação e interpretação de Deus, bem como rechaço e eliminação das imagens perigosos, perversas e idolátricas de Deus”. Pag. 17).
Para mim o primeiro e grande passo a ser dado é ensinar que a Bíblia não é a Palavra de Deus e de uma forma clara e simples assim. (10/06/2019).

(“O Concílio Vaticano II reconhece também que o ateísmo ou a descrença de muitos é consequência das imagens distorcidas de Deus que lhes oferecemos. Rejeita-se a Deus por causa de suas imagens inaceitáveis, infantis, sádicas, irracionais ou demasiadamente antropomórficas, fruto da nossa limitada experiência”. Pag. 17).
Concordo e digo que essas imagens também estão nas páginas da Bíblia. As Doutrinas de todas as religiões não sabem ensinar e explicar quem é Deus, e não o que é Deus (ver pág. 13). (10/06/2019).

(“Uma imagem do Deus de Jesus, conforme nas características evangélicas, seriam muito mais atrativa e não despertaria rejeições que lhe são atribuídas”. Pág. 18).
Concordo, mas a própria hierarquia da ICAR não deseja compreender as características evangélicas sobre Deus e ficam sim defendendo os ensinamentos sofistas sobre Deus, que estão na Doutrina da Igreja. Como foi bom para mim quando entendi que a Igreja me tinha ensinado muitos princípios errados sobre Deus. (10/06/2019).

(“A religião é uma forma de vida”. Pág. 18).
Eu passei a falar após o ano de 1984 o seguinte: “Religião é uma filosofia de vida”. (10/06/2019).

(“Um confronto no qual, com frequência, se projeta sobre o outro, injustamente, intenções ou desejos prejudicais, quando na realidade o problema está em outro lugar”. Pág.19).
O maior problema está sim no aspecto doutrinal. Eu aceitei a verdade da reencarnação ou das vidas sucessivas no dia 05/01/1980 porque essa era a única forma para que eu pudesse compreender o que vivia no meu lar e Deus continuaria sendo compreendido com plena Perfeição, Bondade e Misericórdia e isso não poderia ser compreensível por meio da vida única de um Espírito num corpo de carne. (10/06/2019).

(“A questão se agrava quando se considera que a disputa sobre as imagens de Deus possui referenciais que podem ser remetidos à Sagrada Escritura. Até mesmo, como disse um bispo estadunidense, agiríamos bem se aceitássemos “os pecados da Escritura”, isto é, que os próprios livros sagrados possuem seus pecados, como é o caso da própria Bíblia ou de qualquer livro sagrado: eles oferecem imagens inadequadas e perigosas de Deus”. Pág. 19).
Veja como os teólogos católicos estão se aproximando da Verdade sobre a Bíblia. Em vez de falar “os pecados da Escritura”, o melhor é mesmo falar em “os erros teológicos da Escritura”. (10/06/2019).

(“A ambiguidade já está nos próprios livros sagrados. Aceitar essa realidade nos conduz a uma leitura atenta, crítica e notificada dos textos e, evidentemente, de nossas interpretações”. Pág. 19).
Ver pág. 17: doutrinas das religiões. Eu só comecei a compreender bem os livros da Bíblia, quando compreendi e entendi que a Bíblia não era a Palavra de Deus. (10/06/2019).
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 5:16 PM Aug 20, 2019
Gabriel Alves. Paz plena.
Você escreveu em 23:13 - 18/08/2019:
“Rosário Américo de Resende escreveu: "Carlos, na época de Jesus só existiam os livros do Antigo Testamento" Isso é irrelevante, uma vez que Jesus é onisciente (Jo 21:17) e sabia que o Novo Testamento seria escrito”.

Gabriel, o texto de João 21,17 não prova nada que os livros do Novo Testamento seriam escritos. Só mesmo alguém que vive cegado pelo poder da fé pode escreve uma coisa como essa, que você escreveu.
Se Jesus fosse onisciente, então os versículos de Mateus 24,36 e Marços 13,32 estão errados. Veja:
“Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho , mas só o Pai” (Mt 24,36). O mesmo assunto está em Marcos 13,32.
Onisciente é quem sabe tudo e nesses dois versículos fica bem claro que Jesus não sabia tudo.

Você escreveu:
“Ele até mesmo prometeu que o Espírito Santo guiaria em toda a verdade os apóstolos (Jo 16:13), que escreveram o Novo Testamento, portanto é plenamente verdadeiro e inspirado.”

Gabriel, esse versículo do Evangelho do João é sim muito importante para quem já começou a compreender a Verdade plena e no texto está escrito:
“Quando vier o Espírito da Verdade”.
Depois que vivi o meu nascimento do alto em janeiro de 1980 e recebi a revelação em agosto de 1982 de que também desci do céu (Jo 3,13) passei sim a compreender muito bem ó versículo de Joao 16,13, pois estamos sim vivendo o tempo dessa profecia, pois o Espirito da Verdade está na terra.

Você escreveu:
“Ele também escreveu: "mesmo assim já existiam a Bíblia Hebraica e a Septuaginta. À qual delas se referem as citações?" Com isso percebe-se que ele não examinou nenhuma das duas, mas fala do que não sabe. Pura presunção. A Septuaginta é, na maior parte, uma reprodução livro por livro, capítulo por capítulo do texto massorético. No todo, a Septuaginta correspondente ao texto massorético e tende a confirmar a Bíblia Hebraica.”

Gabriel, com esses seus dizeres aqui vi que você não entendeu nada do que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que na época de Jesus já existiam duas Bíblias, mas os judeus seguiam sim a Bíblia Hebraica e a seguem até hoje, pois eles não aceitam os livros e capítulos que foram anexados pela Bíblia Septuaginta.

Você escreveu, citando primeiro um texto meu:
“Se a Bíblia fosse A Palavra de Deus então Deus não era Perfeito, Plenamente Bom e nem Onisciente: veja as pragas contra o povo egípcio (Ex 7,8-12,30) e também os extermínios de 31 reis e seus povos, quando todos foram passados ao fio da espada e por ordem de Deus, como está escrito no livro de Josué (Js 1-12)." É justamente uma prova de que ele é perfeito, ao contrário daquela "divindade" contraditória e incoerente que Allan Kardec criou à sua própria imagem e semelhança.”

Para você então quem manda assassinar homens, mulheres, crianças e recém nascidos é perfeito. Pensei que você já estivesse um livre dos ensinamentos sofistas do passado sobre Deus, que é Perfeito, Bom e Misericordioso, pois o Deus que o Antigo Testamento nos apresenta tem sim os piores defeitos dos maus terríveis tiranos humanos.

Você escreveu:
“Um Deus justo e bom é um Deus que pune o mal. Um deus indiferente ao mal, como no seu conceito, não é bom, muito menos perfeito.”

Gabriel, veja o que está escrito em Mateus 5,44-45:
”Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos” (Mt 5,44-45).
Deus não pune a ninguém.

Você escreveu:
“Agora, se você se acha capaz de julgar o que é e o que não é perfeito, então você mesmo se julga perfeito. Ou então tem algum outro padrão de perfeição fora de Deus, segundo o qual tenta julgá-lo. Isso é o cúmulo da incoerência.”

Gabriel, nós estamos sim buscando o nosso aperfeiçoamento, mas Deus é sim Perfeito (Mt 5,48) e Bom (Mt 19,17; Mc 10,18 e Lc 18,19).
Gabriel, o cúmulo da incoerência é defender e ensinar que Deus já se satisfez com sangue de animais no passado para resgate de pecados e se satisfez plenamente com o sangue de Jesus derramando na cruz e assim perdoou o gênero humano.
Paz plena. Rosário.
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 12:19 PM Aug 20, 2019
Carlos Michalski. Paz plena.
Você escreveu em 12:50 - 19/08/2019:
“Se o Carlos Michalski não participar da coluna,aliás uma perda de tempo,o que seria da coluna senão viver de "reencarnação" e Rosarismo..!! . . . .Carlos Michalski . . . .19-8-2019 . . . .12:50h . ..”

Carlos, agradeço-lhe muito em citar o “Rosarismo”, pois isso me permite explicar cada vez mais o processo para compreender, entender e divulgar a Verdade, que liberta e plena.
O primeiro passo para começar a compreender a Verdade é não aceitar nada com base no poder dominador da fé, que cega a todo crente e não permite que ele vá sim a busca da compreensão da Verdade, pois tem que se libertar dos princípios sofistas de todas as Religiões e compreender os princípios verdadeiros que todas também ensinam.
Eis os primeiros 6 princípios dos 14 do Rosarismo:

O primeiro (1º) princípio é:

“Nunca acredite cegamente em nada do que já foi escrito”.

Cada um é o único responsável pela sua própria evolução ou salvação.
Isso soa como egoísmo, mas é a pura verdade, pois quando alguém estiver passando FOME e esteja numa situação em que não possa receber a comida na boca por intermédio de um outro, então podemos fazer de tudo para o outro, mas é só a pessoa mesma que poderá matar a sua própria FOME FÍSICA.
Assim também é a FOME do ESPÍRITO, só o próprio ESPÍRITO pode agir em seu benefício com relação a salvação ou conquista da SABEDORIA E PERFEIÇÃO.
“Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança Nova, não da letra, e sim do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida” (2Cor 3,63).

O segundo (2º) princípio é:

“Nunca aceite nada sem compreender e sem ver, e, também nunca julgue nada apenas por ouvir outros falarem, mas vai lá e veja tudo com os próprios olhos, pois no final a responsabilidade pelo julgamento e pela decisão será sempre sua”.

Esse princípio foi tirado deste versículo do Evangelho: “Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, porém não acolheis o nosso testemunho” (João 3,11).

O terceiro (3º) princípio é:

“Procure sempre agir e pensar com liberdade, mas respeite sempre a liberdade dos outros de agirem e de pensarem diferente de você”.

Esse princípio tem por base esse versículo do Evangelho: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8,32).

O quarto (4º) princípio é:

“Aceita com humildade que sempre existe alguém que sabe mais do que você e por isso saiba ouvir bem quando alguém lhe diz ou revela alguma coisa que vai contra aquilo, que você julga ser a VERDADE ABSOLUTA. A VERDADE ABSOLUTA só Deus a tem e só Deus a pode revelar”.

Esse princípio tem por base a existência de Deus, que é BOM, PERFEITO e SÁBIO em plenitude, que dirigi o processo da evolução cósmica, que está sempre acima de qualquer evolução planetária ou galáctica, que são dirigidas por outros espíritos criadores ou não; mas Deus sempre respeitou e respeita a liberdade de todos.

O quinto (5º) princípio é:

“Cada SER é um SER único e insubstituível em toda a criação cósmica, então cada SER é o único responsável pela própria evolução, que é a conquista ou busca da sabedoria, da bondade e da perfeição”.

O sexto (6º) princípio é:

“Procure sempre amar a tudo e a todos sem esperar retorno. Ame também sempre a todos os indivíduos, que já passaram por essa terra. Ame o Sumo Sacerdote Caifás, que condenou a Jesus como blasfemo; ame o Nero, o Imperador Romano; ame o Átila e Gengis Khan, os comandantes de tropas selvagens; ame o Torquemada, um dos chefes supremos da inquisição na Espanha; ame o Hitler, o responsável pelo início da 2ª Grande Guerra e etc”.

Esse princípio tem como base o próprio AMOR e se você não amar a todos os que já passaram por aqui, você poderá estar não amando alguém, que possa ter sido o seu próprio espírito em vidas passadas e ai você estará deixando de amar ou até mesmo odiando a você mesmo, pois tudo está muito bem arquivado no inconsciente profundo e individual de cada um. E só iremos sair desse círculo vicioso pelo AMOR para com todos de uma forma irrestrita e incondicional.
Paz plena. Rosário.
1
Denunciar

Rosário Américo de Resende 12:02 PM Aug 20, 2019
Gustavo. Paz plena.
Digo também que já conversei com alguns pastores, mas todos eles fugiram de novos diálogos.
Também no início do ano de 2003 ouvi esse comentário da responsável por uma reunião espirita, que eu estava frequentando desde o dia 12/01/2000:
“Rosário, você é muito útil à nossa reunião, mas desde que você fique calado aqui!”.
Perguntei para ela:
“Nem sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo eu posso falar?”
E ela me respondeu assim:
“Não, porque mesmo falando sobre o Evangelho, você irá falar sobre assuntos que não estão escritos, pois você não vai ficar só lendo!”. Então disse para ela:
“Calado eu seria sempre útil à reunião, mesmo sem vir aqui!”.
Gustavo, o meu objetivo desde o momento em que vivi o meu nascimento do alto (Jo 3,3 e 7) passou sim a ser a Verdade, e depois de compreender bem a Verdade, que liberta e plena passou a ser também a PAZ.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

Rosário Américo de Resende 11:48 AM Aug 20, 2019
Gustavo. Paz plena.
Você escreveu:
“https://www.youtube.com/watch?v=uf-TScpgt1k Será que o Reis ou algum outro herege toparia um debate com Pe. Luis Toro? Os que o desafiam saem humilhados. Vejam a vergonha que esse pastor passa. Você o escuta e pensa: é, o padre não tem como refutá-lo. Daí vem o padre e lhe deixa claro o texto bíblico. Estupendo! Se ele viesse ao Brasil e o Malafalha o desafiasse, temo que este correria risco de enfartar.”

Gustavo, não sei quem é esse Pe. Luís Toro, mas eu gostaria sim muito de conversar com ele, pois já procurei dialogar com vários padres e bispos, mas nenhum conseguiu manter um diálogo comigo.
Já escrevi para umas três centenas de membros da CNBB e todos silenciaram.
Em setembro de 1982 quando pedi um diálogo com o pároco da Igreja de Santa Teresa, que foi o que conversou comigo quando vivi uma profunda e fantástica experiência mística ou mediúnica durante a celebração da missa dominical de agosto de 1982, ele aceitou o diálogo. Quando comecei a explicar para ele o que tinha acontecido dentro da Igreja de Santa Teresa ele não concordou com nada mesma, mas, após uns trinta minutos de diálogo, quando comecei a fazer referências às mesmas experiências, que estavam relatadas nas páginas do Evangelho (citei os textos de Lucas 2,22-38 e também citei alguns textos sobre a expulsão dos demônios) ele simplesmente me falou assim:
“Você acha que eu não estudei a Bíblia! Estudei a Bíblia por 12 anos e não tenho mais tempo para conversar com você”.
E assim o nosso diálogo foi encerrado.

No início do ano de 1988 fui aconselhado a conversar com o bispo Dom Cristiano Portela, que já estava aposentado como bispo e era o capelão do Hospital Madre Teresa onde morava, num sábado liguei para o bispo falando que fui orientado para ter uma conversa com ele e ele marcou comigo no mesmo dia um encontro às 20,00 horas e lá fui. Enquanto ia para aquele encontro, ia também pensando como iria falar com o bispo, mas logo veio a minha mente o texto de Mateus 10,18-20, então fiquei tranquilo, pois entendi que na hora eu seria intuído sobre o que e como falar.
Como não sabia o que o bispo tinha conhecimento além da Doutrina Católica, então comecei a falar sobre as experiências que eu tinha vivido no início do ano de 1980, mas ele não falava nada. Pensando em fazer uma comparação sobre o profetismo bíblico e a mediunidade, pois para mim trata-se do mesmo assunto, então perguntei se ele já tinha ouvido falar sobre o Francisco Cândido Xavier, ele respondeu que sim, mas de uma forma que não gostou da minha pergunta. Logo em seguida perguntei se ele já tinha ouvido falar sobre mediunidade, também respondeu que sim, mas senti que tinha gostado menos ainda.
Finalmente chegou o momento decisivo, pois já tinha falado do Chico Xavier e da mediunidade, então falei para o bispo:
“O meu problema é esse”.
E ele me respondeu rispidamente assim:
“Eu não entendo disso. Não quero entender e não tenho mais tempo de falar com você”.
Pedi desculpas pelo tempo que já tinha tomado dele e me despedi dele. Quando passava na portaria do Hospital vi que faltavam 5 minutos para as 20,00 horas, pois eu tinha chegado uns 20 minutos antes da hora marcada.
No ano de 1997 tive mais três encontros com esse mesmo bispo, que foram sim muito bons mesmo, mas depois que ele leu três das minhas cartas e uma delas foi que enviei para o papa, ele não quis mais conversar comigo, pois ainda me falou assim por telefone, quando perguntei se ele ainda aceitava conversar comigo:
”Eu não quero discutir com você”.
Paz plena. Rosário.
0
Denunciar

João Frazão 9:31 PM Aug 19, 2019
Caro João Cesar.
Já que você está achando monótona a coluna, por tratar da “mesmice” da reencarnação, espero animar um pouco a coluna, com a seguinte indagação a você dirigida:
Onde está escrito na Bíblia a criação dos planetas e outros corpos celestes, além dos mencionados em Genesis 1:16? Abraços. Frazão
0
Denunciar

Júlio Maria da Silva 6:03 PM Aug 19, 2019
BH. 19/08/2019 – Senhores, acrescento uma ideia do que se refere o – ESPÍRITO – em nossas vidas.

– Espírito; é dele o que mais falamos e é dele que menos entendemos, por esse motivo, nem sempre o Espírito é lembrado.

– Seria cômodo para o homem se fizéssemos de nossas vidas à revelia, e deixar o “barco correr sem rumo”, e dizer que “morreu acabou”? – Em primeiro lugar, a felicidade aqui na Terra é temporária e tem pernas curtas. // Os prazeres carnais tomam o mesmo caminho, sem beira e nem eira, com mais sofrimentos do que um bem estar.

– Àqueles aquinhoados de numerários, de bens materiais, seus prazos de felicidades são restritos aos números contidos nos bancos, mesmo assim, lhes levam mais preocupações do que tranquilidades. – São poucos momentos de prazeres, e aos demais, desconhecemos suas horas de solidão. // Seus prazeres corroem a sua consciência, suas dores recebidas por momentos de instruções pessoais, são de igualdades aos seus conceitos porque, os iguais se unem. // Nisso estarão aos seus encalces orientações que os levam a atolar mais ainda. Vem então o estresse, o desânimo, as enfermidades, a depressão e até ao suicídio.

– Tudo isso e ainda se acham que se morrer melhoram. – Ledo engano. – Tudo se tornará mais difícil, pois a consciência fala mais alto, e como dói. // Nisso, chega de falar das atitudes inadequadas dos homens, pois a colheita do Espírito será de acordo com a plantação do Homem. // É complexo, porém uma realidade. // Agora o Espírito, ainda é uma incógnita em saber o que ele o é!

– Pelo que consta o Espírito se encontra em nós, e é ele que nos comanda, com interesses particulares. – Sabe-se, de ante mão, o Espírito veio a carne para tirar proveito de tudo que o corpo humano fornece para o seu crescimento evolutivo, principalmente na Moral.

– Encontra-se num aprendizado para proceder acertos, e nas conveniências de se retirar tudo aquilo que lhes possa evoluir. // Nesse sentido se vê que, o que o ser humano possui se trata de tudo aquilo que o Espírito possa beneficiar.

– Sem a cooperação do homem em deixar a vida correr como “um barco sem rumo” não haverá aproveitamento das aquisições pelo Espírito que veio somente para isso. // No entanto, quando não houver oportunidades de aproveitamento no corpo carnal do homem, no momento, o Espírito obterá outro corpo a vir numa nova reencarnação até conseguir um novo corpo adequado às suas necessidades, pelas atividades de sua Moral.

– O Espírito é uma criação de Deus, o corpo é uma matéria grosseira que se adquire vida com a presença do Espírito, como um animal incorporado na utilização de um aprendizado maior em seu benefício.

– Para o Espírito o seu regresso é Deus, e para o homem, o seu corpo o seu destino é um só, voltará a ser Pó. Parece difícil o entendimento e a aceitação, mas é a pura realidade.

– O Homem não vive, sobrevive sem a presença de uma Alma/Espírito, e sem falar que, o Espírito enquanto não estiver dentro do conceito moralista, precisa do homem para se melhorar.

– Vamos então, melhorar a nossa moral, na prática do bem, assim viver melhor, com isso estamos ajudando o nosso maior amigo, o Espírito a Evoluir.

– Agora sei que, quando eu morrer tudo acaba para o Júlio Maria, ele fez a sua parte, para o seu Espírito neste mundo.

– Com isso o espírito engrandece e passará a usar um novo corpo de acordo com as suas necessidades, chegando ao ponto de se aperfeiçoar com um corpo bem sutil, puro para se estar na presença de Deus.


– Observação à parte: O Espírito sendo imortal; – O Espírito não regride na sua moral; – O Espírito está sempre na sua evolução; – O destino do Espírito será no seu retorno à Deus...

– O Corpo humano é perecível com a sua morte; – O Corpo humano foi concebido por sistemas evolutivo, com a sua morte tornar-se-á pó; – O Corpo humano se movimenta somente com a presença de sua Alma/Espírito; – O corpo humano se torna inerte com a ausência do Espírito; O corpo humano falecido, perde todos os sentidos contidos no Espírito.

– Fim dos tempos; – Fim do Mundo; – Ocorrerá somente para os seres humanos depois do desencarne do corpo físico, e estes homens não voltarão a viver com eram vivos; – O findo do Mundo ocorre todos os dias, a cada segundo, quando falece um homem.

–Juízo final; – Não haverá; – O Espírito voltará a Deus, após a conclusão evolutiva; O Corpo humano virou cinzas.

– Deixo lhes uma simples questão: – Juízo final para julgar o que? // Júlio Maria. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
1
Denunciar

Gabriel Alves 2:44 PM Aug 19, 2019
Boa tarde. Devo observar que o autor do artigo mente ao afirmar que Orígenes aceitou a transmigração das almas. Ninguém melhor que o próprio Orígenes para comprovar isso: Nesse ponto [a identificação de João Batista com Elias em Mt 17:10-13], não me parece que se falava da alma de Elias, para que eu não caia na doutrina da transmigração, que é estranha à Igreja de Deus, não sendo ensinada pelos apóstolos, nem encontrada nas escrituras. Comentário sobre Mateus Livro XIII, cap I
15
Denunciar

João Frazão 9:39 AM Aug 20, 2019
Caro Gabriel.
Tanto li direito que fiz a seguinte nota?
“Caro Gabriel. Pode informar onde se encontra esse comentário pare que se possa tomar conhecimento do seu texto? Grato. Frazão”
E agora você me vem com essa?!...
Você é quem precisa ler direito para poder deduzir do que está escrito, pois fui muito claro ao escrever, em minha primeira nota, que se encontra oculta (talvez por limitação do programa do Jornal):
“Pode informar onde se encontra esse comentário para que se possa tomar conhecimento do seu texto? Grato. Frazão”.
Ora, meu caro, se eu informei que era para tomar conhecimento do texto, é porque não estava clara a tua informação “bibliográfica”; e em nenhuma parte do teu comentário leva alguém a deduzir que se trata do comentário de Orígenes contido no Livro XIII Cap I da sua obra. Ou você é adepto ao jogo de charadas?...
Se for, deixo uma pergunta, já feita antes aqui:
Onde se encontra na bíblia que Deus criou os planetas?...
Abraços. Frazão
15
Denunciar

Gabriel Alves 12:12 AM Aug 20, 2019
Leia direito: "Comentário sobre Mateus"! A citação não foi extraída do Evangelho de Mateus, mas sim do comentário escrito por Orígenes sobre esse Evangelho. O Comentário Bíblico de Orígenes está sim dividido em livros.
15
Denunciar

João Frazão 4:16 PM Aug 19, 2019
Desde quando Mateus tem Livro XIII? Capítulo, até admito... Nesse caso o correto será entender Capítulo XIII, verso 1?
15
Denunciar

Gabriel Alves 4:01 PM Aug 19, 2019
Sim
15
Denunciar

João Frazão 3:55 PM Aug 19, 2019
Neste, em que você diz: "Comentário sobre Mateus Livro XIII, cap I"?
15
Denunciar

Gabriel Alves 3:47 PM Aug 19, 2019
O meu comentário.
15
Denunciar

João Frazão 3:37 PM Aug 19, 2019
No final de que resposta?
15
Denunciar

Gabriel Alves 3:24 PM Aug 19, 2019
Boa tarde. A parte do livro de Orígenes de onde a citação foi retirada está indicada no final da resposta.
15
Denunciar

João Frazão 3:11 PM Aug 19, 2019
Caro Gabriel. Pode informar onde se encontra esse comentário pare que se possa tomar conhecimento do seu texto? Grato. Frazão
15
Denunciar

João Frazão 1:17 PM Aug 19, 2019
Caro kurov.
Teu comentário indicado como de 19-8-2019 . . . .12:50h, antes do SP TV.
Pelo que você disse podemos deduzir que você está-se considerando um mal necessário, mas que o considero como um instrumento do nosso aprendizado, já que, apesar dos pesares, você nos obriga a estudar... Abraços. Frazão
2
Denunciar

Carlos Michalski 12:50 PM Aug 19, 2019
Se o Carlos Michalski não participar da coluna,aliás uma perda de tempo,o que seria da coluna senão viver de "reencarnação" e Rosarismo..!! . . . .Carlos Michalski . . . .19-8-2019 . . . .12:50h . ..
16
Denunciar

João Cesar 10:38 AM Aug 19, 2019
CELSO DANIEL SILVA DISSE: “Caro João Cesar, caso você conhecesse as obras (livros) escritos pelo colunista Chaves, chegaria a conclusão de que há muito, muito tempo, ele, o articulista crê na reencarnação. Ah, os livros do José Reis trazem muitas particularidades sobre a Doutrina Espírita que você ainda não conhece e precisa conhecer.” ////////////////// Caro Celso Daniel Silva, só quis alertar para a monotonia de ficar repetindo o mesmo assunto toda semana, o que na verdade é artificio de quem precisa provar seus argumentos para si mesmo. Ah, fica uma sugestão, já que as “obras” literárias (livros) do colunista trazem muitas particularidades sobre a “doutrina espirita”, que tal explanar algumas delas aqui nesta coluna.......
7
Denunciar

CELSO DANIEL SILVA 10:01 AM Aug 19, 2019
Caro João Cesar, caso você conhecesse as obras (livros) escritos pelo colunista Chaves, chegaria a conclusão de que há muito, muito tempo, ele, o articulista crê na reencarnação. Ah, os livros do José Reis trazem muitas particularidades sobre a Doutrina Espírita que você ainda não conhece e precisa conhecer.
4
Denunciar

Júlio Maria da Silva 9:30 AM Aug 19, 2019
Prezado Carlos Michalski, conforme as palavras do Celso, continue com as suas ideias nesta coluna, porque é por elas que eu ampliam as minhas ideias. Abraços Júlio Maria da Silva. /////////////////////////////////////////////////////////////////////////
3
Denunciar

João Cesar 9:29 AM Aug 19, 2019
Sempre que abro esta coluna do jornal O TEMPO, venho na esperança de encontrar algo “novo”, algo que possa explanar os ensinamentos da “doutrina”. Os leitores desta coluna poderiam ser agraciados com assuntos novos e interessantes dentro da “doutrina espirita”. Tenho certeza que a “doutrina espirita” tem muito mais a oferecer do que a tentativa de provar a “reencarnação” através dos textos bíblicos. Nesta constante repetição do mesmo assunto, batendo sempre na mesma tecla, a da “reencarnação” comprovada através dos textos bíblicos, parece que o próprio colunista ainda não esta convencido da sua tão falada e repetida “reencarnação” e fica a procura de alguém que possa convencê-lo.
17
Denunciar

CELSO DANIEL SILVA 8:01 AM Aug 19, 2019
Boa semana a todos. E o Carlos M. continua engordando a coluna do Chaves e do filho Ricardo. Haja paciência!
6
Denunciar

Júlio Maria da Silva 7:15 AM Aug 19, 2019
– BH. 19/08/2019 – Do livro Reflexões V – Dúvidas – Opção Religiosa. − Eis o meu compromisso semanal, hoje inicio falando sobre: – OPÇÃO RELIGIOSA –

– Qual a melhor religião?
– Para que serve a Religião
– Quais os benefícios de uma Religião?
– O que é a Religião?

– Benditos são os ensinamentos por intermédio de Jesus, constantes no Novo Testamento.

– Por serem parábolas, como já temos conhecimento, as passagens abrangem conteúdos profundos. // Nos tempos de Sua pregação, no tempo de Jesus, naquela época, os habitantes da região tinham poucos conhecimentos, poucas instruções, eram limitados. // Não poderiam receber ideias diretas.

– Jesus, pela Sua Inteligência, colocou-as por intermédio de contos, pequenas histórias para obter um melhor raciocínio e cada um discernir a sua maneira. // Não falou diretamente, “bateu na canga para o boi entender”: − O Reino dos Céus está próximo. // E, assim, é dito em quase todos os ensinamentos.

– Porém, em se tratando de Religião, seu significado é a maneira de se “ligar” e conectar a “Deus” pela devoção, pelo trabalho, súplicas, preces e orações. // Esta ligação é feita por intermédio de que Deus possa nos transmitir orientações e benções para aqueles que necessitam de avisos. // A ligação com Deus é de “Lá” para “Cá”, não daqui para Lá. // Parece estranho esta colocação.

– Há de convir que, em tudo tem a presença de Deus e Deus está contido em tudo, nos conhece individualmente, observa todas as nossas necessidades, atende a todos sem fazer distinção. // Pois, se não fosse assim, como seria nossos irmãos que ainda não O conhece e aqueles que nunca conheceram uma religião e desconhecem esses conceitos, estariam Condenados?

– Para ter a conexão não precisa ter conhecimentos religiosos. // É preciso de que, pela maneira de agir, conscientizar-se de que somos todos irmãos, somos falhos em nossas ações e assim receberemos orientações Divinas no nosso proceder. // É claro que não é pela voz, pela visão de Deus, mas, sim, pelos sentimentos, que se tornam difíceis os entendimentos.

– Assim, surgiu a Religião. – Por intermédio dela é que nos foi ministrada desde o nosso nascimento, foi construída uma base importante, originalizada nos conceitos Cristãos.

– Cada Religião segue o que melhor lhes convêm, subtrai daquilo que adquiriram conhecimentos, cada civilização tem o seu manancial de conhecimento. – Todas as Religiões são boas e importantes para o seu seguidor. – O conteúdo, os ensinamentos são primordiais para aqueles que abraçaram a sua Religião. // A escolha é particular, porém, muitos ainda estão fazendo a sua opção, sua preferência.

– Lembramos que todos aqueles que no momento se encontram numa determinada Religião é por necessidade — como alguém que sempre vai ao médico, está doente, precisa de ajuda —, os ensinos contidos de sua escolha são os melhores para eles. Não existe uma má Religião. – A melhor é aquela que consegue manter o interessado no “Bem”, ou seja, consegue a transformação individual para o seu melhoramento. Como ficaria então para aqueles que no momento não reconhece Deus, Jesus e tão pouco acreditam em Maria, mãe de Jesus? – Acreditam no Filho, mas renegam a Mãe! – Esses não estão fora do alcance do Amor de Deus, dos olhos de Jesus, pois ainda têm muito que aprender.

– Deus conhece estes muito bem. – Não faz diferenciação em Seus Filhos. // Todos terão a oportunidade de sua aproximação a Ele. – Deus os aguarda pacientemente. // Júlio Maria. /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
4
Denunciar

Carlos Michalski 6:23 AM Aug 19, 2019
“Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.....Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.A Glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras. . . . .Salmos 104:29-31 . . . .Os espíritos são criados do Espírito de Deus e não coeternos ou preexistentes como Deus..!! . . .Aguenta coração,.haja paciência...!! . . . . .Carlos Michalski . . .19-8-2019 . . .06:22h . . .
17
Denunciar

Carlos Michalski 6:09 AM Aug 19, 2019
Diz o artigo que: . . . . “Assim, e para o apóstolo Paulo, Deus “nos elegeu antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Ef 1:4). Repare, portanto, que nós existíamos junto a Deus-Pai antes mesmo da criação do mundo material” . . . .Pura bobagem e mais uma adulteração das Escrituras Sagradas.O autor ousa dizer que o espírito do homem é eterno como Eterno é Deus...! Antes da Fundação do mundo,o Cordeiro de Deus foi Imolado e assim,tal Ato de Amor nos predestinou nessa Morte para que fôssemos santos e irrepreensíveis.O texto se refere a Cristãos.....Em Apocalipse 13:8,o Anjo do Senhor afirma A Eternidade de Seu Plano de Salvação quando afirma: . . . . “E adoraram-na(a besta) todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a Fundação do mundo” . . . . .Para que os espíritas talvez consigam entender e os leitores não sejam mais uma semana ludibriados,A Obra Redentora de Jesus Cristo é desde A Eternidade e manifesta na Plenitude dos tempos para A Salvação de Muitos,..não de todos...!! Assim A Biblia fala da Eternidade de Jesus Cristo,Espirito Coeterno e Coglorioso com o Pai e que Êle é o Cordeiro de Deus sacrificado em Holocausto Perfeito e Eterno antes da Fundação do mundo. . . . . . .Carlos Michalski . . . .19-8-2019 . . . .06:08h . . ..
16
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
José Reis Chaves
José Reis Chaves
Ricardo Lebourg Chaves
José Reis Chaves
Ricardo Lebourg Chaves
As duas ações são do espírito, e não do corpo
A missão santificadora do Cristo torna-se mais acessível