Salvador. ACM Neto (DEM) é o novo prefeito eleito de Salvador. Depois de não chegar ao segundo turno em 2008, disputa em que liderou até a reta final, o candidato derrotou Nelson Pelegrino (PT) e comandará o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil.

ACM obteve 53% dos votos válidos, contra 46% de Pelegrino. No primeiro turno, o democrata havia ficado à frente de Pelegrino por pequena diferença: 40,17% a 39,73%.

Ele vai substituir João Henrique (PP), dono de uma rejeição de 75% do eleitorado, segundo pesquisa Ibope. Problemas como trânsito, violência e sujeira são os mais citados pela população da capital baiana.

Já em Fortaleza, o candidato do PSB, Roberto Claudio, foi o vitorioso deste domingo. Com 53,02% dos votos válidos, ele bateu nas urnas o petista Elmano de Freitas que obteve 46,98%.
No primeiro turno, Claudio ficou em segundo lugar, dois pontos percentuais atrás do adversário petista (25% contra 23%).

A consagração do socialista é também uma vitória dos irmãos Gomes, o governador Cid e o ex-ministro Ciro. Eles alimentaram o rompimento de uma aliança de oito anos com o PT, alegando que a gestão da prefeita petista Luizianne Lins precisaria mudar o eixo. Como a prefeita não abriu mão, deu-se a cisão.

Foi mais uma vitória do PSB sobre o PT em capitais em que os dois partidos, aliados no plano nacional, se enfrentaram. Os socialistas levaram a melhor sobre os petistas também em Recife e Belo Horizonte.

Outras cidades. Em São Luis, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito com 56,06% dos votos, Ele venceu o atual prefeito da cidade João Castelo (PSDB), que obteve 43,94% da preferência do eleitorado.

Já em Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT)foi escolhido para ocupar a prefeitura pela terceira vez, com 58% dos votos válidos. Seu adversário, o peemedebista Hermano Moraes, conquistou 41% dos votos.

Em João Pessoa, 68,13% dos votos válidos foram para o petista Luciano Cartaxo que desbancou Cícero Lucena (PSDB). O tucano recebeu o apoio de 31,87% do eleitorado paraibano.
Também no Nordeste, a cidade de Teresina elegeu o tucano Firmino Filho com 51% dos votos, contra 48% de Elmano Férrer (PTB).