Belo Horizonte conta com pelo menos seis postos de atendimento aos eleitores. O novo posto de cadastramento biométrico recebeu a visita, nesta semana, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Júlio César Lorens. Foi no shopping Cidade, na rua dos Tupis, 337, no Centro da capital.
Além de cadastramento biométrico, nos postos é possível buscar todos os serviços relacionados ao título de eleitor: alistamento eleitoral, atualização, regularização, transferência e obtenção de segunda via do título, pagamento de multas e emissão de certidões. Para ser atendido, basta levar documento de identidade e comprovante de endereço.
A inauguração de postos extras de atendimento é uma iniciativa do TRE-MG para ampliar o acesso de eleitoras e eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral em Minas Gerais. De acordo com o presidente do TRE, o objetivo é que o Tribunal esteja mais perto da população, permitindo ao eleitor “que ele possa cadastrar a biometria, regularizar a sua situação e participar das eleições, que são a festa da democracia”.
Além desse posto na rua Tupis, outros cinco estão em funcionamento, nos seguintes endereços: avenida do Contorno, 7.038 – Lourdes (Central de Atendimento ao Eleitor); rua Padre Pedro Pinto, 5.020 – Mantiqueira (Central de Atendimento ao Eleitor); rua Alcindo Vieira, 69 – Barreiro (Central de Atendimento ao Eleitor); avenida Churchill, 505 – Santa Efigênia (Posto TRE Aqui – Câmara Municipal), avenida Cristiano Machado, 4.000 – União (Posto TRE Aqui – Minas Shopping).
Nas centrais de atendimento ao eleitor, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Nos postos TRE Aqui, o horário é das 12h30 às 17h30.