Triângulo Mineiro

Bolsonaro, Zema e outros políticos participam da ExpoZebu, em Uberaba

A abertura oficial da 87 ª ExpoZebu, realizada neste sábado (30) pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu ( ABCZ) no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro

Por Daniela Brito
Publicado em 30 de abril de 2022 | 12:54
 
 
ExpoZebu 2022 Foto: Daniela Brito

A abertura oficial da 87 ª ExpoZebu, realizada neste sábado (30/4) pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu ( ABCZ) no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, teve grande tom eleitoral em prol de Jair Bolsonaro (PL). 

Jair Bolsonaro  desembarcou na cidade, na manhã deste sábado, com forte esquema de segurança e foi recebido por apoiadores em uma motociata. Logo em seguida, foi para o local do evento em carro aberto,  frente aos motociclistas. 

Abertura da 87 ª ExpoZebu 

A solenidade de abertura da 87 ª ExpoZebu teve início com quase uma hora e meia de atraso. O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges quebrou o protocolo e não fez o tradicional discurso de abertura do evento. "Aqui nasceu a força do agronegócio", afirmou. 

Borges apenas enalteceu Jair Bolsonaro, dizendo ser um homem "religioso" e de "família". "É disso que o Brasil precisa", disse.

Depois, foi a vez do governador mineiro Romeu Zema (Novo) discursar. Ele parabenizou Uberaba, cidade vizinha a sua terra natal, Araxá, por ter a maior feira zebuína do país. 

Ele ainda  ressaltou  ter "orgulho'' de ter reduzido a criminalidade no campo em 42% e querer dar "emprego digno a todos os mineiros", finalizou.

O governador Romeu Zema (Novo) destacou, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Expozebu 2022 em Uberaba, em Minas, o investimento do governo do Estado no agronegócio. pic.twitter.com/DPtR424EXm

— O Tempo (@otempo) April 30, 2022

Jair Bolsonaro na ExpoZebu

O presidente da República foi recebido com aplausos e sob gritos de "mito". Jair Bolsonaro iniciou o seu discurso dizendo ser "mineiro de coração" e parabenizou o governador  de Minas Gerais, Romeu Zema, por estar conduzindo bem o Estado. " Você é exemplo para o Brasil", afirmou o presidente. 

Ele contou  que a viagem da Rússia assegurou fertilizantes para o Brasil. "mais de 20 navios de fertilizantes estão vindo para o país". 

Ele também citou a segurança alimentar e reforçou que o Brasil está no "caminho certo". Segundo ele, o enfrentamento dessas dificuldades teria ocorrido graças ao apoio dos brasileiros. "Pode ter certeza, o norte para nós, quem dá são vocês. E, assim sendo, nós colocaremos o Brasil, cada vez mais, no local de destaque que ele bem merece", prometeu.

Durante a Expozebu 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre os desafios que enfrentou no mandato, como a pandemia, e disse que os atos marcados para domingo (1) têm que ser em defesa da "liberdade". "Esse Brasil verde e amarelo veio para ficar". pic.twitter.com/4C9Mnxmojs

— O Tempo (@otempo) April 30, 2022

Ainda segundo Jair Bolsonaro, o Dia do Trabalho, comemorado neste domingo, 1° de maio,  não deve ser um dia de protestos e atos têm que ser em defesa da "liberdade". "Esse Brasil verde e amarelo veio para ficar". O chefe do Executivo terminou o discurso com a tradicional frase: " Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Durante a Expozebu 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre os desafios que enfrentou no mandato, como a pandemia, e disse que os atos marcados para domingo (1) têm que ser em defesa da "liberdade". "Esse Brasil verde e amarelo veio para ficar". pic.twitter.com/4C9Mnxmojs

— O Tempo (@otempo) April 30, 2022

A solenidade contou com  o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro, o governador Romeu Zema,  a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo e demais autoridades como ex-ministros Tarcísio Freitas- , pré-candidato ao governo de São Paulo - e Tereza Cristina, pré-candidata ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul - muito elogiada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

O  presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, foi vaiado ao ter a presença registrada  pelo presidente da ABCZ. 

Essa foi a primeira visita oficial do presidente a Uberaba. última vez que Jair Bolsonaro esteve na cidade foi em 2017, como pré-candidato.

Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, a ExpoZebu vinha sendo realizada de maneira virtual.