O senador Renan Calheiros (MDB-AL) decidiu deixar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta da petroquímica Braskem em Maceió (AL) após não ter sido escolhido relator pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Autor do requerimento de criação do colegiado, Renan reivindicou a relatoria desde o primeiro momento. Contudo, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) se opôs à ideia, afirmando que isso poderia contaminar os trabalhos. Ambos são adversários políticos em Alagoas.
Diante do impasse, Omar Aziz definiu que o relator não seria um alagoano e designou o senador Rogério Carvalho (PT-SE) para a função. Contrariado, Renan afirmou que havia uma tentativa de “domesticar a CPI” e anunciou que não participará dos trabalhos.
“Essa designação lamentavelmente é prejudicial aos interesses do nosso estado. E portanto, mesmo tendo criado a CPI, estabelecido o fato determinado e coletado as assinaturas, deixo essa CPI exatamente por não concordar com o encaminhamento da relatoria”, afirmou.
Após o discurso de Renan, Aziz negou a acusação e pediu ao relator que prepare um plano de trabalho para a próxima terça-feira (27) com a definição de prazos e possíveis nomes a serem ouvidos nas audiências.
“O compromisso que estamos assumindo hoje é levantar todos os cadáveres para se ter chegado nessa situação, porque isso não chegou do dia para a noite. Não aconteceu do dia para a noite. E nós vamos levantar, sem amarras”, afirmou Aziz.
A CPI da Braskem tem como objetivo investigar possíveis omissões da empresa na reparação a Maceió e a moradores de cinco bairros da capital alagoana que tiveram o solo afundado devido à exploração de sal-gema. O documento de criação classifica o caso como o “maior acidente ambiental urbano já constatado no país".
A Braskem é uma empresa petroquímica pertencente ao grupo Novonor, antigo grupo Odebrecht, repaginado após o escândalo de corrupção revelado pela Lava Jato.
Os primeiros registros de afundamento do solo seriam de 2018, a partir de chuvas na cidade que criaram um tremor de 2,5 graus na escala Richter. O processo deu origem a crateras subterrâneas, que fizeram casas e prédios racharem.