O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta sexta-feira (24) com a ex-ministra Marina Silva (Rede), para discutir propostas relacionadas ao meio ambiente que tramitam no Senado.

Pelas redes sociais, Pacheco disse que os projetos serão analisados “sem açodamento, chegando a consensos com as partes envolvidas no processo”.

No Senado, tramita uma série de propostas chamadas pelos ambientalistas de “Pacote da Destruição”. Entre elas estão a que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental (PL 2159/21); projetos que concedem anistia à grilagem de terras públicas (PL 2633/20 e PL 510/21); o que altera a demarcação das terras indígenas e permite a reintegração de posse pelo governo federal (PL 490/2007); o que autoriza a mineração e construção de hidrelétricas em terras indígenas (PL 191/2020); e o que flexibiliza o uso de agrotóxicos no país (PL 6299/2002).

Em março, um grupo de artistas, liderados pelo cantor Caetano Veloso, foi ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os projetos.

No encontro com Marina nesta sexta, Pacheco afirmou que buscará soluções que aliem “o desenvolvimento econômico com a necessária preservação ambiental”.

“Esta é uma pauta que não permite retrocessos e o Senado não se apartará de suas responsabilidades”, completou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.