Faltando dez meses para as eleições municipais de 2024, o cenário político de Belo Horizonte ainda permanece bem aberto. Segundo o portal O TEMPO apurou com os partidos, atualmente, pelo menos 14 nomes estão sendo cotados para a disputa. Alguns já confirmados como pré-candidatos, outros sendo apenas especulação. Há, também, nomes que, embora ainda não estejam descartados, provavelmente desistirão nos próximos meses.
O primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro, quando os cidadãos devem votar para prefeito e vereador. Se houver segundo turno, os eleitores irão às urnas no dia 27 de outubro. Os nomes dos candidatos devem ser oficializados até o dia 15 de agosto.
Confira alguns nomes citados como possibilidades para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, nas eleições de 2024:
- Bella Gonçalves (Psol): a deputada estadual foi oficializada como pré-candidata pelo Psol. O partido afirmou que está aberto ao diálogo com outros partidos de esquerda, mas destacou que o nome de Bella Gonçalves é consenso dentro da legenda para ser cabeça de chapa.
- Bruno Engler (PL): o deputado estadual já se declarou como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. O partido afirmou que tem dialogado com o Progressistas e o Republicanos para uma possível aliança, mas ainda não há nenhuma decisão oficial.
- Carlos Viana (Podemos): segundo o gabinete do senador, o nome dele está definido como pré-candidato pelo Republicanos. Entretanto, até a data de publicação desta reportagem (início de janeiro de 2024), Carlos Viana estava filiado ao Podemos. O Podemos afirmou que não tem informação sobre a saída de Viana do partido e que, por enquanto, ele é o pré-candidato. O Republicanos não confirmou se o senador vai se filiar. Nos bastidores, O TEMPO apurou que o Republicanos ainda pode decidir lançar outro candidato.
- Duda Salabert (PDT): o nome da deputada federal e ex-vereadora de Belo Horizonte já está definido pelo partido como pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte. O PDT ainda afirmou que tem mantido diálogo com outros partidos, como o PT, para uma possível aliança.
- Eduardo Costa (Cidadania): o jornalista foi apontado como possível candidato, mas, conforme apurou a reportagem, Eduardo não teria mais interesse em concorrer. Ainda assim, o nome ainda não foi descartado pelo partido. O Cidadania possui federação com o PSDB, e ambos partidos conversam para lançar candidatura conjunta.
- Fuad Noman (PSD): o atual prefeito de Belo Horizonte, que era vice de Alexandre Kalil (PSD), ainda não oficializou se tentará a reeleição, embora ele deva mesmo concorrer. Segundo apurou o portal O TEMPO, parte do PSD teria intenção de lançar o nome de Noman, mas alguns grupos se opõem à ideia.
- Gabriel Azevedo (sem partido): o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte já indicou o interesse em concorrer à prefeitura, mas ainda está em busca de um partido para poder lançar a pré-candidatura. Conforme apurou O TEMPO, o vereador possui conversa com o Republicanos, mas dialoga com União Brasil e MDB.
- João Leite (PSDB): o nome do ex-deputado tem sido apontado pelo partido como um possível candidato à PBH. Entretanto, o PSDB tem conversado com o Cidadania para lançar uma candidatura conjunta e, por isso, o nome ainda não está definido. João Leite é o atual presidente do PSDB em BH.
- Luísa Barreto (Novo): a secretária de Estado de Planejamento e Gestão deve ser lançada como pré-candidata, tendo como vice o secretário-geral adjunto, Lucas Gonzalez. Recentemente, o governador Zema divulgou um vídeo manifestando seu apoio. Entretanto, o próprio governador afirmou a O TEMPO que há possibilidade de a legenda apoiar outro partido nas eleições municipais.
- Mauro Tramonte (Republicanos): o jornalista ficou em primeiro lugar, em uma lista estimulada de 15 nomes, na pesquisa DATATEMPO de intenção de voto (divulgada em setembro). Mas, segundo apurou a reportagem, ele não deve se oficializar como candidato. A desistência, entretanto, também não foi anunciada.
- Paulo Brant (PSB): o ex-vice-governador de Minas Gerais confirmou à reportagem de O TEMPO que tem intenção de se lançar como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, mas a possível candidatura ainda está sendo viabilizada pelo partido.
- Paulo Lamac (Rede): o ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Belo Horizonte confirmou a O TEMPO que se coloca como pré-candidato. A candidatura oficial, entretanto, dependeria de negociação com o Psol, já que os dois partidos formam uma federação.
- Pedro Aihara (PRD): o novo partido, resultado de uma junção do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), confirmou a intenção de lançar o atual deputado federal para a PBH. Há, ainda, a possibilidade de o bombeiro militar concorrer à Prefeitura de Brumadinho, segundo apurou a reportagem.
- Rogério Correia (PT): a pré-candidatura do deputado federal já foi lançada pelo PT, que tenta criar alianças com outros partidos, como PDT, Psol e Rede.