Política mineira

Eleições: Anastasia declara apoio à candidatura de Kalil ao governo de Minas

Senador disse que se o prefeito de Belo Horizonte for mesmo candidato, vai trabalhar incansavelmente para ele ser eleito

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 09 de agosto de 2021 | 19:52
 
 
ANASTASIA Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O senador Antonio Anastasia (PSD) declarou, nesta segunda-feira (9), apoio a uma eventual candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao governo de Minas nas eleições de 2022.

“O prefeito Kalil tem feito uma excelente administração em Belo Horizonte, referência em todo o Brasil. Se, de fato, decidir colocar seu nome para a candidatura ao governo do Estado contará com o meu apoio e o meu trabalho incansável”, disse o senador, em nota enviada a O TEMPO.

“Nesse tempo em que está à frente da prefeitura de Belo Horizonte, [Kalil] tem recebido o reconhecimento da população por sua capacidade de administração, de apresentar resultados em favor do cidadão e, além de tudo, tem demonstrado uma grande sensibilidade social, o que é fundamental na política. Tenho certeza de que ele poderá fazer muito por Minas Gerais”, acrescentou.

O apoio de Anastasia à candidatura de Kalil já era esperado e conhecido nos bastidores. O posicionamento de membros do PSD mineiro sobre as próximas eleições em Minas Gerais deve ganhar importância nos próximos meses porque o senador Carlos Viana (PSD) também manifestou recentemente o desejo de ser candidato ao governo de Minas.

Viana diz estar disposto a disputar a indicação internamente com Kalil e, se necessário, até mesmo deixar o PSD para conseguir disputar as eleições como cabeça de chapa por outro partido. Eleito em 2018, ele tem mandato como senador até 2026.

Já Anastasia confirmou em entrevista à rádio Super 91,7 FM que será candidato à reeleição ao Senado no ano que vem. A declaração esfriou a especulação de que ele poderia não disputar o pleito para tentar a indicação para o Tribunal de Contas da União (TCU) em 2023.