O ex-secretário de Planejamento e Gestão no governo Pimentel Helvécio Magalhães irá chefiar a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde no governo Lula. O médico foi indicado, nesta segunda-feira (2), pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Helvécio é um dos poucos mineiros a integrar a equipe do próximo governo federal. Além dele, farão parte do segundo escalão do governo Lula, o ex-deputado federal Nilmário Miranda (PT), que retornará ao Ministério dos Direitos Humanos, e o deputado estadual André Quintão. O petista assumirá a Secretaria de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A formação de um gabinete sem um petista de Minas Gerais, inclusive, frustrou o diretório estadual do PT. Até então, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) iniciaram o mandato com pelo menos um ministro das hostes do PT de Minas Gerais. Agora, o único entre os 37 ministros do terceiro mandato de Lula à frente da presidência da República é o senador Alexandre Silveira (PSD), cuja cota é para acomodar os pessedistas na base do governo no Congresso Nacional.
Trajetória
Além de secretário de Estado, durante o governo Pimentel, Helvécio Magalhães foi conselheiro da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
Antes de ocupar a Seplag, ele foi secretário nacional de Atenção à Saúde Básica em 2013, durante o governo Dilma Rousseff (PT), secretário municipal de Saúde no período de 2003 a 2008 e foi o primeiro coordenador de Epidemiologia da Prefeitura de Belo Horizonte na década de 90.
Além do mineiro, foi anunciado também no Ministério da Saúde Ana Estela Haddad, esposa do ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ela será a responsável pela Secretaria da Informação e Saúde Digital.
Professora titular do departamento da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Estela já foi coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da universidade e atualmente é membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e diretora Científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.
Ana Estela já atuou também como assessora do ministro da Educação de 2003 a 2005 e foi diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de 2005 a 2012.