O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), declarou ontem, por meio de vídeo nas redes sociais, que o governo conseguiu a formalizar um compromisso prévio para que a Vale comece a ressarcir, preliminarmente, todas as comunidades atingidas pela tragédia em Brumadinho.
No entanto, o anúncio do governador foi feito um dia após o acordo ter sido divulgado pelos Ministérios Públicos do Estado e Federal, além da Defensoria Pública e a mineradora.
No vídeo, o governador dá crédito à sua gestão e aos outros entes. Segundo ele, o termo foi costurado com as participações da Advocacia Geral do Estado e da União, do Ministério Público do Estado e Federal, da Defensoria Pública do Estado e da União, do Tribunal de Justiça do Estado e representantes das famílias afetadas pela tragédia.
“Assinamos um acordo para poder deixar todos os habitantes de Brumadinho resguardados, até que um acordo definitivo seja feito. Toda a população vai receber um salário mínimo por adulto, meio salário por adolescente e um quarto por criança”, contou
Zema ressaltou ainda que sua gestão aplicou a maior multa ambiental paga à vista na história do Estado, R$ 99 milhões. Segundo o governador, isso vai permitir antecipar os pagamentos de indenizações para todos os afetados.