O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o empresário Elon Musk pode ser chamado de 'mito da liberdade'. A declaração foi feita em discurso ao lado do empresário sul-africano. O bilionário fundador da Tesla está no país para um encontro com empresários e se reuniu com Bolsonaro em São Paulo em articulação feita pelo ministro Fábio Faria, das Comunicações.

"O mais importante da presença dele é algo que é bem imaterial. Eu diria que poderíamos chamá-lo de mito da liberdade. É aquilo que nos fará falta para qualquer coisa que por ventura podemos pensar para o futuro. E o exemplo que ele nos deu há poucos dias, quando se anunciou a compra do Twitter, para nós aqui foi como um sopro de esperança", disse Bolsonaro.

O presidente continuou exaltando Musk, que ouvia tudo com a ajuda de um tradutor e balançava a cabeça positivamente.

"O mundo todo passa por pessoas que têm vontade de roubar essa liberdade. A  liberdade é a semente para o futuro. Então, a presença dele aqui, uma pessoa que todos sabem de sua importancia, do que ele representa para o mundo (é fundamental). Ele poderia estar preocupado consigo prórprio, mas não. Veio para o nosso país, como tem andado pelo mundo, demonstrando o que ele pretende deixar para todos nós", afirmou o presidente.

Sobre o monitoramento da Amazônia, assunto da conversa entre os dois, Bolsonaro disse apenas que é muito importante. "Pretendemos, precisamos e contamos com o Elon Musk", afirmou.

-Conversei há pouco com @elonmusk , que visita o Brasil a convite do Ministro @fabiofaria . Entre outros assuntos, tratamos de conectividade, investimentos, inovação e o uso da tecnologia como reforço na proteção de nossa Amazônia e na realização do potencial econômico do Brasil. pic.twitter.com/mijIdgvJS5

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 20, 2022

Durante o encontro, Musk publicou sobre o assunto, anunciando que usará sua tecnologia em escolas e no estudo ambiental do território amazônico.

"Super animado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia", disse Musk em publicação no Twitter.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.