O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou na madrugada desta terça-feira (25) sobre a morte do escritor Olavo de Carvalho, considerado o principal ideólogo de seu governo. Para Bolsonaro, Olavo "foi um gigante na luta pela liberdade".
"Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", afirmou o presidente da República.
A morte do escritor em Richmond, no Estado norte-americano da Virgínia, foi comunicada pela família durante a madrugada, sem detalhes sobre a causa. Há cerca de dez dias, Olavo de Carvalho, que tinha 74 anos, comunicou a seus alunos que não poderia ministrar as aulas em razão de ter sido contaminado pela Covid-19. Ele se recusava a tomar a vacina contra a doença e chegou a dizer, em algumas ocasiões, de que o vírus não existia e que falar em pandemia era um erro.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.