MERCOSUL

Brasil e Uruguai anunciam binacionalização de aeroporto e obras de integração

Interesse dos uruguaios pelas obras foram levadas ao presidente Lula quando ele visitou o Urugaui em janeiro; petista quer frear avanços do acordo do país vizinho com a China

Por Manuel Marçal
Publicado em 07 de março de 2023 | 15:43
 
 
Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante declaração à imprensa, no Palácio do Itamaraty Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em um comunicado conjunto assinado entre Brasil e Uruguai, os dois países se comprometeram, nesta terça-feira (7), a avançarem conjuntamente no acordo Mercosul-União Europeia. Além disso, foi anunciado obras de infraestrutura na região de fronteira, bem como assinatura de acordo de binacionalização do Aeroporto Internacional de Rivera, no Uruguai. Um grupo de trabalho entre as duas nações foi criado para avançar nos temas. 

 

O ministro das Relações Exteriores do países, Francisco Bustillo, veio ao Brasil acompanhado dos ministros de Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, e de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, José Luis Falero. O encontro aconteceu no Palácio do Itamaraty, sede do ministério de Relações Exteriores. Pelo lado brasileiro, participaram também, além de Mauro Vieira: Fernando Haddad (Fazenda); Renan Filho (Transportes); Márcio França (Portos e Aeroportos) 

 

“Os temas tratados são de grande importância e relevo para as relações bilaterais”, disse Mauro Vieira. O chanceler disse ainda que o encontro é fruto da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao Uruguai na terceira semana de governo. À época ficou definido que os ministros dos dois países avançariam nos assuntos relacionados as obras de infraestrutura.   

 

Obra de dragagem 

Segundo comunicado lido por Mauro Vieira, o ministério dos Portos e Aeroportos lançará, nas próximas semanas, licitação de projeto básico executivo, acompanhado de estudo ambiental, para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil na qualidade de obra pública. Segundo o texto, a obra de dragagem terá início ainda neste ano com a presença de Lula e o presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle Pou.  

 

Aeroporto Binacional 

Em 30 dias, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, deve encontrar seu homólogo uruguaio para assinar o acordo de bi nacionalização do Aeroporto de Rivera, localizado no Uruguai.  

 

Ponte sobre o Rio Jaguarão 

O ministério dos Transportes do Brasil vai abrir, em 60 dias, prorrogável por igual período, licitação para construção de nova ponte sobre o Rio Jaguarão, que marca um trecho de fronteira do Brasil com o país vizinho no Rio Grande do Sul. O contrato da obra deve ser assinado ainda neste ano.  

Em contrapartida, os uruguaios vão retomar a reforma da rodovia que liga a cidade de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco no Uruguai. “É a histórica ponte Barão de Mauá, obra a ser realizada uma vez a nova ponte esteja realizada”, afirmou Mauro Vieira.  

 

Fortalecimento do Mercosul 

A reunião entre os ministros de Estado ocorre cerca de 40 dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitar o Uruguai e se encontrar com Lacalle Pou. Na ocasião, o petista tentou frear os avanços do mandatário uruguaio em firmar um acordo de livre comércio com a China.  

O presidente Lula disse à Lacalle Pou para que esperasse e considerou, como mais “urgente”, o acordo Mercosul-União Europeia. Em seguida, pontuou que um tratado do bloco sul-americano com Pequim só avançaria depois que fosse fechado o acordo com os europeus.  

No comunicado conjunto entre os dois países emitido nesta terça-feira, Brasil e Uruguai se comprometem a trabalhar juntos no acordo com os europeus. Como não houve coletiva de imprensa após o anúncio das autoridades brasileiras e uruguaias, não ficou claro se, com avanço dessas obras de infraestrutura significa, o país vizinho vai abrir mão de avançar no acordo de livre comércio com a China. 

“Brasil e Uruguai tem, ainda, responsabilidade de impulsionar o atual processo de modernização do Mercosul. Precisamos de um Mercosul que beneficie as nossas sociedades e que seja aberto e integrado ao mundo. E concordamos em aprofundar a integração intrabloco e buscar a ampliação da rede de acordos externos”, diz o comunicado.  

Trabalharemos juntos nas negociações do acordo Mercosul-União Europeia. Trabalharemos ativamente em busca de acordo comerciais equilibrados com outros blocos e países, em questões centrais como eliminação de barreiras ao comércio, melhoria da infraestrutura e fomento do desenvolvimento sustentável” 

 

A mensagem conjunta diz ainda que o Brasil, em sinalização no fortalecimento bilateral, convidou o Uruguai para a reunião do G-20, a ocorrer em Brasília, em março do ano que vem. 

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.