Fim de governo

Esplanada não deverá ter luzes no último Natal de Bolsonaro no poder

É o segundo ano consecutivo que a decoração natalina oficial de Brasília enfrenta questões legais. Após ser inaugurada à véspera de Natal mesmo sem estar totalmente pronta, a de 2021 está sob suspeita de superfaturamento

Por Renato Alves
Publicado em 22 de novembro de 2022 | 10:36
 
 
Iluminação de Natal na Esplanada dos Ministérios em 2020 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O último Natal do governo de Jair Bolsonaro (PL) será sem brilho na Esplanada dos Ministérios. O centro do poder nacional não deverá ter a tradicional iluminação. Além de o governo federal não planejar nenhum enfeite para os monumentos, a administração local não tem conseguido tirar do papel o seu projeto. 

As duas organizações da sociedade civil que apresentaram propostas ao Governo do Distrito Federal para montar e gerenciar as atrações natalinas na Esplanada dos Ministérios neste ano foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital público, conforme publicação no Diário Oficial do DF (DODF) de segunda (21).

É o segundo ano consecutivo que a decoração natalina oficial de Brasília enfrenta questões legais. Após ser inaugurada à véspera de Natal mesmo sem estar totalmente pronta, o Brasília Iluminada, de 2021, está sob suspeita de superfaturamento

Na semana passada, a Assessoria Jurídico-Legislativa da antiga Secretaria de Economia do DF, atual Secretaria de Planejamento, opinou pela rejeição das contas do projeto. Se a indicação da área técnica for acatada pela pasta, o Instituto Idheias deverá ser notificado a devolver os R$ 14 milhões pagos pelo governo local.