Troca

Paulo Pimenta anuncia Jean Lima como presidente interino da EBC

A troca ocorre após a demissão de Hélio Doyle; ele compartilhou uma publicação anti-Israel nas redes sociais

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 23 de outubro de 2023 | 18:13
 
 
O novo presidente interino da EBC, Jean Lima, e o ministro da Comunicação, Paulo Pimenta Foto: Lucas Leffa / Secom

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou, nesta segunda-feira (23), Jean Lima, como novo presidente interino da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O servidor era diretor-geral do órgão. 

A troca ocorre após a demissão de Hélio Doyle, na última semana. Ele compartilhou uma publicação anti-Israel nas redes sociais, em que afirmava que apoiadores do país são "idiotas".  

O anúncio foi feito por Pimenta por meio de uma publicação no X, antigo Twitter. “Neste período, Jean garantirá o ritmo e a continuidade das ações que temos desenvolvido na condução da Empresa”, escreveu.

"Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", diz a postagem originalmente publicada pelo ilustrador brasileiro Carlos Latuff e repostada por Doyle, que se declara pró-Palestina em suas redes sociais.

Doyle chegou a se desculpar com o ministro Paulo Pimenta e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também pelas redes sociais. Na mesma publicação, ele se despediu da chefia da empresa pública. 

"[Pimenta] disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros”, diz um dos trechos.

Quem é o presidente interino 

Jean Lima foi presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). Além disso, atuou como assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em 2015, no governo de Dilma Rousseff (PT).