BRASÍLIA - A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a promessa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro caso seja eleito presidente do país.

Gleisi afirmou que a sinalização de Tarcísio mostra que Bolsonaro não respeitou as leis brasileiras. A petista disse que o governador de SP é “um candidato fantoche que só pensa em servir aos interesses de seu chefe”.

A declaração ocorre após uma fala de Tarcísio dada em entrevista na sexta-feira (29/9). O governador criticou a Justiça do país e afirmou que, se for eleito presidente, sua primeira medida será conceder indulto a Bolsonaro caso ele seja condenado por tentativa de golpe.

“Primeiro ato. Porque acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”, disse o governador em entrevista ao Diário do Grande ABC.

No entanto, Tarcísio, principal nome da direita para herdar o capital político de Bolsonaro, voltou a negar a intenção de se candidatar ao Planalto em 2026. Segundo ele, a expectativa em torno do assunto se deve ao fato de governar um estado do tamanho de São Paulo.

O governador tem se esquivado de definições sobre seu futuro enquanto a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga Bolsonaro e outros sete réus por participação na tentativa de golpe de Estado. Os integrantes do “núcleo crucial” começarão a ser julgados nesta semana.