O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nesta segunda-feira (23) ter sido comunicado que há um brasileiro desaparecido em Israel desde o ataque do grupo extremista Hamas, em 7 de outubro. Trata-se de Michel Nisenbaum, de 59 anos. Foram parentes dele quem alertaram as autoridades israelenses sobre o sumiço.

O MRE disse que a Embaixada do Brasil em Israel foi comunicada sobre o desaparecimento pela Interpol no domingo (22), mas, até a manhã desta segunda, não havia detalhes sobre a data do último contato, nem onde e em quais circunstância Nisenbaum estava em Israel quando o Hamas iniciou a invasão.

O Itamarty apenas confirmou à equipe de O TEMPO em Brasília o desaparecimento e informou que Nisenbaum tem dupla cidadania. Ele é o único brasileiro que o governo trata como desaparecido no momento.

Até agora, três brasileiros morreram na guerra deflagrada pelo Hamas. Todos tinham cidadania israelense e estavam em uma festa rave, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, que foi invadida por terroristas.  As vítimas são Karla Stelzer, 42; Bruna Valeanu, 24; e Ranani Glazer, também 24.

Três israelenses com ascendência brasileira também foram mortos: Gabriel Yishay Barel, Celeste Fishbein e um terceiro sem identificação

FAB já repatriou 1.410 brasileiros de Israel

O oitavo voo de repatriação de brasileiros vindo de Israel chegou ao Brasil na madrugada desta segunda. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 4h no Rio de Janeiro. Ao todo, 209 brasileiros que estavam em áreas de conflito, além de nove animais de estimação, deixaram Tel Aviv, capital de Israel.

De acordo com o mais recente balanço do governo federal, desde 10 de outubro, 1.410 brasileiros, três bolivianas e mais de 50 animais domésticos foram transportados do território israelense para o Brasil. Outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, está no Cairo, capital do Egito, e aguarda autorização para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. 

Exército de Israel faz operações pontuais em terra no norte de Gaza

Também nesta segunda-feira, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram ter feito operações pontuais por terra no Norte da Faixa de Gaza durante a madrugada. Autoridades iraelenses informaram que as operações miraram áreas onde estavam reunidos integrantes do Hamas e de outras organizações armadas palestinas.

Houve ataques de tanques e forças de infantaria para tentar localizar e buscar informações sobre pessoas desaparecidas e reféns feitos pelo Hamas. Segundo informações iniciais, contudo, não se trata da ocupação por terra que o governo de Israel vem anunciado desde o início da guerra.