A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que ele criticou uma propaganda oficial do governo federal que estampava a foto de “um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, repercutiu nas redes sociais. Enquanto críticos alegaram que a declaração foi preconceituosa e racista, apoiadores destacaram que o discurso denunciava o preconceito presente no material publicitário.

Opositora de Lula e apoiadora de Jair Bolsonaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) fez críticas ao presidente. “Fala absurdamente racista do Lula. Por isso o assunto Lula Racista está tão em alta aqui no X. Agora imagine se fosse o Bolsonaro a falar muito menos que isso? Com certeza um certo ministro iria proferir decisão mandando se explicar em 24h. Absurdo”, escreveu. Ela também publicou o recorte em que Lula faz a declaração.

Outros usuários, porém, saíram em defesa do presidente. Eles argumentaram que os trechos publicados na web tentam distorcer o contexto da fala e que Lula, na verdade, estava criticando o racismo presente na escolha da fotografia. Alguns perfis chegaram a classificar as críticas como "fake news da direita".

A declaração ocorreu na quinta-feira (21/8), durante o lançamento de novas unidades do programa Brasil Sorridente. No discurso, o petista mencionou um material do governo federal em que aparecia a foto de um homem negro sorrindo, mas sem dentes. Lula afirmou que considera preconceituoso utilizar essa imagem em uma propaganda oficial.

Veja vídeo: