O ex-presidente Lula (PT) disse, nesta terça-feira (10), em Contagem, que é “muito fácil” governar o Brasil desde que se coloque os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda.
“Fica muito fácil governar o Brasil. Você arrecada de quem tem mais para investir em quem não tem nada. Essa é a lógica que vale para qualquer coisa no mundo. Precisamos cuidar de quem mais necessita”, afirmou o petista.
Lula também criticou aqueles que pensam que é possível governar o Brasil discutindo contabilidade ou olhando apenas o número da receita ou da despesa.
“Nós temos que começar a pagar uma coisa que ninguém fala, que é a dívida social com 215 milhões de brasileiros que precisam viver com dignidade. Quando você vai fazer o orçamento, em vez de começar por cima, vamos começar por baixo. Se você deixar o povo por último, nunca vai sobrar dinheiro para fazer nada. Na reunião orçamentária, cada ministro quer a sua parte. Como o trabalhador pobre não tem ninguém lá, nunca sobra nada para ele”, declarou.
O petista também demonstrou preocupação com a queda da participação da indústria no PIB brasileiro. “O Brasil chegou a ter 30% do seu PIB ser extraído da produção industrial. Caiu para 11%. Contagem tem 21% do seu PIB industrial. Ontem a VW deu férias coletivas. Outro dia a Ford foi embora do Brasil. A verdade é que o Brasil, que era produtor de autopeças, passou a comprar fora, e está com empresas indo embora. Este país precisa atender aos interesses coletivos da sociedade”, disse.