O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá sequência, nesta terça-feira (10), à agenda de pré-campanha à presidência em Minas Gerais. Após discursar na segunda no Expominas, no Bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, Lula conduz ato no Só Marcas Auto Shopping, na Cidade Industrial, em Contagem. A cidade é administrada pela prefeita Marília Campos (PT).
Centenas de militantes já aguardam o ex-presidente no terraço do local, onde várias cadeiras foram posicionadas sob as tendas para os presentes acompanharem o discurso. O palco destaca um banner com uma foto de Lula ao lado do vice-candidato Geraldo Alckmin (PSB), que, inclusive, não acompanha o ex-presidente na visita a Minas por ter contraído Covid-19.
Ao contrário do ato no Expominas, não há imagens de Lula ao lado do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que é pré-candidato ao Senado. A pré-candidatura de Reginaldo é um dos principais impasses para a aliança entre o ex-presidente e o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas. Enquanto o PT quer emplacar o nome do deputado federal, o PSD bate o pé pela candidatura à reeleição do senador Alexandre Silveira (PSD).
Do lado de fora do Só Marcas, ambulantes aproveitam a presença de militantes para vender tanto camisetas de apoio a Lula, quanto contrárias ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Os comerciantes também vendem bandeiras da comunidade LGBTQIA+.
A agenda de Lula em Minas segue até esta quarta-feira (11), quando o ex-presidente visitará Juiz de Fora, na Zona da Mata. O município é governado pela prefeita Margarida Salomão (PT). O local do ato em Juiz de Fora ainda não foi divulgado, mas, por questões de segurança, já foi mudado.