O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), transferiu nessa quinta-feira (7) a Secretaria Especial de Cultura para o Ministério do Turismo. Durante o evento Meeting Festuris, do Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul, o ministro Marcelo Álvaro Antônio disse em entrevista ao editor de Turismo de O Tempo Paulo Campos que a mudança será benéfica e natural para o país.
"Eu vejo com naturalidade, mas também com uma responsabilidade muito grande de também conduzir a Cultura no Brasil. As pastas têm uma sinergia muito grande. Uma coisa está muito ligada a outra. Outros países também adotaram essa medida de fazer a junção das pastas", disse o ministro na manhã desta sexta-feira (8).
Marcelo Álvaro também alertou que a Cultura precisa ser mais desenvolvida, mas sem um viés ideológico. "A cultura precisa ser desenvolvida no Brasil sem um viés ideológico, esse é o nosso objetivo. Retirar da mão de uma pequena elite que até hoje conduzia a Cultura no Brasil. A gente precisa de incentivar e dar oportunidade aos nosso artistas regionais, valorizar as nossas culturas nos quatro cantos do Brasil", afirmou.
A primeira medida, segundo ele, será fazer um diagnóstico da pasta da Cultura, para depois, fazer um planejamento. "Vamos sentar, vamos reunir alguns assessores da pasta e fazer um grande diagnóstico da real condição hoje da Secretaria Especial de Cultura. A partir disso, nós vamos montar um planejamento estratégico", concluiu.
Ancine
Nesta sexta, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) que a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por exemplo, também será incorporada ao Turismo. O ministro, por suia vez, também é a favor dessa mudança. "A Ancine é uma autarquia ligada à Secretaria Especial de Cultura. Naturalmente, a Secretaria vindo, as autarquias também virão junto. Eu vejo com bons olhos", disse.
"Eu quero dar uma palavra de tranquilidade aos artistas do Brasil. Podem ficar tranquilos, que a Cultura vai ser conduzida com muita responsabilidade. Agora, se for desagradar retirar o viés ideológico da Cultura, eles vão ficar realmente desagradados", finalizou o ministro.
Veja outras pastas que foram vinculadas ao Ministério do Turismo:
- Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur);
- Agência Nacional do Cinema (Ancine);
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram);
- Fundação Biblioteca Nacional (FBN);
- Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB);
- Fundação Cultural Palmares (FCP);
- Fundação Nacional de Artes (Funarte).