Morreu, nesta terça-feira (31), aos 90 anos, o ex-prefeito de Uberlândia e ex-deputado federal constituinte Zaire Rezende. A causa da morte, confirmada às 5h30, ainda é desconhecida. Zaire estava internado no Uberlândia Medical Center, no Triângulo, desde 19 de janeiro. O corpo do ex-prefeito será velado até às 17h na Funerária Paz Universal, em Uberlândia.
Quadro histórico do MDB, Zaire foi prefeito de Uberlândia em duas oportunidades. A primeira, entre 1983 e 1988. Já a segunda, entre 2001 e 2004. Além disso, foi eleito para três mandatos como deputado federal, entre 1991 e 1994, 1995 e 1998 e 1999 e 2002. Em 2006, Zaire ainda foi candidato a vice-governador de Nilmário Miranda (PT), ocasião em que o então governador Aécio Neves (PSDB) se reelegeu.
Em nota de pesar, o presidente estadual do MDB, Newton Cardoso Jr., lamenta o falecimento de Zaire. “Exemplo de homem público e profissional de respeito, deixa um grande legado de muito trabalho, com várias obras realizadas em benefício do povo mineiro. Uma enorme perda para nós, emedebistas”, diz o deputado federal.
A morte também foi lamentada pelo governador Romeu Zema (Novo). “Manifesto meu pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Uberlândia por duas vezes, o médico Zaire Rezende. Também foi deputado federal constituinte na década de 1980. Meu respeito e sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, registra Zema.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembra de quando foi colega de Zaire na Câmara dos Deputados. “Sua atuação como médico, professor, diretor de hospital, vereador, deputado e prefeito de Uberlândia sempre foi voltada para as necessidades do povo. Zaire Rezende foi voz importante na defesa da democracia e da justiça social. Meus sentimentos aos seus familiares, amigos e admiradores”, lamenta Lula.
Antes de construir carreira política em Uberlândia, sua terra natal, Zaire foi vereador de São Sebastião (SP), quando ainda era filiado ao Arena, entre 1969 e 1977.