Símbolo

População vai votar no dia da eleição se BH terá nova bandeira; entenda

Novo pavilhão da capital traz o sol na Serra do Curral como principal inspiração

Por Da redação
Publicado em 09 de abril de 2024 | 21:05
 
 
Nova bandeira de Belo Horizonte, aprovada pelos vereadores em 2023 Foto: Divulgação

Os eleitores de Belo Horizonte vão decidir se a cidade terá uma nova bandeira. Nesta terça-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou a realização de consulta popular sobre a proposta da nova bandeira da capital. O processo será realizado na data do primeiro turno das eleições de 2024, marcado para o dia 6 de outubro.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte já aprovou a imagem da nova bandeira e ela será apresentada aos eleitores nas urnas, que terá a seguinte pergunta: "Você aprova essa bandeira para o município de Belo Horizonte?"

Pela proposta, o símbolo de Belo Horizonte será composto por um retângulo cortado na diagonal; a parte de baixo representará a Serra do Curral e é da cor verde. A diagonal superior será azul, representando o céu. No centro da bandeira a imagem de um sol igual ao utilizado no brasão do município, com apenas oito pontas aparecendo.

Antes a bandeira era formada apenas pelo brasão da cidade estampado sobre um retângulo branco. Dentro do brasão é possível ver as montanhas da capital com o sol surgindo atrás delas. No brasão há também a inscrição com o nome da cidade e a data de construção da nova capital mineira. Esses inscritos foram abandonados no novo modelo da bandeira, assim como o triângulo símbolo de Minas Gerais, que consta no brasão da capital, mas não foi utilizado no novo símbolo da cidade.

Proposto pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos), a proposição prevê que o novo modelo de bandeira da capital tenha as cores verde, que representa a Serra do Curral, o azul, representando o céu, e um sol amarelo. O desenho foi criado pelo designer gráfico, Gabriel Figueiredo.