APARTE

Novo pode abrir mão da candidatura de Luísa Barreto em BH; partidos de direita sinalizam interesse em aliança

Nos bastidores da legenda, há o entendimento de que nem todos concordam com a manutenção dela à frente da corrida pela prefeitura da capital

Por Clarisse Souza
Publicado em 15 de maio de 2024 | 17:27
 
 
 
normal

A aparição do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, em um evento do Podemos, em Belo Horizonte, no último sábado (11), fez crescerem as especulações sobre a possibilidade de que o Novo abra mão da candidatura de Luísa à prefeitura da capital. Nos bastidores, é cada vez mais ventilada a possibilidade de que o partido negocie apoio a outro partido de direita, mediante costuras que podem colocar a secretária de Estado como vice. Nesse cenário, poderiam ocorrer tratativas para compor chapa com Carlos Viana (Podemos-MG), Bruno Engler (PL) ou Mauro Tramonte (Republicanos). 

Embora o presidente municipal do Novo, Frederico Papatella, garanta que a candidatura de Luísa Barreto “está de pé”, nos bastidores do partido há o entendimento de que nem todos concordam com a manutenção dela à frente da corrida pela prefeitura da capital. Mesmo entre a ala que sai em defesa da manutenção da candidatura de Luísa, por entender que ela representa os ideais defendidos pela legenda, alguns interlocutores não descartam o cenário no qual Luísa componha chapa com outro partido da direita. 

Uma fonte da legenda ouvida pelo Aparte garante que, mesmo na cúpula do partido, há quem prefira vê-la como vice. Entre as razões, está o fato de que Luísa não tem performado bem em pesquisas eleitorais . Na última rodada da DATATEMPO, por exemplo, a secretária de Estado aparece na 11ª colocação, com 1,7% das intenções de voto. Nesse contexto, membros do Novo avaliam que colocá-la ao lado de outros pré-candidatos com mais possibilidade de votos poderia alavancar as chances de o partido chegar ao Executivo, abrindo porta, inclusive, para a negociação de cargos na administração municipal. 

Nesta disputa, o senador Carlos Viana, que é presidente municipal do Podemos e pré-candidato à Prefeitura de BH, já tenta sair na frente. Procurado pela coluna Aparte, o parlamentar afirmou que a presença de Zema e Luísa no evento de seu partido, na semana passada, “marcou o início de conversas” para aproximação com o governador e com o presidente estadual do Novo, Christopher Laguna.

“A base da conversa seria o apoio (ao vice-governador) Mateus Simões para candidato ao governo do Estado, em 2026, e o Novo indicaria a vice-prefeita (Luísa Barreto) na nossa chapa, consolidando ainda mais a nossa liderança que foi apontada na pesquisa”, afirmou Viana. 

O presidente estadual do PL, Domingos Sávio também confirmou conversas com o Novo, “sempre tendo cuidado de respeitar a pré-candidatura da Luísa Barreto”. Ele destacou o bom ranqueamento de Bruno Engler nas pesquisas eleitorais, mas disse entender que “os próximos dias serão de muito diálogo na busca de uma construção do que seja melhor para BH”. 

Por sua vez, o presidente estadual no Novo, Christopher Laguna, afirmou que a legenda é aliada do Podemos,  PL e Republicanos, mas negou as tratativas para que Luísa abra mão da candidatura para sair como vice de um desses partidos. “A gente tem conversado com todo mundo porque estamos buscando o melhor caminho para BH. Entendemos que a direita tem que estar junta, até porque se isso não acontecer abriremos espaço para que a esquerda vença. Mas o Novo, hoje, tem candidato, a Luísa. E vamos para a eleição com ela”, garantiu Laguna.

Já o presidente municipal do Republicanos, o deputado federal Gilberto Abramo, disse que o partido ainda não foi procurado pelo Novo para tratar do tema. “Respeitamos o posicionamento do governador, uma vez que o Novo tem uma pré-candidatura própria à majoritária em Belo Horizonte”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!