Impasse

Senado: Alexandre Silveira pode ser líder de Bolsonaro após desistência de Viana

Senador do PSD mineiro é cotado para assumir função em Brasília. Já Carlos Viana teria desistido para focar na campanha ao governo de Minas

Por O TEMPO
Publicado em 09 de maio de 2022 | 16:50
 
 
Silveira, presidente do PSD de Minas, poderá ser o novo líder de Bolsonaro no Senado no lugar de Carlos Viana Foto: Videopress Produtora e Ramon Bitencourt

O senador mineiro Alexandre Silveira (PSD) poderá ser o novo líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Senado. O nome dele voltou a ser cotado para assumir a função após a suposta desistência do senador Carlos Viana (PL). 

A indicação de Silveira seria uma forma do governo federal atrair o PSD de Minas, do qual é presidente, para a reeleição de Bolsonaro, uma vez que a negociação do partido com o PT em Minas está em um impasse por causa da vaga no Senado. O senador, inclusive, já tinha sido convidado para a função em janeiro, mas declinou. 

Silveira se sentiria, agora, liberado para ser líder do governo frente ao impasse com o PT e à vinda de Lula para Minas sem resolver essa pendência, segundo o blog de Lauro Jardim, de "O Globo". Na última quinta (5), o senador afirmou que ainda não havia negociação com o PT sobre alianças no Estado e que deputados do PSD preferiram apoiar Bolsonaro. 

Já o senador Carlos Viana foi convidado para assumir a função de líder do governo no Senado no mês passado, chegou a falar como líder, mas a nomeação não foi publicada no Diário Oficial e, com isso, o posto não foi assumido oficialmente. Ele é pré-candidato ao governo de Minas pelo PL e teria desistido de assumir a função no Senado para se dedicar à campanha, segundo o site "O Antagonista".

A reportagem de O TEMPO procurou Carlos Viana e Alexandre Silveira, mas os dois informaram que não vão se pronunciar sobre o assunto.